A agricultura orgânica ambiciona produzir preservando o meio ambiente e a saúde dos produtores. Gera alimentos com maior nível de pureza visto que não existe nenhum tipo de pesticida durante as práticas agrícolas. A falta de agrotóxicos, fertilizantes sintéticos, reguladores de crescimento e aditivos sintéticos na alimentação das crias permite com que os recursos naturais sejam utilizados de forma eficiente.
Legislação: A lei 10.831/03 junto com o Decreto 6.326/07 estabelece todas as regras dos alimentos e agricultura orgânica. As regulamentações se fazem importantes pelo constante crescimento dos produtos no mercado nacional. Possuem importância para evidenciar aos consumidores a qualidade do item orgânico que está consumindo.Agricultura Orgânica é Vida A saúde dos animais e seres humanos precisa ser mantida de forma qualitativa.Produções agrícolas realizadas em massa normalmente estão compostas com inúmeros tipos de agrotóxicos. Os alimentos ficam mais baratos, no entanto não fazem bem à saúde do organismo, podendo gerar inúmeros tipos de doenças, inclusive mortíferas, como o câncer no intestino.Solos com alto nível de equilíbrio trazem alimentos saudáveis aos seres humanos. A agricultura via adotar técnicas que integram a apostam na diversidade de culturas no plantio.Respeitar a natureza e reconhecer que os recursos naturais não são renováveis representa preceito elementar da agricultura orgânica.
O solo represente organismo vivo que produz naturalmente adubos e compostos orgânicos.Cuidados com a terra A agricultura orgânica também visa realizar a substituição insumos tecnológicos que prejudicam o desenvolvimento do solo repleto de nichos compostos por microrganismos vitais ao desenvolvimento das espécies. A simples presença do trator no tratamento da terra já represente aspecto negativo aos preceitos naturais.As produções agrícolas brasileiras são consideradas destaques em âmbito mundial. Há quase vinte mil propriedades certificadas pelo Ministério da Agricultura para atuar, cuja maior pertence aos pequenos agricultores, principais beneficiados com a evolução dos produtos naturais sustentáveis.A agricultura orgânica se preocupa com o pequeno trabalhador que pode permanecer no campo, evitando o êxodo rural.
O governo brasileiro possui linhas de financiamento direcionadas à prática agrícola, incentivando inclusive a substituição dos plantios tradicionais pelos orgânicos.Outra incumbência da agricultura orgânica está no incentivo ao debate entre a sociedade sobre as consequências negativas dos tipos químico-industriais que prejudicam o desenvolvimento da terra e provocam doenças principalmente nos agricultores que aplicam os venenos nas lavouras.Educar os agricultores é necessário, proporcionando conhecimento sobre como aplicar agricultura orgânica em novas experiências, expandindo as informações sobre as práticas agrícolas.Necessário ter o mínimo de assessoria técnica tanto na produção como também nas comercializações. Governo ainda precisa investir em maior serviço técnico, aumentando as visitas aos agricultores que trabalham ou estão interessados em trabalhar com este tipo de produção. As associações se desenvolvem, mas necessitam do apoio governamental para colaborar com o desenvolvimento da agricultura orgânica.Por Renato Duarte Plantier