A região Mediterrânea é demarcada pelo mar mediterrâneo, que se localiza entre África e Europa, esse mar tem uma abertura para o oceano Atlântico e para o lado oriental faz fronteira com o Oriente Médio. Esse mar possui cerca de 2,5 milhões de quilômetros quadrado, com essa dimensão é considerado o mar entre continentes com maior extensão.
Banha três importantíssimas penínsulas que se encontram no sul da Europa. Essas penínsulas formam a região mediterrânea, elas chamam Ibérica, Itálica e Balcânica. Uma característica muito importante das águas do mediterrâneo é sua temperatura, que normalmente é bem quente por conta da proximidade com o deserto do Saara, por isso o clima das regiões citadas acima são temperados, também chamados de mediterrâneo, gerando as plantações e formas de agricultura que são bem marcantes nesse lugares.
O Nome
O nome mediterrâneo veio da palavra latina Mediterraneus, que significa entre as terras. A região já teve diversos nomes durante a história, já foi chamado de “Mare Nostrum”, pelo árabes de “Mar Branco do Meio”. Por sua localização o mar mediterrâneo sempre foi muito privilegiado por conseguir mesclar culturas, comércios e confrontos durante o tempo. Sempre foi muito habitado em suas costas, trazendo diversas nações e outras desaparecendo.
Alguns povos que viveram nessa região na antiguidade foi os fenícios, cartagineses, romanos, venezianos. Existem diversos acontecimentos que foram utilizados o mar para se atingir os objetivos, um exemplo muito importante para história foi a tomada de Constantinopla pelo mediterrâneo pelos Otamanos, fechando assim a maioria das passagens que toda a Europa tinha para as Índias.
Na revolução industrial a Inglaterra era a maior potência e com isso tinha maior potência marítima começou usufruir do mar. E depois a maior utilização foi para transporte de petróleo do oriente médio.
Depois da segunda Guerra Mundial, com a criação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) o Estados Unidos começaram a ser a maior influência no mediterrâneo ainda sobre o petróleo.
Ao total são dezoito países que tem sua costa banhada pelo mediterrâneo, todos eles possuem muitas diferenças desde extensão até em culturas, tradições e desenvolvimento. É possível notar que a maioria dos países africanos e do oriente médio que são banhados pelo mar possuem sempre conflitos de território.
Clima
Como já dito a região desse mar apresenta um clima temperado, com estação seca no verão e úmido no inverno.
Na época dos verões secos, a quantidade de chuva que cai na região chega ser 40 mm por mês, e no inverno chuvoso chega três vezes mais. Alguns países possuem traços dos climas do continente, como na África possui uma tendência a ser mais quente. E no sul da Europa com alguns resquícios de clima continental.
Vegetação
A maioria da vegetação do mediterrâneo era centralizada em árvores de alto porte, originalmente. Porém nos dias de hoje, com muita devastação e pouco cuidado, elas foram desaparecendo ficando assim a maioria arbusto e gramíneas.
Apresentam características adaptadas ao clima seco, com folhas pequenas e em formato de agulha. Uma arvore muito conhecida na região é os carvalhos, oliveiras, alguns tipos de pinheiros. A oliveira é uma fonte muito grande de renda para os produtores, devido ao grande sucesso que é os vinhos dessa região.
Existem também plantas muito resistentes ao fogo, que ocorre muito no período da seca também. Algumas simplesmente possuem um sistema de espalhar sementes para caso ela seja queimadas ainda possa germinar depois. Algumas regiões mais ao norte das penínsulas possuem algumas florestas de folhas caducas, sendo a parte mais fria do clima mediterrâneo.
Curiosamente existe outros lugares do mundo que possuem uma vegetação muito parecida com essa do sul da Europa, como no Chile, África do Sul e Austrália.
Fauna
Assim como a vegetação a fauna também é bem adaptada ao clima seco, precisando de pouca água e vivendo bastante no período noturno para não ficar exposto ao sol. Muitas deles são insetos, ou animais de pequeno porte, alguns répteis e aves em alguns períodos migratórios.
Agricultura
Devido ao clima bem seco, o mediterrâneo precisou se adaptar para a plantar sem que houvesse escassez. Por isso seu jeito de cultivar ficou famoso principalmente por três produtos: o trigo, a videira e as oliveiras. É um modo de plantar mais tradicional perante ao grandes latifúndios. Exportando principalmente o produto já pronto como vinho e azeitona, sendo normalmente feito mais familiarmente. Frutas e legumes também é muito importante para o restante da Europa, pois neles as temperaturas baixas são rigorosas.