A agricultura e café

Agricultura Cafeeira
O espaço aberto para a agricultura cafeeira é marco forte no Brasil desde os anos da política dos coronéis, na qual o trabalho escravo servia ainda mais de rendas e lucros para os grandes produtores, principalmente do estado de Minas Gerais.
Assim a aposta atualmente em agriculturas de grande e elevado número de exportação concentra-se na maior parte no café brasileiro, produto visado internacionalmente por seu preço e abastecimento de outras nações que não permitem seu cultivo, devido ao tipo de solo, muitas vezes inadequado.
O café por sua vez consiste em uma cultura tradicional e de muitos séculos de sucesso, explorando riquezas de países tropicais, na qual seu cultivo torna-se ainda mais cabível e registrado. Sem contar a importante renda e econômica obtida através dessa bebida, constituindo meios de vida e um mercado de trabalho promissor.
Cultivo

Clima
Dentro do cultivo e plantação do café existem alguns itens que na verdade identificam com sua qualidade e sabor. Esses mesmos ainda que nem tão necessários fazem com que a bebida seja riquíssima em setores geográficos e econômicos.
Um primeiro item a ser destacado baseia-se no tipo de clima regional onde o café é produzido, normalmente indicasse-se a melhor temperatura entre 18 e 22° C, favorável ao crescimento sadio da planta, e sempre evitando climas muito frios, especialmente em épocas de geadas, as quais são responsáveis por uma destruição total em uma plantação.
O mesmo acontece com o solo que deve possuir uma drenagem e irrigação bem feita, estando apto a um volume de água constante, bem úmido, fato esse típico de regiões tropicais como o Brasil, sempre em elevações de morros ou planaltos, por isso a maior plantação na região sudeste, principalmente em Minas Gerais. No caso de uso de fertilizantes, o produtor deve ficar atento ao tipo certo de adubação, que caso contrário pode prejudicar ainda mais o solo.
Novas tecnologias – qualidade do produto

Solo
Com a implementação de novos sistemas agrícolas no mundo, o café, produto visado internacionalmente em sua exportação define como as tecnologias para seu cultivo influenciam cada vez mais em um poder de crescimento e cultura local países.
As máquinas, equipamentos da mais alta qualidade chegam hoje às mãos de qualquer produtor rural com facilidade e praticidade. O trabalho e o cultivo do produto passam a ser então muito mais rápido, e acima de tudo esbanja extrema qualidade. Segundo muitos produtores, grandes ou pequenos o uso do café é uma das mais ricas economias do mundo e necessita sempre de novas técnicas e meios diferenciados de plantio e colheita, para somente o crescimento no setor.
Contudo ainda há controvérsias de que a elite rural ocupa espaço grande perante outros mercados internacionais, o que acarreta por sua vez em uma baixa de outros produtos também importantes para o consumo da população, como a sola, o trigo e a pecuária.
Por: Patrícia Contiero
odeio café
fgbn j njnnhn