Se a gente for analisar, sem precisar ser muito criterioso, chegamos a conclusão que o planeta Terra é um local, realmente, incrível. Isso porque, essa bola espacial é a única, até onde se tem notícia, que consegue abrigar vida do jeito que a conhecemos. Ou seja, por enquanto, ainda não possível descobrir formas de vida semelhantes a que existe nessa grande redoma cercada por gases responsáveis pela sobrevivência dos seres vivos, além de protege-los das intempéries espaciais que, apenas num sopro, pode acabar com toda a vida no planeta.
E, como você já sabe, são vários os seres vivos existentes no planeta, tais como plantas, microrganismos, animais, seres humanos, entre muitos outros. E, pelo que a natureza nos mostra, o planeta sempre busca o equilíbrio perfeito entre os seres vivos, para que não haja problemas de sobrevivência. O problema é que nós, seres humanos, não conhecemos – ou fingimos não conhecer – esse equilíbrio, acabando por causar diversos problemas ao meio ambiente, como o aquecimento global e a extinção em massa de espécies afetadas pelas mudanças climáticas.
Outra ação que afeta e muito o equilíbrio de um ecossistema é o desmatamento, que pode, além de acabar com espécimes raras e que somente crescem naquele local, pode fazer com que os seres vivos que ali habitavam percam suas “casas” e as formas de alimentação, o que pode condená-los a morte ou força-los a procurar outros locais que não são de sua naturalidade, podendo atrapalhar o ecossistema do outro lugar que ele escolher.
E, por falar em desmatamento, logo nos vêm a cabeça a ideia da derrubada de várias árvores. E, uma das árvores mais conhecidas na América é a Red Maple, que você vai conhecer um pouco mais nesse artigo, onde será mostrada informações sobre a árvore e, também, curiosidades acerca dela. Confira:
A Árvore Red Maple
Conhecida pelo seu nome científico Acer rubrum, a Red Maple, traduzida para o português, se chama “vermelho bordô”, por conta da tonalidade de suas folhas, é uma árvore com folha “caduca” que mais está presente no centro e também no leste da porção norte da América, sendo que o órgão ambiental dos EUA reconhece que a Red Maple é, de fato, a árvore que mais tem presença na porção leste do país.
A Red Maple se destaca perante as outras por causa das formas variáveis que seus galhos, folhas e sementes podem tomar. É normal que, durante a maturidade da planta, ela atinja cerca de 50 pés, o que equivale à 15 metros. Curiosamente, também, quase toda a planta é vermelha, inclusive as sementes, sendo que, para cada parte da árvore, o vermelho tem tons variáveis.
A árvore também é bastante adaptativa em se tratando de solo, já que pode crescer em diferentes cenários, como solos pobres de vitaminas e outros nutrientes, olhos encharcados como pântanos, e, também, qualquer solo que apresente o mínimo de nutrientes possível para brotar algo. Sobre os locais plantados, é comumente plantada desde o nível do mar até a alturas de 900 metros, sendo que, atualmente, ela está mudando drasticamente a paisagem da América do Norte, substituindo árvores tradicionais da América do Norte, como pinheiros e carvalhos. A árvore é bastante usada comercialmente, já que suas folhas são utilizadas para fazer o conhecido “Xarope de Bordo”, além de sua madeira ser considerada de classe média e alta, podendo ser utilizada na área de construção, fabricação de móveis de madeira de qualidade, entre muitas outras vantagens. Por conta de sua exuberância vermelha, tais árvores passaram a ser as preferidas nas escolhas para se tornar uma árvore de sombra, já que, além de proporcionar um ambiente refrescante, ainda poderia decorar a paisagem e deixa-la mais bonita.
Como já havia sido dito anteriormente, a árvore toda é tingida num tom vermelho que vai se diferenciando em cada parte da árvore. Com isso, até mesmo a sua madeira, ou seja, o seu tronco e galhos são vermelhos, mas num tom mais brilhante, o que a deixa imponente, assim como a cor de suas folhas. Os botões dos galhos são ligeiramente avermelhados, mas podem se apresentar um grosso verde. As flores, por sua vez, são unissexuais, mas não é incomum que as mesmas sejam bissexuais, aparecendo sempre na época entre abril e maio, geralmente, antes do aparecimento das folhas. Por falar nas folhas, essas adquirem uma cor vermelha bastante incrível no outono, o que encanta muita gente. É esperado que a Red Maple comece a brotar, isso é, a produzir flores e frutos, quando a árvore atingir a idade de oito anos, mas isso não é uma regra, visto que há outros exemplares da planta que conseguem florescer, pela primeira vez, apenas com quatro anos de idade.
Os frutos, isso é, as sementes, são armazenadas em “samaras”, que podem crescer em duplas, carregados em espécies de hastes compridas que, como já dito anteriormente, começam a florescer antes das folhas da árvore, sendo que, quando atingem a maturação, ou seja, estão prontos para serem soltos e semearem o solo, a arvore passa, geralmente, duas semanas “distribuindo” as sementes pelo ar. Muitas vezes, o trabalho de “semeador” é realizado pelos pássaros que, ao “comer” as sementes, deixam suas fezes no chão, que contém as sementes e, assim, ajudam para promover as espécimes de plantas por mais tempo.
É interessante pensar que a vida das árvores é, muitas vezes, muito longa, podendo chegar até os 10 mil anos de idade, como um pinheiro que foi localizado na Suécia, onde foi constatado, por exames de carbono -14, que a árvore tinha mais de nove mil e quinhentos anos de idade. No entanto, a Red Maple pode viver, segundo estudos, “apenas” 150 anos, e começa a atingir sua maioridade entre 70 e 80 anos. Na própria América do Norte, existem exemplares de pinheiros que já ultrapassaram os 5 mil anos de idade e, por conta disso, eram consideradas as árvores mais velhas do mundo até o exemplar de pinheiro ser encontrado na Suíça. A red maple é considerada uma árvore de rápido crescimento e desenvolvimento, embora tenha uma vida relativamente “curta”.