Formas de Agricultura

O homem descobriu a agricultura há mais de 15 mil anos como uma ferramenta para fomentar a sua sobrevivência no planeta. No entanto, o grande salto evolutivo da agricultura se deu há cerca de dois ou três mil anos quando foram sendo desenvolvidas novas técnicas para utilizar com mais assertividade os recursos que a natureza nos oferece.

Nosso país é um dos principais produtores agrícolas do mundo, sua extensão territorial oferece uma grande diversidade de tipos de solo e de climas. A agricultura brasileira torna possível produzir em massa atendendo assim as demandas internas e externas de alimentos. Para ter uma produção profícua de diferentes tipos de culturas nossa agricultura se vale do uso de distintas técnicas de cultiva, formas de agricultura variadas.

A agricultura na história

A agricultura na história

Conheça as Formas de Agricultura

 

A seguir listamos as formas de agricultura que são praticadas em nosso país com seus detalhes mais relevantes.

Agricultura Extensiva

 Entendida como agricultura de subsistência, a agricultura extensiva, não demanda o uso de maquinário e nem de fertilizantes, adubos ou sementes. De maneira geral essas culturas são cultivadas por famílias que residem no campo para a sua própria alimentação. Funções como o plantio, colheita e manutenção são realizadas de maneira mais solta. As produções tendem a ser menores e menos variadas em comparação com as de outras formas de agricultura.

Agricultura Extensiva

Agricultura Extensiva

Agricultura Moderna

 Contrariamente a agricultura extensiva, a moderna, tem como base o uso de máquinas para a realização de tarefas como plantio, colheita entre outras. Dentre as principais máquinas usadas no campo estão semeadeiras, colheitadeiras e irrigadeiras. O desenvolvimento da tecnologia acompanhou a necessidade de derrubar fronteiras de produtividade.

Uma vez que o mercado exige uma produção maior de alimentos é necessário que os agricultores acelerem o plantio e a sua colheita. As máquinas surgem como substitutas da forma de trabalho humana no campo. Trata-se de um dos principais fatores que acarretam no movimento de êxodo rural e aumento do processo de urbanização.

Agricultura Orgânica

 Trata-se da forma de agricultura mais sustentável que existe e que tem como principal característica não utilizar nenhum tipo de agrotóxico, fertilizante ou sementes modificadas geneticamente. Plantações orgânicas são feitas em ambientes cujo solo recebe tratamento especial para que seus nutrientes não se esgotem permitindo que seja utilizado mais vezes.

Dentre as medidas preventivas que essa forma de agricultura toma estão rotação de culturas, adubagem verde, controle biológico de doenças, compostagem entre outras medidas. O consumidor que adquire os produtos orgânicos sabe que está levando uma opção mais saudável e sustentável para a sua mesa.

Agricultura Orgânica

Agricultura Orgânica

Agricultura Itinerante

 Uma das formas de agricultura mais danosas para o meio ambiente, a itinerante, utiliza fogo para ‘limpar’ as áreas em que se deseja dar início a uma cultura. O processo de queimada destrói árvores, rios, mata os animais e acaba com o equilíbrio do ecossistema. O nome itinerante dessa técnica se deve ao fato de que o solo é danificado de tal maneira que se torna infértil para continuar a produtividade de maneira que o indivíduo precisa buscar outra área para reiniciar esse ciclo de barbárie.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu achei isso muito legal….

    francilene santos felix 11 de junho de 2013 12:23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *