Como Se Origina O Processo De Vulcanismo?

Os vulcões são incríveis monumentos e que atraem os olhares de diversos turistas ao redor do mundo, principalmente aqueles que não apresentam nenhum tipo de atividade, e que se tornam ao longo dos anos, cartões postais e também locais onde muitas pessoas desejam visitar. Por outro lado, os vulcões que ainda se encontram em atividade em alguns lugares do mundo, despertam também o medo e preocupação, principalmente da população que habita seus arredores.

Isso acontece devido ao fato de que os vulcões apresentam capacidade de destruição muito alta, podendo levar milhares de pessoas a morte, não só pelo contato direto com as chamas que serão expelidas do mesmo, mas também por se tratar de um tipo de atividade que emite gases considerados nocivos à saúde.

O Que São Os Vulcões?

Os vulcões são incríveis aberturas que acontecem na região de montanhas de determinados lugares e que podem expelir não só chamas, como se é de costume associar a um vulcão ativo, mas também gases e lavas. Sua formação ocorre por meio do choque entre as placas tectônicas, uma parte estrutural do planeta terra de extrema importância, e que é responsável por delimitar continente, por exemplo

Quando existe então o choque entre essa placas, é possível perceber que águas aberturas são criadas, fazendo com que a região mais interna da terra, tenha então contato com a região mais externa da camada terrestre. Por meio das aberturas realizadas durante esse processo e que se é possível observar a eliminação do magma terrestre.

Vulcões

Vulcões

Segundo alguns especialistas, para que se possa conhecer todo o processo de formação do vulcanismo, é necessário também entender e avaliar a formação do magma, uma importância substancia que fica localizada na camada média da Terra, e que caso não houvessem rupturas nas placas tectônicas, não entraria em contato com a superfície terrestre.

Quanto mais próximo nos encontramos da região interna da Terra, mais alta será sua temperatura, além de também se poder observar um aumento da pressão local. A região da crosta terrestre e também da manta, podem acabar por alguma razão entrando em fusão, fazendo com que assim, se seja possível formar um liquido muito quente, chamado de magma.

Quando esse magma encontra alguma saída da camada onde o mesmo se encontra presente, é possível observar que suas diferentes situações podem ocorrer: o magma pode entrar em contato com a região da superfície terrestre, por meio dos vulcões, que irão então expelir o mesmo, na forma de lava, ou também pode acabar ficando armazenado em alguma região da camada da Terra mais confortável, ou seja, com menor pressão.

Quando o magma acaba não sendo expelido e sim armazenado, é possível perceber que um novo processo de formação irá acontecer com o mesmo, formando então outras substâncias como o granito, um tipo de mineral formado a partir do resfriamento do magma ainda na região interna da Terra.

Diferenças No Processo De Formação De Um Vulcão

Ainda assim, existem outras diferenças que podem ser apresentadas em cada um dos vulcões formados, fazendo com que a sua erupção ocorra de forma explosiva, com grandes eliminações de lavar ou também em explosões consideradas de derrame. Muito desses fatores irá depender da pressão da camada terrestre na região, a quantidade de sílica presente no mesmo e também em relação a presença de gases.

Vulcões que são considerados mais explosivos, acabam apresentando uma maior concentração de sílica em sua lava, fazendo com que haja um aumento da viscosidade do magma, gerando então uma explosão considerada maior.

Nos magmas que apresentam então uma menor quantidade de sílica, as chances de serem menos viçosos é considerada maior, e o processo de eliminação de tal substância irá acontecer de uma forma mais suave, por meio de derramamento, mas que também é considerado um tipo de processo perigoso.

Quais São Os Tipos De Vulcões Existentes?

Hoje, se é catalogado cinco diferentes tipos de processos de vulcanismo, e que sofrem influência direta com a morfologia de cada vulcão.

Estratovulcões: esses são os vulcões que mesmo hoje em dia, apresentam grande atividade, ou seja, estão sempre expelindo alguma quantidade de magma, mesmo que pequena, em comparação com os demais.

Vulcão- Escudo: esses são os tipos de vulcões que apresentam uma capacidade de explosão muito maior, com um magma menos viçoso

Vulcão Cones De Escorias: em comparação com demais vulcões, esse tipo é considerado menor, além de também expelir em menores quantidades lava de seu interior

Vulcano Caldeiras Ressurgentes: os vulcões assim classificados apresentam uma estrutura de formação muito maior

Vulcano Submarino: esse é um tipo de vulcanismo que poucas pessoas conhecem, mas que se apresentam em grandes quantidades, mas por acabar estando submersos, por vezes não são mencionados.

O Vulcanismo

Vulcanismo

Vulcanismo

O vulcanismo é um processo de formação geológica da Terra e que acontece de forma natural, determinado de forma exclusiva por atividades chamadas de vulcânicas. O processo de formação desse tipo de estrutura é dado por meio da junção da temperatura na parte interior do planeta Terra, juntamente com as altas pressões encontradas nessa região, levando a um processo de expulsão do liquido presente nessa camada, chamado de magma ou lava vulcânica. O magma é constituído por diversos tipos de gases, poeiras e outros materiais como o próprio vapor da água.

É muito importante conhecer e entender com se dá o processo de formação vulcânica, principalmente por se tratar de um fato histórico, já que a maioria dos vulcões ainda existentes, estejam em atividades ou não, foram formados a mais de 10 milhões de anos, um tempo considerado muito remoto e que por se tratar de uma formação lenta, apresenta diversas marcas de seu tempo.

O processo de vulcanismo é também um fator muito interessante e que pode levar a questionamentos relacionados a área da descoberta dos mesmos, seu processo de formação e eliminação do magma e também porque diversos países acabam estando muito mais suscetíveis a esse tipo de atividade vulcânica do que os demais.

Uma explicação que pode ser considerada satisfatória a esse tipo de pergunta é que uma das responsáveis pela formação de vulcões é a chamada placa tectônica, e a partir de suas movimentações, o processo de vulcanismo será iniciado. Porém, esse tipo de processo acaba sendo realizado de forma mais impactante nas bordas das placas tectônicas, onde outros tipos de fenômenos acabam ocorrendo de forma mais enfática, como os tsunamis, por exemplo.

Assim, é possível perceber que para as regiões e países mais afastados das bordas das placas tectônicas, o processo de formação de um vulcão pode acontecer de forma mais leve, já que o choque dos encontros das placas irá ser sentido de uma forma mais leve, não favorecendo o desenvolvimento de uma estrutura vulcânica e nem o processo de expelir magma.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *