O Que é Relevo Aplainado? O Que Isso Significa?

Você sabe o que é relevo aplainado e quais os tipos existentes de relevo? Nesse artigo você terá um completo guia sobre esse assunto. Então, continue lendo com atenção!

Geralmente, o estudo sobre o relevo se inicia no período escolar, quando aprendemos desde o seu conceito, até a identificar os tipos existentes de relevo em nosso país.

O termo relevo consiste nas diversas variações que existem sobre a crosta, camada mais superficial do planeta Terra. Quando olhamos para a Terra, com facilidade conseguimos diferenciar as suas características.

Em alguns casos, verificamos áreas planas, outras bem altas, e outras bem menores. Algumas possuem mais acidentes e outras menos. Isso tudo interfere para classificar o relevo de determinado local.

 

A comunidade geográfica entrou em um consenso para tanto compreender, como classificar esse relevo que existe em nosso planeta. Separando em algumas categorias abaixo, que são:

  • Montanhas;
  • Depressões;
  • Planaltos,
  • Planícies.

A Formação das Depressões

Também conhecido como relevo aplainado, esse é um relevo formado por áreas rebaixadas, sendo assim, possui altitudes muito baixas. Essa forma de relevo é dividida em dois tipos:

  • Depressão Relativa

Uma forma de depressão em que a localidade se encontra mais baixa do que o entorno da mesma.

  • Depressão Absoluta

É uma forma de depressão que localizada abaixo do nível do mar.

O Mar Morto é considerado como a maior depressão absoluta existente no planeta. Ele se encontra situado no Oriente Médio, a 400 metros, aproximadamente, abaixo do nível do mar.

Outra depressão que é importante citarmos a nível de aprimorar os seus conhecimentos é o Mar Cáspio, ela faz fronteira com a Europa e a Ásia, e fica localizada a 320 metros, aproximadamente, abaixo do nível do mar.

A Formação das Montanhas

Foto de uma Linda Montanha

Foto de uma Linda Montanha

O segundo relevo que iremos abordar nesse artigo, serão as montanhas. A principal característica que se deve destacar desse relevo, é a sua elevada altitude, quando comparamos com outras altitudes que estão espalhadas sobre a superfície da Terra.

Quando há um conjunto dessa forma de relevo, ocorre uma formação que é conhecida como Cordilheira. Com certeza, você já ouviu falar sobre a Cordilheira dos Andes, que está situada na costa oeste da América do Sul.

Ela corresponde a um agrupamento de montanhas. E está presente no território de sete países, são eles: Bolívia, Equador, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela e Argentina.

O relevo das montanhas é dividido em quatro tipos. Vamos conhecer cada um?

  • Montanhas Vulcânicas

Os relevos montanhosos vulcânicos são os mais fáceis de serem identificados, pois são formados a partir de vulcões.

  • Montanhas de Erosão

É a forma de relevo montanhoso, que é proveniente de erosões que ocorre as áreas ao redor, esse tipo de montanha, leva em geral milhões de anos para ser formado.

  • Montanhas falhadas

Essa é a forma de relevo montanhoso originado das falhas que existem na crosta da Terra. Nesse caso, uma ruptura é gerada entre dois blocos terrestres e, assim, um bloco fica soerguido pelo outro.

  • Montanhas Dobradas

É o tipo de montanha originada a partir de alguns dobramentos terrestres, que são causados pelos movimentos das placas tectônicas. É o tipo de relevo montanhoso mais comum.

Apesar das divergências sobre a presença ou ausência de montanhas no Brasil, de acordo com Conselho Nacional de Meio Ambiente, a legislação brasileira considera que há sim formações montanhosas no país.

Um exemplo que podemos destacar é a Serra do Espinhaço.  A sua localização estende-se pelos estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Ela é considerada uma das maiores montanhas do mundo.

Falando de maneira macro, temos o monte Everest, que é considerado a maior montanha do Planeta, apesar de alguns estudos recentes discordarem desse posto do monte Everest.

Seu posto pode ser questionado pela montanha Mauna Kea, que se originou de um vulcão que se localizava no Havaí.

A Formação dos Planaltos

Essa forma de relevo também é conhecida pelo nome de platô. E esse seu nome é bem de acordo com suas características, pois esse relevo possui suas áreas bem planas.

Outras características que identificam bem essa forma de relevo são delimitações bem determinadas e nítidas, médias altitudes e são rodeadas de regiões mais baixas.

As erosões são bem recorrentes nessa forma de relevo. Para uma melhor organização dos estudos, esse relevo também é subdividido em 3 tipos, que veremos a seguir.

  • Planaltos Cristalinos

O primeiro tipo de formação de planalto a abordarmos é formado pelas rochas cristalinas, sejam elas ígneas intrusivas ou também metamórficas. Elas foram formadas por restos de montanhas que sofreram a ação da erosão.

  • Planaltos Basálticos

    Planaltos

    Planaltos

Essa formação de planalto acontece devido a um tipo específico de rochas, as rochas ígneas extrusivas (também conhecidas como rochas vulcânicas, por terem sido originadas das atividades vulcânicas extintas e antigas.

  • Planaltos Sedimentares

Essa forma de planalto é proveniente de rochas sedimentares. Antes, elas se organizavam geograficamente mais baixas, e sofreram um soerguimento pela ocorrência dos movimentos internos que ocorrem na crosta da Terra.

O Tibet é considerado como o maior planalto que existe no mundo. E está localizado no Sudoeste da China, e conta com 4.500 m de altitude, aproximadamente.

A Formação das Planícies

Um tipo mais simples de revelo, as planícies, que são áreas mais planas e possuem baixas altitudes, em sua maioria, são localizadas próximas ao nível do mar. Também é uma forma de relevo que se localiza próximo a área de planaltos.

A junção da área de planície com as áreas de planaltos, formam o que conhecemos como vales fluviais, ou até mesmo algumas áreas litorâneas. Essa forma de relevo é muito utilizada para a agricultura. As planícies dividem-se em 3 tipos:

  • Planície Costeira

É uma forma de relevo constituída pela decomposição de sedimentos que são provenientes do mar.

  • Planície Lacustre

Uma forma de relevo que é formado pela decomposição dos sedimentos decorrentes dos lagos.

  • Planície Fluvial

É uma forma de relevo que é formado pela decomposição de sedimentos provenientes de rios.

Enfim, podemos citar como principais planícies encontradas no território brasileiro as seguintes planícies: Planície Litorânea, Amazônica e também a Planície do Pantanal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *