Clima, Relevo, Vegetação E Hidrografia Do Quirguistão

Meio Ambiente: Quirguistão

Aqui no Brasil não costumamos falar muito sobre as pequenas nações da grande Ásia, mas a verdade é que existem muitos países cheios de beleza, cultura e história que estão localizados nessa região, um exemplo disso é o Quirguistão. Esse país está localizado na Ásia central e não conta com nenhuma saída para o mar, ele tem como seus vizinhos a China, o Cazaquistão, o Tadjiquistão e o Uzbequistão. Ele se trata de um país pequeno e que infelizmente tem uma população muito pobre, o que também é uma herança de seu passado mais recente. Além do seu território ser pequeno, a maior parte de sua área é tomada pela imponente cordilheira asiática chamada Tian Shan (cerca de 90% do país é tomado por essa cadeia de montanhas).

Quando falamos sobre o seu passado recente, estamos nos referindo ao fato de que o Quirguistão fez parte do Império Russo desde o século XIX e depois foi anexado a União das Republicas Socialistas Soviéticas ou apenas URSS como ficou popularmente conhecido a União Soviética. Esse período durou até o ano de 1991, quando se deu a completa dissolução da URSS. No entanto, sabemos que esse período socialista não trouxe grandes avanços tecnológicos ou grandes melhorias para os países envolvidos, que pelo contrário, enquanto o mundo capitalista avançava em tecnologias de ponta, as populações desses países iam ficando para trás, ainda que no centro da URSS que era a Rússia, houvesse muita pesquisa científica e muito desenvolvimento de tecnologias.

Um ponto importante de ser mencionado é que o país está em uma localização muito vantajosa dentro da Ásia, por esse motivo atualmente há tropas por lá, tanto de origem estadunidense, quanto de origem russa, não porque a nação estar em guerra ou algo do tipo, mas é o que eles chamam de posição estratégica. Diante de todos esses fatos, o país até os dias de hoje ainda não conseguiu crescer economicamente ou melhorar a vida dos seus cidadãos, ainda há muito por ser feito, mas ainda não existe uma política eficiente para implementá-la ou dinheiro para isso, já que a economia local é baseada principalmente na agricultura, sendo outros setores praticamente inexpressivos.

No Quirguistão existem cerca de 5 milhões e meio de habitantes, distribuídos em uma parcela do território de aproximadamente 200000 km². Sendo a expectativa de vida local na casa dos 66 anos, o seu IDH ou Índice de Desenvolvimento Humano no valor de 0,598, uma faixa mediana de IDH, o PIB per capita ou Produto Interno Bruto per capita de 704 dólares e seu idioma oficial é o quirguiz, mas ainda é possível encontrar uma boa parcela de pessoas falando o idioma russo, além de outras linguagens faladas pelas minorias.

Relevo

O relevo do Quirguistão tem como a sua principal característica ser montanhoso, um fato que comprava muito bem essa afirmação são as várias montanhas e até algumas cordilheiras que estão dentro do seu território, tal como a Cordilheira Pamir, a Cordilheira Alai e a Cordilheira Tian Shan. O país conta com uma minoria de terrenos mais planificados, sendo que as regiões montanhosas, ocupam mais de 90% de toda a sua área. A seguir vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas cadeias de montanhas que marcam o Quirguistão.

Quirguistão

Quirguistão

A Cordilheira Pamir passa por 3 países diferentes, são eles o Quirguistão, o Afeganistão e o Paquistão, ela é bem grande e ainda é considerada uma união de outras cordilheiras como a Tian Shan, a Cordilheira Karakorum e a Cordilheira Kunlun. Seu nome em chinês é Congling. É interessante mencionar que a maior parte dessas montanhas contam com glaciares e atingem altitudes muito elevadas, sendo a maior delas por volta de 7600 mil metros, também devido as altitudes, na maior parte do ano, as montanas são inteiramente cobertas por gelo e neve. A Cordilheira Alai começa onde termina a Cordilheira Tan Shan, as suas montanhas têm orientação leste a oeste e há muitos rios que tem a sua origem nesse local.

A Cordilheira Tian Shan tem como sua origem também as interações que deram origem ao imponente Himalaia. Na fronteira entre o Cazaquistão e o Quirguistão está o pico Khan Tengri que é o segundo maior da cadeia de montanhas com cerca de 7010 mil metros de altitude. É interessante que essa cordilheira é até muito habitada diante das suas condições de relevo e clima, moram por lá muitos pastores de ovelhas e animais que ainda falam variações das línguas turcomanas, essa Cordilheira foi muito importante no passado, pois ela se tratava da famosa rota da seda do Oriente.

Clima

O clima ao longo do país é bem variado, isso acontece por causa das diferenças de altitudes que pode ter de uma região ou outra, o que tem por sua vez varia devido as interferências da cadeia de montanhas, etc. Falando de modo geral, o clima no país e na maior parte das cidades é o clima temperado continental, ele é o predominante, mas as variações podem gerar variações para climas mais frios ou um pouquinhos mais quentes, por exemplo, em regiões de altitudes mais elevadas, são observados climas mais frios, com invernos rigorosos e bem longos, enquanto que o verão é curto e fresco, praticamente não faz calor (não como conhecemos aqui no Brasil). Alguns autores ainda classificam o país no grupo dos climas continentais, que também são conhecidos pela denominação de subárticos.

Vegetação

A vegetação local praticamente não inclui arvores de grande porte, mas é composta principalmente das estepes e das pradarias, nas regiões mais baixas e planas. Nas regiões de maior altitude, nas montanhas, ao redor das montanhas, etc, a vegetação é principalmente rasteira e sem muita abundancia de espécies, poderíamos descrever a vegetação nesses lugares como sendo uma vegetação de características alpinas. É interessante mencionar também que nas regiões mais ao Sul do Quirguistão, é principalmente onde estão localizadas as plantações e áreas agricultáveis, da onde vem a maior parte da fonte de renda de todo o país.

Hidrografia

Há uma rede hidrográfica bem grande até se considerarmos o tamanho do país, com seu pequeno território, por isso é correto dizer que há uma abundancia maior de água por lá, do que em muitos dos seus vizinhos. Os principais rios são o Kara Su, o rio Narin, os quais ambos em conjunto formam o importante rio Sir Dária, que passam por vários países da região. Ainda está localizado no país O Vale de Fergana, um dos pontos de chegada do rio Sir Dária, além disso no Quirguistão há também um lago muito importante para os locais, é o Issyk Kul que se localiza na região Nordeste do país.

 Quirguistão - Bandeira

Quirguistão – Bandeira

O lago Issyk Kul é o decimo maior do mundo, mas se considerarmos os lagos de água salgada, ele fica atrás apenas do Mar Cáspio, sendo assim o segundo maior do mundo em volume de água salgada. Cerca de 3,6% de todo o seu território é constituído de água, enquanto que como já citado acima, cerca de 90% se trata de regiões de montanhas e cordilheiras, dessa forma percebemos que o espaço de fato habitado no país é reduzido, o que explica de certa forma a sua pequena população e a dificuldade de expansão das cidades e dos setores de atividades econômicas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *