Agricultura do Chile

A agricultura do Chile corresponde a 4,8% do PIB do país e a 13,2% da população é empregada nesse setor. A orientação da agricultura chilena à importação é seu principal referencial. A exportação de produtos está estruturada como: 45% minerais, 45% industriais e 10% agrícolas. A exportação de hortaliças e frutas é o destaque da agricultura do país.

Agricultura Orgânica

O Chile possui um humilde número de produtores orgânicos atuando em uma mínima porcentagem da área total. A produção é voltada para exportação, semelhante a outros países latino-americanos. Os produtos exportados são em sua maioria frutas como kiwi, framboesa, morango e outros alimentos nobres.

Exportado

O Chile exporta simultaneamente estas frutas e legumes orgânicos desidratados e frescos.
O Chile conta com 200 produtores e uma área de 2.700 hectares, atuando em somente 0,02% da área total – números relativamente baixos, ainda mais se comparados com o Brasil que possui 100.000 hectares de área orgânica, contando com 4.500 produtores.

País / Agricultura

O Chile é um país sul-americano comprimido entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, totalizando uma área de 756.950 km² divida em 4.300 km de comprimento e 175 km somente de largura média. É um dos países mais comprimidos, estreitos do mundo (sentido norte-sul), e ainda assim apresenta uma enorme diversidade em todos os sentidos. Sua capital é Santiago.

Comprimido

No norte do país se acha o deserto de Atacama, o mais árido do planeta, e é nessa região que se encontram 40% da reserva mundial de cobre nas jazidas de cobre. Em contraste com o clima desértico no norte do país se encontram geleiras e fiordes no extremo sul chileno, onde está a região polar, sendo caracterizada por climas tempestuosos e frios.

É no centro e em parte do sul do país que se encontra um clima ameno, o qual proporciona o desenvolvimento da pecuária e da agricultura extensiva. Essa região produz os produtos pesqueiros, legumes e as frutas que abastecem o mercado mundial.

Produtos

O setor turístico do local é bem desenvolvido, devendo isso à infra-estrutura moderna existente nos setores hoteleiro e de telecomunicação, e no sistema viário. Os lagos e florestas do sul, juntamente com as estações de esqui nos Andes são alguns dos muitos atrativos turísticos do país. Sendo a Ilha de Páscoa, chamada mística, e as planícies desérticas do norte outros destes atrativos. Essa Ilha inclusive, localiza-se a 3.000 km de distância das terras chilenas, ocupando uma parte do Oceano Pacífico.

No IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 2008, o país se encontra no 40º lugar. Estando na frente de 139 países. Portanto, o Chile é considerado um país de IDH elevado, uma vez que os 55 primeiros ocupam tal cargo.

Samuel Castro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *