Barragens normalmente são feitas em regiões costeiras que correm sérios riscos de serem engolidas pela água por causa do aumento do nível do mar. Aquecimento global provoca derretimento acelerado das calotas polares, colocando em risco o desenvolvimento do homem e a vegetação terrestre. Conheça informações sobre as barragens em Santa Catarina.Açudes, barragens ou represas são feitas de forma artificial. Usadas também como fontes de abastecimento, fornecer energia elétrica e prevenir o surgimento das enchentes. Mesmo com as barragens Santa Catarina ainda sofre bastante com a constante incidência de cheias.
As barragens da região são feitas principalmente para frear os cursos das águas dos rios, porém, algumas vezes trabalham acima da capacidade, prejudicando áreas residências de forma considerável.Interessante notar que são indispensáveis para o desenvolvimento de áreas agrícolas. Hoje em dia, estão trabalhando em nível médio. As cheias mais altas da atualidade acontecem mais para o final do ano.
Acompanhamento online: Situação em tempo real!No site oficial do DEINFRA (Departamento de Infraestrutura da cidade Santa Catarina) os internautas podem descobrir tudo o que acontece nas barragens de Santa Catarina em tempo real. Podendo inclusive realizar o acesso às câmeras de vídeos que demonstram de forma pragmáticas as legítimas condições da estrutura para atuar.Especialistas ou interessados nos assuntos podem acessar os boletins comparativos que foram registrados nos meses anteriores, com o intuito de aprimorar a pesquisa. As câmeras possuem sensores telemétricos que registram o nível dos preenchimentos dos reservatórios em tempo real.
No ciberespaço também existe material informativo de primeira qualidade sobre os legítimos objetivos e significados sobre o que significa barragem. A alta tecnologia permite com que os vídeos sejam registrados com muita qualidade de resolução. Dá para notar de forma clara quais são as condições e precações a serem tomadas com o crescimento de água nas barragens.As barragens de Santa Catarina são consideradas como uma das maiores existentes nos Estados que compõe a costa brasileira. A distribuição de água do Estado é totalmente dependente das movimentações provindas na estrutura.Desde épocas coloniais as enchentes dos Vales prejudicam o desenvolvimento da região. Ao todo já são contabilizadas mais do que setenta cheias que ficaram marcadas na história.Tipos de Barragens em Santa CatarinaTaió: Objetivo principal de contar as enchentes existentes no Vale o Rio Itajaí. Também controla a vazão que excede do rio Itajaí. Opera desde o ano de 1973. O reservatório tem volume com oitenta milhões de metros cúbicos.Itupiranga: Foi criada n metade da década de 70. para auxiliar nos objetivos incumbidos à Taió. Sã quase cem metros cúbicos no volume.José Boiteux: Além de evitar as enchentes do rio Itajaí também controla a vazão excedente do rio Hercílio. Começou a operar em 1992. São quase quatrocentos milhões de metros cúbicos.