Agricultura Sustentável

A palavra sustentabilidade é uma das mais repetidas nos últimos anos haja vista que o planeta tem enfrentado sérias dificuldades devido a um potencial esgotamento dos seus recursos não-renováveis. Dentro desse macro conceito encontramos a filosofia da Agricultura Sustentável. Um novo modelo que propõem que a produção agrícola cause menos impacto no meio ambiente assim como se torne mais viável economicamente e seja mais justa no viés social.

Agricultura Sustentável

Agricultura Sustentável

O princípio básico que norteia a proposta de Agricultura Sustentável é o de que a terra seja trabalhada de tal forma que permita que as gerações futuras possam extrair seu sustento dela também. Também é importante que seja possível atender a demanda por alimentos mantendo a qualidade de vida do planeta.

Entendendo Melhor o que é Agricultura Sustentável

Algumas práticas destacam a Agricultura Sustentável como, por exemplo, o foco na fixação biológica de nitrogênio que reduz o uso de adubos químicos. As técnicas empregadas promovem o uso assertivo e sem desperdício de recursos como água (são utilizados mecanismos para captação e reaproveitamento das águas das chuvas) e solo. São adotadas medidas que previnem e combatem a poluição do ar bem como não se pode usar pesticidas.

É totalmente contra o princípio de Agricultura Sustentável o desmatamento de áreas de floresta e matas para que ocorra o aumento de áreas passíveis de cultivo. Em relação a energia a preferência é dada para fontes de agroenergia como os biocombustíveis (biomassa, etanol, biogás, entre outros) e fontes de energia limpas e renováveis evitando sempre que possível utilizar combustíveis fósseis.

Gestão Ambiental

Uma das características predominantes da Agricultura Sustentável é se dedicar a desenvolver ao máximo que cada área passível de cultivo de acordo com as suas capacidades. Dessa forma são promovidos estudos para determinar a vocação do solo e do clima e assim investir no cultivo mais assertivo. Observa-se ainda questões como a proximidade que o local de cultivo possui do mercado consumidor visando reduzir o impacto do transporte ao meio ambiente assim como o tempo de estocagem dos alimentos.

Justiça Social

O meio agrícola sempre foi bastante conhecido por suas injustiças em termos trabalhistas, a Agricultura Sustentável, também se preocupa com melhorias sociais. Por isso todos os trabalhadores recebem capacitação para que possam receber salários mais altos assim como é proibido o uso de mão-de-obra infantil. O conceito de agricultura familiar é bastante valorizado gerando assim trabalho e renda para as famílias que vivem no campo.

É Possível no Brasil?

Quando conhecemos conceitos como o da Agricultura Sustentável que visa promover o uso consciente dos recursos naturais assim como aumentar a justiça social num segmento tão impactado por atitudes negativas nos perguntamos por que isso ainda não está sendo feito em nosso país.

Infelizmente no Brasil ainda existe um elevado índice de produtores rurais que desrespeitam as leis e o meio ambiente em busca de lucros maiores sem perceber que com isso estão antecipando o fim da vida útil dos lugares que ocupam. Nosso país aparece como um dos primeiros do ranking de países que mais usam pesticidas em suas plantações assim como dentre as nações que mais desmatam florestas.

Agricultura Sustentável no Brasil

Agricultura Sustentável no Brasil

Os direitos trabalhistas ainda são desconhecidos por grande parte dos trabalhadores rurais havendo casos de trabalho escravo assim como o uso de mão-de-obra infantil no campo. Porém, na contramão de tudo isso podemos ter esperança uma vez que nosso país vem assistindo todos os dias ao desenvolvimento de iniciativas que buscam tornar a Agricultura Sustentável uma realidade em algum momento.

Faça sua Parte

Os consumidores também podem fazer a sua parte exigindo saber qual a procedência dos alimentos que adquirem bem como denunciar qualquer atividade que pareça suspeita do ponto de vista trabalhista ou de desrespeito as leis e ao meio ambiente.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *