Rochas

As rochas são parte muito importante da estrutura da terra, são elas que formam a litosfera que é a camada que cobre todo o planeta, podendo apresentar aspectos diferentes de acordo com sua origem, textura, estrutura, composição quimica, etc. As rochas são objeto de estudo cientifico, um ramo da geologia que recebe o nome de petrologia.

As Rochas e o Mar

As Rochas e seu Estudo

Segundo a definição geológica, as rochas são agrupamentos de minerais sólidos que ocorrem naturalmente e são constituídos por um ou mais elementos. No entanto para ser classificada como uma rocha é necessário que essa formação tenha volume considerado suficiente e que ocorra de forma repetida no tempo e no espaço. Popularmente chama-se de calhau ou de pedra os fragmentos ou pedaços que se desprendem dessas rochas. Geólogos e geógrafos estudam as rochas, os geólogos se concentram mais na pesquisa sobre sua composição química, estrutura, textura e processo de cristalização, enquanto os geógrafos pesquisam o seu comportamento quando submetidas a tipos diferentes de erosão.

Classificação das Rochas

São classificadas segundo sua composição química, textura, estrutura ou formação, sendo esta ultima a classificação mais comum. Pela sua origem ou pela maneira como se formou, as rochas podem ser sedimentares, ígneas ou ainda rochas metamórficas. As rochas igneas são aquelas que se formaram do magma que se encontra na camada mais inferior da superfície da terra, já as rochas sedimentares se formam através da deposição e compressão de sedimentos que se acumulam sobre rochas igneas ou metamórficas ao longo dos séculos. Já as rochas metamórficas são as ígneas ou sedimentares que sofrem um lento processo de trasformação pela ação da pressão e da temperatura. Quando os geólogos e geógrafos pesquisam as formações rochosas é muito comum encontrarem fósseis, que são resíduos de material orgânico que de alguma forma foram preservados ou deixaram sua marca na formação das rochas.

Distribuição das Rochas na Superfície da Terra

A camada sólida externa que cobre o planeta é chamada de crosta terrestre que é formada por rochas e divide-se em crosta oceânica e crosta continental. Pesquisas realizadas em todo o planeta revelam que 95% da crosta continental é formada de rochas ígneas e metamórficas, enquanto os demais 5% de rochas sedimentares. Porém esses percentuais não são fixos, pois as rochas sofrem um constante processo de transformação, que é conhecido como o ciclo das rochas.

O Ciclo das Rochas

As rochas que formam a superfície da crosta terrestre não são massas estáticas, ao contrário, são uma massa em continuo e lento processo de mutação, originados pelos intemperismos, variações de pressão, temperatura, movimentos tectônicos e abalos sísmicos. O processo natural de transformação das rochas começa com as rochas ígneas que na sua superfície sofrem a ação constante do intemperismo, desprendendo fragmentos e detritos sólidos que se juntam com novos minerais e vão sendo transportados pelo vento e outros agentes naturais, depositando-se sobre outras superfícies, e assim com o tempo se transformam em rochas sedimentares, que sob a ação da pressão e da temperatura vão gerar as rochas metamórficas. Quando a pressão e a temperatura são muito altas pode haver um processo de fusão, formando uma rocha ígnea nova, iniciando novo ciclo.