Há algumas décadas que os conceitos de desenvolvimento sustentável vêm adentrando todos os segmentos da nossa sociedade. O planeta é formado de múltiplos ecossistemas que estão presentes em todos os lugares. Assim, sempre que o homem se fixa num determinado local ele interfere nesse meio, e sua ação, seja qual for traz conseqüências ao meio ambiente, conseqüências estas que na maioria das vezes são prejudiciais. O homem precisa se alimentar, necessita de bens para seu consumo e para seu uso, e além de tudo isso ele produz resíduos orgânicos e inorgânicos.
Desenvolvimento Das Comunidades Urbanas
Porém, mesmo que haja a interferência do homem sobre os ecossistemas, este é necessário, pois se isso não ocorrer não há o desenvolvimento. Assim hoje há uma grande mobilização pelas questões ambientais em todos os setores da sociedade moderna, pois se sabe que a ação humana no meio modifica e desorganiza os sistemas ambientais, alterando inclusive os hábitos alimentares dos seres vivos e criando sérios desequilíbrios. Isso se dá em todos os setores, inclusive naqueles que lidam diretamente com o meio ambiente, como é o caso da agricultura e da pecuária, duas atividades primárias que tem forte impacto ambiental.
Desenvolvimento Sustentável – O Que é?
Os conceitos de desenvolvimento sustentável preconizam um modelo de desenvolvimento em que haja a previsão da reposição dos recursos naturais que irão ser depostos, de forma a eliminar ou reduzir ao máximo possível os danos causados pela ação do homem sobre o meio ambiente em que está localizado. Nesse caso são realizados estudos ambientais para prever de que recursos o homem irá se apropriar e quais as modificações que irá ocasionar, de posse dessa análise prévia são estudadas alternativas para diminuir ou eliminar os impactos impostos, e nos casos em que isso não é possível se analisam formas alternativas de repor esses recursos ou então modificando e adaptando a ação do homem. O desenvolvimento sustentável tem exatamente este objetivo que o desenvolvimento aconteça de forma auto-sustentável, ou seja, sem dispor dos recursos naturais, ou ao menos restaurando o que for degradado.
A Prática Agrícola
A agricultura, por se apropriar diretamente dos recursos naturais, é uma área de grande preocupação dos ambientalistas, pois seus efeitos podem ser sentidos no solo, na atmosfera e principalmente na água, recurso de vital importância para a vida. O uso de agrotóxicos, defensivos agrícolas e outras espécies de insumos traz grandes problemas ambientais. Os métodos artificiais de controle de pragas, por exemplo, altera significativamente a cadeia alimentar, modificando profundamente os ecossistemas locais. Essa interferência humana traz grandes prejuízos a curto, médio e longo prazo.
Manejo Agrícola Sustentável
Contudo a agricultura é essencial para a vida humana em todo o planeta, havendo uma necessidade cada vez maior de que a agricultura se desenvolva para tentar solucionar as questões sociais e a fome que assola o mundo. Para buscar soluções para esse grave problema ambiental e também social, foram desenvolvidos vários estudos e pesquisas e hoje já existem técnicas eficientes de manejo da agricultura de forma sustentável. A agricultura sustentável já é uma realidade, necessita, contudo que esse conhecimento seja disseminado entre todos os produtores rurais, das pequenas, médias e grandes propriedades.
ISSO É TUDO BESTEIRA CHATISSI
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ROBERTA QUE DISSE;
BEIJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS