O terceiro maior continente do planeta, atrás somente da Ásia e da América, a África é rica em diferentes tipos de recursos naturais, algo que historicamente atraiu olhares gananciosos para as suas terras. Dentre os principais recursos estão diamantes, ouro e petróleo.
Como já deve ser de se imaginar o continente sofre com incursões de exploração, essa situação foi se modificando com o passar dos anos configurando uma nova lógica. A seguir vamos apresentar em mais detalhes os principais recursos naturais do continente africano.
Entendendo a Distribuição dos Recursos Naturais da África
O continente africano como um todo sofre com a ganância internacional pela exploração dos recursos naturais, no entanto, alguns países tem uma história mais significativa nesse contexto como Sudão, Angola, Nigéria, Moçambique, Botsuana, África do Sul, Costa do Marfim e Libéria.
Nigéria: Petróleo
Nesse país está localizada a maior reserva de petróleo do continente africano, mais especificamente no delta do Rio Níger. Esse é um local instável haja vista que tem uma série de conflitos inclusive alguns de viés étnico-separatistas como a Guerra do Biafra. A exploração do petróleo da Nigéria é realizada pelas gigantes do petróleo mundial chamadas de as Sete Irmãs. A riqueza é acumulada e concentrada nas mãos da elite de Abuja, a capital do país, e dos acionistas das transacionais do petróleo.
Sudão: Petróleo
Quando ouvimos falar sobre a grande pobreza e miséria do Sudão é difícil pensarmos a respeito de sua riqueza em petróleo, esse é um dos maiores produtores africanos. Contudo, a exploração do recurso é feita por companhias estatais estrangeiras que são chamadas de transnacionais. Essas empresas são as principais envolvidas na exploração desse combustível fóssil não-renovável.
Não há nenhuma preocupação em relação à péssima distribuição de renda – os recursos ficam concentrados nas mãos das estatais estrangeiras e da elite árabe do norte do Sudão – e nem ações em prol de formar mão de obra local. Em muitos casos os trabalhadores são trazidos dos países de origem das transnacionais.
Angola: Petróleo
Um dos países mais ricos em petróleo do mundo, está situado na África Austral, e passou a oferecer melhores condições de exploração de petróleo após o término da guerra civil – que teve início com a independência de Portugal até o começo dos anos 2000. O Brasil é o país emergente com maior participação de exploração do petróleo angolano sendo o responsável pelo pré-sal do país.
Luanda se tornou a capital mais cara para se viver no planeta, porém, as rendas obtidas pelos altos funcionários ligados ao petróleo e estrangeiros são enviadas para o exterior, algo que prejudica severamente o equilíbrio da Balança Comercial.
Moçambique: Bauxita e Alumínio
Outro tipo de recurso que atrai a atenção estrangeira para o continente africano são os metais preciosos como alumínio e bauxita, abundantes em Moçambique. Transnacionais também são responsáveis pela exploração desses metais. Algo importante de mencionar é que o alumínio, por exemplo, demanda o uso de energia elétrica para que possa ser produzido de maneira que acarretou na construção de hidrelétricas, um benefício que se estendeu a população.
Outro reflexo que pode ser entendido como positivo é o aumento da dinamicidade no Porto da cidade de Beira devido ao escoamento do alumínio. A Vale, empresa brasileira de mineração, tem um papel relevante nesse processo.
Libéria e Costa do Marfim: Ouro e Diamante
Dois países que sofrem com a exploração de minerais preciosos como ouro e diamantes de maneira rústica, sem utilizar recursos tecnológicos esses métodos violam os direitos humanos.
África do Sul e Botsuana: Minerais Preciosos
Em contraposição aos países citamos acima, África do Sul e Botsuana, se destacam por contar com o uso de recursos tecnológicos modernos para a exploração de seus metais preciosos reduzindo dessa forma os impactos ao meio ambiente e a saúde humana.
A principal conclusão a que podemos chegar é a de que os recursos naturais em algum nível representam perdas para o continente africano no sentido de fomentar a exploração local.
eu nuca tinha entrado nun site tao legol
minha mãe tava fazendo um trabalho e gosto desse site
e quem escreveu esse site mandou bem o aluno de minha mãe vai tirar 10 na prova
sei la acabei de entrar