Rizicultura e o Manejo da Água

A cultura de arroz ou rizicultura é uma das mais antigas culturas conhecidas pela humanidade e seus primeiros registros datam de mais de 3 mil anos no sudeste asiático, de onde se disseminaram por todo o mundo. Atualmente o Brasil integra o bloco dos 10 maiores produtores de arroz do mundo, o que tem grande importância econômica e social, pois o arroz é um cereal de grande valor nutricional e sua cultura é fundamental no combate da fome mundial, sendo, portanto sua cultura considerada de relevância pela ONU. Contudo a cultura de arroz é vista com muita cautela pelos ambientalistas, uma vez que o plantio do arroz utiliza um grande volume de água por hectare.

Agricola

A Cultura do Arroz

O arroz é um cereal, uma gramínea que ao longo dos tempos se adaptou ao meio ambiente aquático com grande produtividade. No Brasil em torno de 55% do total da produção de arroz é oriunda de plantações irrigadas, que são as mais produtivas e de melhor qualidade. A cultura de arroz irrigado resulta em grãos de melhor qualidade e numa produção bem maior com relação ao arroz do sequeiro, que são plantadas em solo seco e dependem das águas das chuvas para a germinação.

Tratamento

Os Recursos Naturais

A rizicultura se apropria de diversos recursos naturais para o seu desenvolvimento, o principal deles com certeza é a água, contudo também se utiliza da terra, a radiação solar, a flora e a fauna, e os recursos minerais e biológicos. É sabido que como todas as demais monoculturas, o arroz modifica o ecossistema natural no qual se insere, criando ecossistemas diversos, com a intervenção intensiva do homem. Porém apesar de alterar todo o ecossistema, a água é o recurso natural mais afetado, justamente pelo volume utilizado, sendo o que mais preocupa os ambientalistas.

A Água na Lavoura de Arroz

No início da década de 70 os registros indicam que o plantio de um hectare de arroz irrigado necessitava de cerca de 15m3 de água por hectare, um volume muito grande se consideradas as grandes extensões cultivadas no Brasil. No cultivo do arroz irrigado a terra e a planta ficam cobertas por uma lâmina de água por grande parte do ciclo da planta, o que acarreta também a contaminação da água pelos resíduos dos defensivos e demais insumos utilizados na lavoura, que penetram no solo e também voltam para os rios e para as fontes originais de captação, porém já contaminadas.

Rizicultura e o Manejo da Água

Manejo Adequado Dos Recursos Hídricos

Atualmente existem muitas pesquisas sobre o manejo adequado dos recursos hídricos, e estas já conseguiram reduzir o volume de água para até 8 m3 por hectare, uma diferença muito significativa e que pode ainda ser aumentada. Além disso, esses estudos em estações experimentais também desenvolveram técnicas para tornar o arroz irrigado uma cultura sustentável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *