Um Produto Inútil Versus um Produto Útil

Duas maneiras diferentes de utilizar o plástico

Um Produto Inútil Versus um Produto Útil

Um Produto Inútil Versus um Produto Útil

Atualmente estamos cada vez mais nos preocupando com a origem da matéria prima utilizada nos produtos que consumimos. Afinal, a sustentabilidade é necessária para que o planeta em que vivemos e do qual dependemos não seja destruído.

Materiais como plástico possuem um alto poder de poluição, mas também podem ser reaproveitados para diminuir o impacto ambiental que causam. No entanto, mesmo podendo ser reaproveitado o ideal é que o plástico seja evitado ao máximo na fabricação de produtos.

Uma excelente maneira de contribuir para a diminuição da utilização de plástico é evitando comprar produtos que não sejam imprescindíveis, ou seja, evitar o consumismo.

Abaixo, conheça dois exemplos de produtos. Um, extremamente dispensável e que pode ser evitado e o outro, útil e que contribui para uma reflexão da maneira como utilizamos o plástico em nossa vida.

One Click Butter Cutter

Vantagens

Vantagens

Este produto serve para fatiar automaticamente manteiga apertando um botão. A questão é: para que alguém gostaria de ter um fatiador automático de manteiga em casa?

A empresa que vende o produto enxerga várias vantagens neste produto tão incomum. Além de não precisar de lavagens constantes, armazena a manteiga em local separado dos outros alimentos (como qualquer recipiente comum e multiuso) e segundo a empresa pode ser inclusive presenteado a alguém.

A primeira vista pode parecer um produto realmente útil. Imagine, apertar um botão e ver caindo deliciosas fatias de manteiga sobre seu pão. No entanto, a manteiga não se espalha por mágica, e nisso o aparelho não oferece nenhuma ajuda: é necessário espalhar a manteiga com uma faca.

Ou seja, é mais fácil cortar a manteiga com a faca e espalhá-la, como todo mundo sempre fez e sempre deu certo.

Um produto que gastou recursos naturais à toa, que não possui nenhuma utilidade real ou exclusiva, que justifique todo o plástico gasto em sua fabricação.

Rethink

Plásticos

Plásticos

O Rethink, que possui um nome bem sugestivo propõe justamente uma reflexão sobre como utilizamos o plástico em nossas vidas.

A proposta é bem simples: utilizar garrafas pet como cabides de roupas, usando materiais que temos em casa ao invés de comprar produtos que gastaram mais energia e recursos em sua fabricação.

O produto obviamente não inclui as garrafas pet, que o consumidor possuir em casa. O Rethink consiste no gancho para pendurar o cabide, e duas roscas nas extremidades. Essas roscas são onde as garrafas pet serão encaixadas.

Como vantagem do produto, tem o fato das garrafas pet não amassarem ou deixarem marcas nas roupas, devido ao seu formato arredondado.
O problema é que o preço ainda é bastante alto: aproximadamente US$8. Com este valor, dá para comprar uns 20 cabides…
Mas a idéia de reaproveitar os materiais de casa já vale o produto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *