As causas do Lodo de Esgoto na Agricultura
Por muitos anos a recuperação dos sistemas de esgoto por todo o território brasileiro está sendo um dos problemas discutidos, principalmente em regiões de baixa economia local, onde o tratamento muitas vezes é nulo. Decretada então leis vigentes que vigoram a obrigação do tratamento de esgoto pelas prefeituras locais de cada município tornou-se ainda mais um problema: para onde levar o lodo acumulativo do esgoto?
Assim com projetos e reformulações, uma única saída pareceu clara e objetiva: o reaproveitamento desse logo, muito rico por sua vez em nutrientes orgânicos na agricultura em favorecimento do solo.
As causa do logo na agricultura não poderia ser melhor, esse acúmulo é o responsável pela sua própria reciclagem e maior fertilização do solo, que estabelece assim uma agricultura mais saudável nas propriedades físicas, químicas e biológicas, de forma natural e equilibrada.
Os tipos de agriculturas com lodo
Apoiando-se então na sustentabilidade e melhor qualidade de vida, os lodos de esgoto são reaproveitados nas mais diversas agriculturas brasileiras. Estão principalmente em tipos como cana-de-açúcar, café, milho e eucaliptos, culturas essas características da agricultura brasileira.
Todo o lodo reciclável é ainda pouco conhecido pela agricultura, mas defende seu uso com inovações e projetos responsáveis por reaproveitá-lo de forma saudável e econômica. Lembrando que essa substância orgânica também tem a importante função de ajudar no combate de doenças de plantas, estimulando os microorganismos dessas doenças a se tornarem cada vez menores.
As agriculturas de um modo geral podem ser beneficiadas com o lodo de esgoto em várias causas e circunstâncias. Segundo especialistas, a função que o mesmo faz ainda não foi descoberta em sua totalidade, mas afirmam que ele é sim essencial nas culturas agrícolas e ecossistemas.
Projetos pelo mundo
Diferentemente da agricultura brasileira, os norte-americanos também utilizam da reciclagem do lodo de esgoto, contudo admitem a implementação de projetos governamentais, mantendo normas técnicas e profissionais responsáveis por toda a fiscalização.
Dentre os projetos o mais conhecido é o United States Environmental Protection Agency (USEPA), que inserido em legislações federias utiliza do reaproveitamento de lodo de maneira prática, ecológica, sustentável e acima de tudo legalizada, movendo assim projetos também de incentivos ao uso de resíduos poluentes na agricultura, melhorando suas condições de plantio e fertilização dos solos.
No Brasil um dos projetos mais importantes no mercado desenvolveu-se com o CONAMA (Câmara Técnica de Saúde, Saneamento Ambiental e Gestão de Resíduos do Conselho Nacional do Meio Ambiente), que por sua vez com outras parcerias em conjunto, estabelece que o lodo de esgoto deve ser reaproveitado na agricultura, contudo com responsabilidade e organização de pequenos grupos, para separação das atividades e meios de novos vínculos com regiões próximas e agricultores interessados; sempre motivando os mesmos a se preocupar com o meio ambiente e deveres ecológicos que hoje são indispensáveis a uma vida mais saudável.