A luta pela sustentabilidade e ecologia tem sido o grande desafio para países do mundo inteiro. O mundo sofre e grita por socorro e muitos países já notaram que é possível e é preciso tomar iniciativa, fazer com que o meio ambiente respire ar puro.
Infelizmente nem todos os países têm tido a devida preocupação com o meio ambiente que deveriam ter. Alguns países sufocam o ar com a emissão de gases tóxicos, arrebentam a camada de ozônio, poluem rios, lagos e mares e depois reclamam dos estragos que a natureza causa. Todavia isso não é uma regra, já existem alguns países que são muito ecológicos e lideram o ranking dos países mais ecológicos do mundo.
Ranking: Saiba Quais Países São Mais Ecológicos
Alguns países, com a devida preocupação com o meio ambiente, já lidera este ranking. Saibamos quais são esses países e ,porque eles estão liderando o ranking dos países mais ecológicos do mundo.
A Suíça, a Letônia e a Noruega estão entre os países mais verdes, ou seja, mais ecologicamente corretos, que tem toda um preocupação com o meio ambiente, preocupa-se com a emissão de gases, usando medidas muito mais saudáveis e sustentáveis que não agridam o ar, nem as águas, e este zelo pelo meio ambiente está em concomitância com o bem estar da população, que anda de mãos dadas com o bem estar do meio ambiente.
A classificação para saber se um país é ecológico ou não é determinada através de estudos, onde foram aplicados alguns critérios avaliativos que medem, através de testes realizados, coletas de amostras e analisadas em laboratórios que medem a qualidade do ar, a qualidade da água dos rios, lagos e mares, a biodiversidade, a emissão de gases poluentes que provocam, diretamente, estrados na camada de ozônio e provocando o fenômeno chamado como efeito estufa, assim também como fatores sociais, que regem o sistema de cada país, o uso sustentável dos recursos naturais com o própisto de manter a vitalidade do ecossistema, como índice de analfabetismo e educação, desemprego, PIB (Produto Interno Bruto), expectativa de vida e atividades sociais.
Suíça
Liderando o ranking de país mais verde, ou seja, de país mais ecológico do mundo, encontramos a Suíça. A conquista deste primeiro lugar só foi possível através de um bravo empenho na redução progressiva do uso de combustíveis fósseis e nuclear.
A Suíça lidera também o ranking das usinas geotérmicas, que são as usinas que produzem, através das ondas de calor, energia que ser á revertida para aquecer, durante o inverno, as casas, os escritórios, os hotéis e as estufas durante o inverno rigoroso por que passa o país anualmente. E o uso da energia oriunda das usinas geotérmicas faz com que a emissão de CO2 (Dióxido de Carbono) seja bem menor, melhorando assim a qualidade do ar. E todo esse conjunto de alternativas só é possível graças às políticas públicas ambientais, que trabalham seriamente na captação de recursos cada vez menos agressivos ao meio ambiente.
Outra medida que foi muito importante para colocar a Suíça no topo dos países mais ecológicos foi à exigência feita pelo governo Suíço de que todos os veículos deveriam usar catalisador e controle do gás de escapamento dos carros. Isso, sem sombra de dúvidas, foi fundamental para a pouca emissão de gases poluentes. Sem falar que o povo suíço é totalmente adepto ao uso consciente e sustentável dos recursos naturais, de modo a preservá-lo para ter sempre, para ter sempre.
Letônia
Em segundo lugar no ranking dos países mais verdes e sustentáveis encontramos a Letônia. Com uma população de aproximadamente 2 milhões e 243 mil habitantes, a Letônia é um país de uma beleza natural sem igual, quase que intacta pelo desenvolvimento urbano e capitalista.
Mais de 44% do seu território ainda pertence às florestas, que são protegidas por leis severas que cuidam da vitalidade, manutenção e subsistência do ecossistema rico e intocável da Letônia. A educação ambiental, praticada através das políticas publicas, sociais e ambientais bem delimitadas, traz grande conforto à natureza, pois mesmo nas áreas destinadas ao cultivo, plantio e criação de gado, as áreas são bem delimitadas e as leis bem claras, o que faz com que a população que vive nessas áreas usem dos recursos sustentáveis com consciência, renováveis e de modo que o meio ambiente não seja agredido por tais práticas.
Umas das grandes transformações na agricultura Letã foi o desuso dos produtos agrotóxicos nas plantações agrícolas. Muitos fazendeiros já adotaram o uso de práticas ecológicas, com compostos naturais que não agridem o solo, nem os lençóis freáticos da região.
Noruega
Em terceiro lugar no ranking contamos com a Noruega, também localizada na Europa, bem próximo à Letônia e à Suíça. E este ranking, pela segunda vez consecutiva se dá por conta da emissão de CO2 que está cada dia menor no país, com uma proposta audaciosa de que, até 2030, a emissão de carbono na atmosfera seja nula, ou seja, toda emissão de CO2 que a Noruega fizer, esta será reposta por uma ação ecológica, sustentável, que minimize, na verdade, que neutralize o efeito do CO2 na camada de ozônio. O terceiro lugar à Noruega dá-se graças às iniciativas estatais, privadas e, principalmente, à educação ambiental para a sua população que, consciente, também trabalha no sentido de não poluir avenidas, rios, lagos e mares, assim como também faz o uso consciente dos recursos. E também não podemos deixar de citar que a preservação das florestas é de suma importância para a qualidade do ar e equilíbrio do ecossistema, recurso amplamente utilizado na Noruega.
Luxemburgo
Luxemburgo é um país com pouco mais de meio milhão de habitantes, muito pequeno em comparação com grandes nações, como Inglaterra, Estados Unidos, China, Índia e Brasil. E a sua presença no ranking dos países mais verdes do mundo, deu-se por conta de atitudes e propostas públicas e sociais que visam o crescimento verde e sustentável, como o uso adequado dos recursos naturais, sem agredir o meio ambiente e ao programa de incentivo aos carros ecológicos. O país investiu cerca de 70 milhões de euros para crescimento do setor de energia solar, que inviabiliza o uso de energia química ou até mesmo de combustíveis fósseis.
Bom, estes são os 4 países mais verdes do mundo, temos ainda uma de países, quase todos europeus, que ocupam este ranking. O Brasil está longe de ser um modelo, pois ocupa, atualmente, o 62º lugar!