Grande parte dos 200 milhões de brasileiros conhece a Amazônia pela imprensa e documentários de televisão. As notícias mais frequentes são relacionadas com os desmatamentos ou nível de biodiversidade na maior floresta do mundo que abriga a bacia hidrográfica mais larga de todo globo terrestre. Também é frequente ouvir dizer que a região traz grande interesse para outras grandes nações econômicas.
PAS: Plano da Amazônia Sustentável
Existem diversos críticos ecologistas que afirmam que o governo brasileiro não se importa como deveria com o território amazônico. A votação para reformulações no Novo Código Ambiental causou indignações de diversos órgãos da iniciativa privada. De acordo com a situação que governa o país desde 2002, o Plano Amazônia tem incumbência de priorizar as ações na Amazônia que geograficamente representa mais da metade do país.
Desde 2003, o PAS está sendo organizado pelo governo e entidades ecológicas públicas e privadas. Foi iniciado de forma oficial em reuniões feitas entre os governadores da região e o presidente da República. O Ministério da Integração Social e o Ministério do Meio Ambiente foram as duas entidades do executivo que serviram para organizar as ações do projeto.
Interessante notar que existiram muitas audiências públicas antes da total implantação do Plano, auxiliando na articulação dos recursos do governo Federal de forma mais justa. De certa forma, o estado fica comprometido de forma oficial com o desenvolvimento sustentável na região, contando com auxílio das iniciativas privas e comunidades.
De acordo com entidades governamentais, o desmatamento na região diminui mais de 60%. Em 2003, aproximados 27 mil km² de terra foram desmatadas. Na atualidade, o número está abaixo dos 11 mil km². Quase 20 milhões de hectares protegidos forma criados pelo governo federal.
Um dos objetivos do plano é integrar as comunidades que vivem isoladas, promovendo trabalho, renda e desenvolvimento dos populares. As primeiras políticas forma implantadas enquanto o governo discutia as regras oficiais.
O PAS Promove o Desenvolvimento Sustentável Com Base Em:
- Diversidade da vida
- Integração entre nações
- Combate contra o desmatamento ilegal de florestas
- Soberania Nacional
- Recuperação das áreas desmatadas
• Principais Ações do Plano Amazônia Sustentável
- Aumento do combate contra grilagem
- Lei de florestas públicas
- Ampliação de rodovia
- Pavimentação de rodovias
- Hidrovias
- Usinas Hidrelétricas
- Melhora na infraestrutura
- Saneamento Básico
- Luz para Todos
- Novas escolas técnicas
- Bolsa-família
- BR-163
- Planos do Xingú e de Marajó
- Territórios das cidadanias
- Geração de emprego e renda
• Lado Negativo da Evolução
O PAS traz nas suas diretrizes a necessidade de respeitar as condições de vida dos índios que são considerados como povos nativos de todo o continente. Porém, aparentemente, o respeito somente fica nas palavras oficiais. Indígenas consideram o rio Xingú como sagrado, governantes não se importam, implantando a construção da usina Belo Monte.
• População do Amazonas
O que fica de forma da grande imprensa são as características do local. Existem mais de 23 milhões de amazonenses que habitam 60% de todo o território nacional. Essa é a porção de pessoas que sabem de forma clara que a Amazônia é muito mais do que os enfoques diários da imprensa.
No espaço designado da Amazônia sustentável há mais de 150 tribos com linguagem e culturas distintas. As florestas são defendidas pelas populações nativas e locais. Milhares de agricultores trabalham ao lado de extensas vegetações.
Há portos que servem como rota de comércio das preciosas riquezas da região. Quase 70% das pessoas vivem em ambientes metropolitanos, cursando universidades de ponta e trabalhando em indústrias com alto poder tecnológico.
• Características da Flora do Amazonas
A Floresta Amazônica é considerada a maior do tipo tropical em todo o planeta. Quase 70% das espécies existentes ainda não foram conhecidas pelo homem e estão sem classificação científica.
Com o desmatamento na região, os nichos ecológicos se modificam, destruindo seres vivos e, consequentemente, alguma parte da flora. Cientistas investigam o local, colhendo essências florais para fazer perfumes, desinfetantes, entre outros produtos. Aproximados 30% das essências farmacêuticas produzidas pelo homem saíram da região. Conheça algumas informações sobre a flora amazônica.
• Vitória-Régia Gigante!
A vitória-régia, que também pode ser chamada de rainha dos lagos amazônicos, está em ampla diversidade no território amazônico, principalmente no entorno da floresta. O que mais impressiona na espécie está no tamanho, podendo chegar a três metros de diâmetro. Rica em detalhes, a planta abre a flor redonda em águas sem correntes e rasas.
As tonalidades verdes representam a maioria das cores de espécies da região. Atrai diversos especialistas que buscam estudar o comportamento ou mesmo realizar fotografias das espécies singulares, somente encontradas na Floresta Amazônica.
Açaí
Presente em grande variedade de quantidade e tipos diferentes. Atualmente representa um dos frutos mais ambicionados por americanos e europeus. Seu princípio ativo propicia a criação de vitaminas que custam caro no mercado internacional. Possui formato de palmeira que produz o fruto normalmente da cor roxa.
Especialistas apontam que o fruto é natural da região várzea da floresta. Representa um alimento importante na dieta dos nortistas brasileiros. Interessante notar que na Amazônia, o fruto é consumido junto com farinha da mandioca ou tapioca. Alguns preferem inclusive a apreciação com peixes assados.
Árvores
Existem aproximados 350 tipos diferentes de árvores por cada hectare. Na Amazônia legal, a discussão está por conta do Código Ambiental que amplia a área para manejo legalizado, fator negativo para diversos setores defensores da ecologia brasileira. Vale ressaltar que de 250 mil plantas e flores que existem no mundo, aproximados 170 mil estão abrigadas no continente sul-americano, sendo metade deste número abrigado na Amazônia. Na Floresta Amazônia, há 104 sistemas de paisagens revelados por análises de satélites.
Açacu: Árvore que tem bastante espinho no caule. Seu látex é considerado fortemente venenoso. Representa espécies temidas pelos cortadores das árvores que preferem esvaziar a resina antes de fazer o abatimento.
Aguapé: Como o próprio nome pressupõe, fica na borda das águas do rio. Aproximadamente 90% da composição desta planta estão compostos por água. Atinge alturas que variam entre poucos centímetros a um metro. Os pecíolos possuem altas cavidades de ar que permite a flutuação na água.
Apresenta-se de forma suspensa presa ao solo da superfície. Serve como habitat natural para espécies de moluscos, peixes, insetos, répteis ou mesmo aves. A floração acontece melhor nos períodos mais quentes da floresta. Precisa de constante luminosidade.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier