Reciclagem de papel consiste no processo de transformar o tipo usado em novas unidades para o uso. Processo industrial de remoção de tinta de impressão, invenção do jurista alemão Justus Claproth.
Governos apoiam de modo direto empresas que desempenham o trabalho de reciclar papel e outros tipos de resíduos. Existem três categorias que podem ser utilizadas como matéria-prima: Indústria de serração, resíduos pré-consumo e resíduos pós-consumo.
Resíduos pré-consumo: Material que saiu da fábrica de papel, mas foi descartado antes que estivesse pronto para uso do consumidor;
Resíduos pós-consumo: Material descartado após o uso do consumidor, tais como antigos recipientes de papelão ondulado, revistas velhas, jornais velho, papel de escritório e listas telefônicas antigas.
Processos da Reciclagem de Papel
01-O processo de reciclagem de papel envolve a mistura de usados com água e produtos químicos.
02-Em seguida, o papel deve ser picado, aquecido e dividido em cadeias de celulose, um tipo de material orgânico de planta. A mistura resultante é chamada de polpa, ou pasta.
03-As telas provocam tensão que removem qualquer cola ou plástico que pode ainda estar na mistura
04-Na sequência as mesmas telas são limpas, branqueadas, misturadas com água, retiradas para secar e pronto!
05- As mesmas fibras podem ser recicladas em torno de sete vezes!
Porque Reciclar Papel?
Fabricação de papel industrializado tem determinado efeito sobre o ambiente, tanto na montante (onde as matérias-primas são adquiridas e processadas) como à jusante (impactos de eliminação de resíduos).
Hoje em dia, noventa por cento de pasta de papel são criados a partir de madeira. A produção se equivale a cerca de quarenta por cento das árvores derrubadas ao ano em ritmo mundial para representar 1,2% da produção econômica total do mundo.
A reciclagem de uma tonelada de papel de jornal economiza cerca de uma tonelada de madeira, enquanto que reciclar uma tonelada de impressão ou papel pode salvar duas toneladas de madeira.
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) concluiu que a reciclagem fez com que acontecesse 35% a menos de poluição da água e 74% inferiores de poluição do ar responsável por fazer o papel virgem.
As fábricas de celulose podem ser fontes de ar e poluição da água, em especial se estão produzindo do tipo branqueado. Indústrias modernas produzem muito menos poluição do que algumas décadas atrás.
Reciclagem de papel diminui a demanda por celulose virgem e, portanto, reduz o montante global da poluição do ar e da água associada com fabricação. Polpa reciclada pode ser branqueada com os mesmos produtos químicos usados na pasta de papel.
Peróxidos de hidrogênio de sódio são os agentes de branqueamento mais comuns. Polpa reciclada, ou de papel feito a partir dela, é conhecido como PCF (processo isento de cloro) se não há compostos contendo cloro utilizado no processo de reciclagem. No entanto, as fábricas de reciclagem podem ter subprodutos poluentes, tais como lamas, por exemplo.
Livros e Reciclagem
Em meados do século XIX houve um aumento da demanda por livros e material de escrita. Até aquela época, os fabricantes de papel usavam trapos de linho descartados para o papel, mas a oferta não conseguiu acompanhar o aumento da demanda.
Internacionalmente, cerca de metade de todo o papel reciclado vem de perdas de conversão (reciclagem pré-consumo), como aparas e jornais não vendidos.
Conheça algumas estatísticas sobre o consumo de papel:
A média de uso de papel per capita em todo o mundo era de 110 libras (50 kg). Estimado que 95% da informação de negócios armazenem papel.
Reciclagem de uma tonelada curta (0,91 t) de papel poupa dezessete árvores maduras, sete mil galões de água, três metros cúbicos (2,3 m3) de espaço em aterro, dois barris de petróleo e 4.100 quilowatts-hora de energia elétrica – suficiente para abastecer o lar médio dos norte-americanos por seis meses.
Há 115 bilhões de folhas de papel usadas de modo anual para computadores pessoais. Usuário médio da web imprime 28 páginas por dia. As caixas de papelão onduladas têm mais de 25% de fibras recicladas ao redor do mundo. Algumas passar em 100% no processo de reciclagem!
Reciclagem de Papel na Europa
Recuperação de papel na Europa tem uma longa história e aos poucos se tornou organização madura e respeitável por grande partes dos principais países do continente. Os fabricantes e conversores europeus trabalham em conjunto para atender às exigências da Comissão Europeia e dos governos nacionais.
Em 2004 a taxa de reciclagem de papel na Europa foi de 54,6% ou 45,5 milhões de toneladas curtas. O índice chegou a 64,5% em 2007. Cumpriu a meta voluntária de 66% no ano de 2010 de acordo com dados oficiais, embora certos críticos não acreditem de fato.
Reciclagem Nos Estados Unidos
Em 1690 foi estabelecida a primeira fábrica de papel a usar roupa de reciclada, estabelecida pela família Rittenhouse;
1896: O primeiro centro de reciclagem foi iniciado pela família Benedetto, em Nova York, onde se recolheu trapos, jornais e lixo com um carrinho de mão;
1993: Primeiro ano com mais papel reciclado do que enterrado em aterros;
Mais de metade do papel utilizado nos Estados Unidos recolhido é reciclada. Os produtos ainda são maiores componente dos resíduos sólidos urbanos, constituindo em 40% da composição de aterros.
Em 2006, um recorde de 53,4% do papel utilizado nos EUA (ou 53,5 milhões de toneladas) foi recuperado para reciclagem. A indústria de papel estabeleceu um objetivo de recuperar 55 por cento de todo o tipo utilizado nos Estados Unidos no ano de 2012.
Recuperação de embalagens de papel específica para produtos de papel utilizados pela indústria de embalagens foi responsável por cerca de oitenta por cento dos materiais de embalagem reciclados. Foram recuperados valores superiores a £24.000.000 recuperados em 2005.
Em 1998, cerca de nove mil programas de calçada e doze mil pontos recicláveis surgiram nos EUA. A partir de 1999, 480 instalações de recuperação de materiais tinham sido estabelecidas para processar os materiais recolhidos.
No ano de 2008 a crise financeira mundial fez com que o preço de jornais velhos caísse nos EUA a partir de US$ 130 a US$ 40 por tonelada curta.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier
solicito informação sobre quais são os materiais necessarioa para colocar em funcionamento uma fsbrica de reciclagem de papel ou garrafa pete….