O Significa PIB?
Muito se ouve falar na mídia, na escola e nos telejornais sobre o PIB brasileiro. A verdade é que os leigos, que não tem conhecimento de economia, ficam se perguntando… O que é PIB e qual sua importância na economia do país? Bem, começando pelo significado da sigla, Produto Interno Bruto. Mas, o que vem a ser isso e qual o reflexo no nosso país? O PIB consiste na soma dos bens e produtos produzidos em uma região durante um período determinado.
Os bens e produtos que são considerados são somente os finais, excluindo-se da soma os bens de consumo de intermediário. O calculo do PIB brasileiro é feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que é responsável pelo cálculo das riquezas que nosso país produz. É preciso que seja calculada a contribuição de cada setor no país para que se possam calcular os valores do PIB brasileiro.
A Agricultura e sua Influência na Economia do País
Dentre os setores responsáveis pela economia do país, a agricultura é um dos principais setores que a cada ano cresce e tem grande representatividade no PIB brasileiro. Desde o ano de 2003, a agricultura vem crescendo consideravelmente e atingindo números altos e tendo grande participação no PIB do nosso país. Os números crescem significantemente e são reflexo do trabalho e dos melhores preços pagos internacionalmente pelos produtos da agricultura brasileira.
Estudos feitos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) juntamente com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP) mostram que a média da economia avança em menor escala do que o setor rural, ou seja, a média do setor rural cresce mais rapidamente do que a média da economia brasileira. O crescimento anual do PIB é sustentado pelos bons números da agricultura e agropecuária brasileira.
Expectativas para os Próximos Anos
Apesar do crescimento significativo a cada ano da agricultura brasileira, a crise mundial afetou drasticamente não somente a agricultura brasileira, mas também todos os setores. Além de ter afetado todo o mundo, causando enormes prejuízos em todos os setores e comprometendo a economia e os números indicadores de produção e lucratividade. No ano de 2009, os números tiveram queda de mais de 5% no setor da agricultura brasileira.
Diante a instabilidade das condições para cultivo e para venda, os produtos agrícolas acabam sofrendo prejuízo, devido ao clima do ano passado, desfavorecendo a produção em demasia e cultivo dos produtos para comercialização. Porém, de acordo com o ministro da agricultura, Reinhold Stephanes, o setor agrícola terá uma retomada do PIB com bons índices e crê que superará o PIB nacional. Stephanes acredita em um crescimento de 8% do PIB da agricultura em 2010, pois ele caracteriza a agricultura com um desempenho positivo em médio prazo.
Por: Renata Reis