Descoberto novo Sistema Exoplanetário

Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) fizeram uma nova descoberta: um sistema planetário que possui ao menos uma estrela como o Sol e cinco planetas orbitando essa estrela. O nome do novo sistema planetário é HD 10180, o mesmo nome da estrela que os planetas orbitam.

Sistema

Os astrônomos dizem possuir indícios de que outros dois planetas também existiram nesse sistema planetário, e um deles pode ser o que possui a maior massa entre os outros.

Características do HD 10180

O telescópio de 3,6 metros usado para descobrir o sistema planetário está localizado no Chile, em La Silla. O equipamento usado foi o HARPS, o maior descobridor de exoplanetas do mundo.

Telescópio

A estrela HD 10180 está localizada a cerca de 127 anos-luz de nosso planeta, e pertence à constelação de Hidra.
Um dos planetas cuja existência ainda não foi comprovada pode ter uma massa similar a de Saturno. Saturno possui uma massa 65 vezes maior do que a massa do planeta Terra. O outro exoplaneta possui aproximadamente o mesmo tamanho da Terra e pode ser o menor exoplaneta já descoberto.

Sistema Planetário Descoberto Recentemente Guarda Semelhanças com Sistema Solar

O novo sistema planetário encontrado possui algumas semelhanças com nosso Sistema Solar. Uma delas será o número de planetas, se for confirmada a existência dos outros dois.

A distância que os planetas ficam com relação à estrela do HD 10180 também é semelhante à distância que nossos planetas guardam do Sol, e seguem padrões regulares.

Solar

O principal autor do estudo, Christophe Lovis, diz que a descoberta é importante para auxiliar a compreender a evolução do sistema planetário a longo prazo.

No entanto algumas diferenças do nosso sistema solar são marcantes, como a maior presença de planetas de grande massa em sua órbita. Além disso, aparentemente o sistema recém descoberto não tem planetas compostos de gases como o nosso sistema. Além disso, os planetas aparentam ter órbitas circulares.

Outros Exoplanetas

No total já foram identificados 15 sistemas planetários que tenham ao mínimo três planetas. Um deles, o 55 Câncer, possui 5 planetas sendo dois gigantes.

Estudando o novo sistema planetário e comparando-o com outros já descobertos, os astrônomos chegaram a conclusão de que a distância entre os planetas e a estrela principal de um sistema planetário parece seguir uma norma, um padrão regular. Isso indica que o processo de formação desses planetas e sistemas planetários pode ter sido similar.

Existe uma lei empírica chamada “Lei Titius-Bode” que diz que a distancia entre o Sol e os planetas pode ser prevista, pois cada planeta está afastado do Sol cerca de duas vezes mais do que o planeta anterior. Embora essa lei tenha funcionado com grande parte dos planetas, errou quanto a orbita de Saturno.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *