Prevenir a Poluição

Quando o assunto é prevenção abrimos um leque de opções, tornando o assunto muito extenso, pois sempre que temos o objetivo de prevenir alguma coisa é para evitarmos males no futuro. E sempre que o tema “prevenção” foca o combate a poluição, o assunto se torna mais sério ainda.
Vivemos em uma fase crítica no nosso planeta, pois há anos que o homem não vem se preocupando em manter e preservar a natureza do ambiente em que vive. Através de décadas e séculos, a forma como o homem utiliza os recursos para tornar sua vida mais fácil vem acumulando consequências muito ruins para o futuro.

Prevenir a Poluição

Prevenir a Poluição

A poluição é um mal que causa grande impacto no planeta Terra, onde o maior deles é a destruição da camada de ozônio, provocando o efeito estufa. A camada de ozônio é uma fina camada de gás ozônio (O3), que fica ao redor do planeta e consegue proteger os animais, plantas e seres humanos da ação dos raios ultravioleta do sol. O problema é que desde o ano de 1977 foi observado um buraco nessa camada que tem aumentado gradativamente com o decorrer dos anos.
O grande responsável disso é a poluição que advém de diversas substâncias químicas que são expelidas por exaustores de veículos, queima de combustíveis como petróleo, além de um grupo de gases extremamente danosos a camada de ozônio, conhecidos como CFCs (clorofluorcarbonos).
Além disso, a poluição também atinge muito os rios, lagos e locais que possuem peixes e outras formas de vida, que acabam perecendo com a presença de lixo e de diversos produtos depositados pelo homem.
O assunto é realmente muito extenso e nos mostra de longe que sobram motivos para desenvolver a conscientização e prevenção do nosso planeta através do combate a poluição. Cabe ao próprio ser humano lembrar que ele é o grande responsável disso, pois é o maior produtor da poluição. Medidas devem ser tomadas urgentemente para que sejam reduzidos os diversos tipos de poluição como, por exemplo, a poluição térmica, que é aquela que vem do lançamento nos rios de água aquecida usadas no processo de refrigeração de siderúrgicas e usinas termoelétricas, a poluição de biodegradáveis, que é gerada por produtos químicos, decompostos pela ação de bactérias. Como exemplos podemos citar produtos biodegradáveis, que são aqueles produtos químicos que depois de certo tempo são decompostos por ações de bactérias. Um exemplo disso são os detergentes, fertilizantes, inseticidas, etc.
Outra grande luta contra a poluição é o depósito de lixos, onde muitos resíduos sólidos como da área industrial, hospitalar e agrícola acabam aumentando em muito a proliferação de microorganismos e também favorecendo a emissão de gases prejudiciais a atmosfera. Esse mesmo acúmulo de lixo facilita muito que o escoamento em esgotos fique comprometido, devido aos materiais sólidos que impedem a passagem de qualquer substância líquida.
Por Marcelo Marcolino

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *