Consumo Sustentável: O Que é?

O Que É Consumo Sustentável?

A palavra “sustentabilidade” não sai dos holofotes da mídia e engana-se quem pensa que ser sustentável é apenas ser contra o desmatamento da Amazônia. A sustentabilidade não é somente aquele conceito distante relacionado a preservação de florestas. Todos nós podemos contribuir para a sustentabilidade com pequenas e grandes atitudes em nosso dia a dia.

Consumo Sustentavel

Consumo Sustentavel

Uma forma de contribuir é por meio do consumo sustentável, trata-se de um conjunto de práticas e ações que tem relação a compra de produtos e serviços que tenham vista a reduzir ou até eliminar totalmente os impactos sofridos pelo meio ambiente. Essas atitudes visam preservar os recursos naturais de forma que haja um equilíbrio ecológico nessa relação de consumo.

Dentre as práticas podemos destacar aquelas que se relacionam a redução da poluição, reciclagem de embalagens e fim do desperdício. Se grande parte das pessoas que seguissem essas premissas poderíamos alcançar em algum momento o chamado consumo sustentável.

O Consumo No Dia a Dia

O estilo de vida do ser humano atualmente inclui a necessidade e o desejo do consumo de bens e serviços que tornem a sua vida mais fácil e o façam se sentir melhor e mais felizes consigo mesmo. Para se ter uma ideia as fábricas de vários tipos de produtos nunca tiveram uma produção tão grande como agora.

Essa produção desenfreada tem causado problemas ecológicos bastante significativos. Nesse contexto surgiu na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92) que aconteceu no Rio de Janeiro o termo “consumo sustentável”.

Saiba Mais

Saiba Mais

Esse conceito foi incluído na Agenda 21 que tem como principal função abordar as ações que são necessárias para enfrentar os desequilíbrios do meio ambiente e propor mudanças nos padrões de consumo bem como na geração de resíduos.

No capítulo 4 da Agenda 21 é possível ler o seguinte trecho que resume bem o problema de falta de sustentabilidade no estilo de vida que o ser humano tem levado:

“Enquanto a pobreza tem como resultado determinados tipos de pressão ambiental, as principais causas da deterioração ininterrupta do meio ambiente mundial são os padrões insustentáveis de consumo e produção, especialmente nos países industrializados. Motivo de séria preocupação, tais padrões de consumo e produção provocam o agravamento da pobreza e dos desequilíbrios.”

Um Novo Padrão de Consumo

A proposta de consumo sustentável é uma espécie de “convite” para as pessoas em geral e para as empresas pisarem no freio, ou seja, mesmo com todos os desejos e anseios de lucro a sociedade pode diminuir a quantidade de produtos e serviços que produz e consome.

Além disso, existe o desejo de pautar o mercado pela reciclagem e ser instaurado um novo estilo de vida. Trata-se de um compromisso que precisa ser assumido por toda a sociedade de mudar os seus padrões altos de consumo. Porém, é importante compreender que esse consumo não diz respeito somente a quantas peças de roupas você compra, mas da forma como você se relaciona com os itens de consumo do seu dia a dia.

A Sua Forma de Consumir

Pense em como e quanto de água você gasta por dia para tomar banho, lavar a louça, lavar a sua roupa, para beber enfim para todas as atividades. Será que existe a necessidade de gastar da forma você gasta? E o seu lixo você coloca diretamente no mesmo latão sem nem ao menos se preocupar com o que pode ser reciclado?

Quando você vai as compras (de qualquer tipo desde o supermercado até uma loja de roupas) leva somente o que precisa ou sempre acaba levando mais do que vai usar? E na hora de descartar esses itens, você se preocupa com o volume de lixo que está gerando? Todas essas questões são relevantes no que concerne ao consumo sustentável.

A publicidade atual é bem mais direta e tentadora do que há algum tempo, isso se deve as mudanças antropológicas que aconteceram nas sociedades e é absolutamente natural que as pessoas sintam o desejo de consumi mais, porém, qual é o impacto que isso tem na sua vida e na vida do planeta?

Fazendo a Sua Parte no Dia a Dia

Confira algumas dicas para se tornar um consumidor sustentável e assim fazer a sua parte.

Reciclagem

Essa é a palavra de ordem na vida dos consumidores conscientes, pois a geração de lixo é um dos grandes desafios do futuro, onde armazenar esse lixo todo? Sendo assim materiais como metais, plásticos e papéis devem ser separados do lixo convencional e destinados para a reciclagem.

Compostagem

O lixo orgânico também pode ser um destino melhor do que simplesmente ir parar nos aterros, quem faz o cultivo de plantas pode fazer compostagem para transformar os resíduos orgânicos num tipo de adubo.

Redução do Consumo de Energia

A economia de energia fará bem para o planeta e para o seu bolso, tome banhos mais rápidos, mantenha as luzes apagadas nos cômodos vazios, prefira aparelhos que oferecem um consumo mais baixo de energia.

Ecobags e Caixas

Quando for fazer compras no supermercado, por exemplo, lembre-se de levar sacolas ecológicas, as ecobags, ou caixas para carregar as suas compras e assim não precisar poluir mais o planeta com sacolas plásticas.

Imprima Menos

Nem tudo precisa ser impresso, não é mesmo? Reduza a quantidade de impressões e quando for absolutamente necessário fazer a impressão prefira papel reciclado para isso.

Transporte Coletivo ou Bicicleta

Ao invés de todo mundo sair de carro é mais interessante para o planeta que as pessoas prefiram o transporte coletivo ou meios não poluentes como bicicletas. Porém, essa questão não depende apenas da boa vontade de cada um, mas também das condições dadas pelo Governo na qualidade dos transportes e espaços para ciclovias.

Óleo de Cozinha

Jamais descarte o óleo de cozinha usado para frituras na pia da cozinha.

Orgânicos

Sempre que for possível prefira o consumo de verduras, legumes e frutas que sejam orgânicos.

Madeira Certificada

Quando for comprar móveis de madeira tenha certeza que a mesma é certificada.

Lâmpadas

Para reduzir o consumo de energia elétrica prefira as lâmpadas eletrônicas ou LED.

Aquecedores Solares

Outra alternativa é utilizar aquecedores solares dentro de casa, pois eles reduzem o consumo de energia elétrica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *