O assoreamento está entre os problemas mais agravantes em rios presentes em grandes cidades brasileiras, conhecidas por possuírem alto índice de lixo acumulados em si. O fenômeno prejudica de forma crucial na capacidade de suportar a água, auxiliando de forma direta para a proliferação de enchentes, principalmente em épocas com grande incidência de chuva.Educação ambiental: Representa solução ideal para diminuir os assoreamentos de rios nacionais. A população ainda carece de conhecimento ambiental e científico para entender as legítimas necessidades da preservação do meio ambiente em todos os aspectos necessários, de modo que a natureza continue beneficiando os seres vivos com riquezas naturais.Também é necessário mais investimento do Estado na educação ambiental entre as novas gerações, no intuito de assegurar a ideologia do futuro, revertendo o cenário da atualidade, que é considerado caóticos em terras nacionais.
Perspectivas atuais na Educação Ambiental contra poluição nos rios Os homens precisam banir os riscos de catástrofes. Um litro de óleo despejado em rios torrentes pode danificar dez mil litros de água, prejudicando inclusive nichos ecológicos da fauna e ecologia fluvial.É comum observar no entorno dos rios a presença de latas de óleo para veículos ou cozinha, que são jogados e levados pela correnteza a caminho do mar.Alguns especialistas apontam que a primeira medida que deveria ser implantada na educação ambiental está na conscientização de não lançar lixo nos rios.
Outra medida defendida afirma que deveriam existir mais verbas direcionadas ao custoso processo de desassoreamento dos rios, método que consiste em retirar as formas de poluição presentes no fundo das águas com auxílios de máquinas, melhorando o nível de vazão.Natureza em ação: Ações naturais também estão relacionadas com a ação que provoca o assoreamento dos rios. O tempo provoca acúmulo de areia e terra, prejudicando no processo de vazamento.Considerado como obstrução gerada em rios por causa de sedimentos. Dentro do Brasil esta representa uma das principais causas para a morte dos rios.
Os depósitos de todos os fenômenos, desde processos erosivos até poluição humana, representam a constituição do assoreamento.O fenômeno é antigo, oriundo dos primórdios do globo terrestre. Processo que chegou inclusive a preencher o solo do oceano em milhões de metros cúbico. A problemática está nas ações do homem, que promovem o aceleramento do processo gerando desmatamento fluvial.A falta de moradia está entre os grandes problemas sociais existente em terras nacionais, gerando a criação de favelas nas encostas, modificando os nichos ecológicos e auxiliando na erosão acelerada, principalmente, pela declividade do terreno, além da poluição promovida pela população que vive na margem da sociedade.O assoreamento não estagna por completo as movimentações dos rios, embora mude o rumo dos mesmos de forma considerável.Por Renato Duarte Plantier
que horror!