Quando Um Vulcão Entra em Erupção?

Você já se perguntou por que vulcões entram em erupção? E por que alguns simplesmente ficam inativos? Esse temido fenômeno da natureza contribui para que seja possível entender um pouco melhor o que acontece no interior do planeta. A seguir vamos explicar o que é um vulcão, como ele se forma e o que desencadeia o evento, muitas vezes catastrófico, da erupção.

O Que é Vulcão?

Vulcões podem ser encontrados nos continentes e nos oceanos, eles são estruturas geológicas resultantes de massa de rocha fundida em temperaturas elevadas. Essas formações tornam-se proeminências na superfície terrestre e por meio de uma abertura no solo expelem material magmático. Na composição de vulcões destacam-se especialmente silicatos misturados com vapor d’água e gás. Vulcões são formados por: Câmara Magmática, Chaminé, Cone Vulcânico e Cratera.

O surgimento dos vulcões geralmente se dá por meio da movimentação das placas tectônicas. Inclusive a distribuição dessa formação geológica está ligada com a distribuição das placas tectônicas. Os vulcões estão presentes na zona de subducção (local em que há choque entre as placas). Exatamente por isso em regiões nas quais há encontros de placas tectônicas há mais incidência vulcânica.

Quando Um Vulcão Entra em Erupção?

A erupção de vulcões se dá em decorrência da ação das forças internas da Terra que são responsáveis por manter o manto e o material magmático em atividade. Acreditou-se por muito tempo que a Terra era constituída de um bloco rochoso único, algo que foi comprovado não ser verdade. As placas tectônicas são blocos rochosos fragmentados que compõem a litosfera terrestre e estão em constante movimento.

Essa movimentação das placas agita o material magmático e em combinação com as temperaturas elevadas do interior do planeta faz com que o magma seja expelido para o exterior da crosta terrestre. A massa magmática é chamada de lava sendo formada por metais como ferro e magnésio sendo encontrada em temperaturas superiores a 1.000°C.

Vulcão Entra em Erupção

Vulcão Entra em Erupção

Erupção Vulcânica: Imprevisibilidade e Devastação

De maneira geral as erupções vulcânicas não podem ser previstas e esse fator surpresa as tornam ainda mais perigosas. A atividade vulcânica é um grande risco para cidades, povoados e comunidades situadas nas proximidades. Também representa uma tragédia de ordem natural sendo um grande poluidor atmosférico e com capacidade de fazer com que seu material magmático percorra longas distâncias.

Um exemplo de grande tragédia em decorrência de atividade vulcânica foi a erupção do vulcão Vesúvio, ocorrida em 79 d.C., acarretando em 16 mil mortos. Mais recentemente, em 2014, podemos mencionar a erupção do vulcão Ontake, no Japão que acarretou na morte de 60 pessoas. No mesmo ano também entrou em erupção o vulcão Sinabung, na Indonésia, que causou 16 mortes. Em 2010, também na Indonésia houve a erupção do vulcão Merapi, o resultado foi 300 mortes e o deslocamento de cerca de 280 mil pessoas.

Terra Fértil

Talvez você esteja se perguntando por que tantas pessoas constituem cidades e povoados no entorno de vulcões, mesmo com o risco de erupção. Quando os vulcões entram em atividade expelem lava e cinzas, o resfriamento desse material funciona como um tipo de adubo para o solo tornando-o particularmente fértil para a atividade agrícola. As erupções com perfil menos explosivo por sua vez estão ligadas a formação de rochas magmáticas e ígneas como, por exemplo, o granito.

Conheça os Diferentes Tipos de Erupções Vulcânicas

De acordo com a intensidade, as erupções vulcânicas, são classificadas em tipos diferentes, continue lendo e conheça os principais:

Erupção Explosiva

Nesse tipo de erupção a lava possui alta viscosidade impedindo que os gases sejam liberados, isso faz com que as explosões sejam bem violentas. Em muitos casos de erupções explosivas não ocorre o derramamento de lava.

Erupção Efusiva

O magma nesse tipo de erupção é mais fluido permitindo que os gases sejam liberados, logo a explosão não é tão intensa, mas há muito derramamento de lava em temperatura bastante elevada. Nesse tipo de explosão a lava alcança amplas distâncias.

Erupção Mista

Tipo de erupção com fases alternadas há momentos de erupção violenta e momentos de erupção efusiva.

Erupção Catastrófica

Nesse tipo de erupção a lava possui alta viscosidade ficando acumulada na cratera sem escorrer. Como os gases ficam presos na chaminé do vulcão originam uma nuvem ardente.

Tipos de Erupção Vulcânica de Acordo Com o Material Expelido

Conforme o tipo de material expelido os vulcões podem ser classificados de diferentes formas.

Erupção Havaiana

Erupção Havaiana

Erupção Havaiana

Esse tipo de erupção efusiva não resulta em gases expelidos.

Erupção Estromboliana

Nesse tipo de erupção são liberados gases e fragmentos pequeninos de rochas dando origem a arcos luminosos.

Erupção Pliniana

Uma erupção em que são expelidos lava com elevada viscosidade e fragmentos de rochas dando origem a uma coluna de fumaça.

Erupção Vulcaniana

Nesse tipo de erupção são expelidos fragmentos rochosos originando uma nuvem de grande porte de cinzas lançada violentamente a superfície.

Erupção Peleana

Erupção Peleana

Erupção Peleana

Nessa erupção a lava bastante viscosa é deslocada em grande velocidade e sua explosão espalha fragmentos rochosos, poeira, cinzas e gases.

Erupção Subglacial

Esse tipo de erupção se dá sob o gelo acarretando em inundações.

Erupção Hidromagmática

Nesse tipo de erupção é expelido vapor explosivo no contato com o solo com temperaturas baixas.

Quantos Vulcões Existem no Planeta?

No mundo todo já se formou pelo menos 10 mil vulcões sendo que 500 deles apresentaram atividade por um período longo. Cerca de 20 vulcões ainda estão em atividade intensa no mundo. Um vulcão ativo é aquele que apresenta sinais de instabilidade ou entra em erupção.

Os vulcões considerados adormecidos são aqueles que não possuem atividade nesse momento, porém, que podem apresentar sinais de instabilidade novamente. Por fim o vulcão extinto é aquele que bem possivelmente não entrará mais em erupção. No entanto, é bastante difícil afirmar com certeza absoluta que um vulcão não sofrerá mais erupções, pois as condições que determinaram a sua inatividade podem ser revogadas.

Geralmente o que faz um vulcão considerado extinto voltar a atividade é se deslocar para mais perto do encontro de placas tectônicas recebendo então mais intensidade de choques entre as mesmas.

Gostou de saber mais sobre quando um vulcão entra em erupção? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *