O Que Faz um Auditor Ambiental?

As preocupações com os danos ao meio ambiente aumentam as preocupações de Estados e grandes corporações. As emissões de gases estão acima das estabelecidas pelos principais tratados ambientais em nível mundial. No cenário o mercado de trabalho começa a ficar verde, com exemplo da grande procura por qualificação profissional em auditoria ambiental.

.

Quais Objetivos da Auditoria Ambiental?     

Objetiva avaliar de modo sistemático, documentado e periódico os fundamentos da matéria no sentido de buscar conformidades e tomar como referência normas ambiental dentro da empresa, na administração pública ou dentro do processo como um todo.

O auditor ambiental precisa contar com equipe montada de modo prévio e ao mesmo tempo buscar comparar os fatos executados em prática conforme as normas adotadas.

Existem séries de passos que devem ser realizados dentro do setor de auditoria, tais como: Coleta de evidências, reunião de abertura, reuniões de encerramento, constatação de auditoria e elaboração de relatórios. As etapas são consideradas fundamentais e precisam seguir implantações com qualidade para obter os melhores resultados a serem divulgados à sociedade.

.

Não adianta se formar nas áreas apenas porque existe alta demanda de mercado. Empresas formam equipes de auditores que estão preparados de múltiplas formas para elaborar planos de auditoria e ao mesmo tempo ficar na frente da concorrência sendo ambientalmente correto.

Atividade são detalhistas e requerem alto nível de poder nos critérios e tomadas de decisões durante os processos de auditoria. É essencial o profissional ter gosto aprimorado pelas áreas no sentido de enfrentar bateiras longas de estudos no campo ambiental e jurídico.

Significado da Auditoria Ambiental?

Auditoria Ambiental

Auditoria Ambiental

A auditoria ambiental é um termo geral que pode refletir vários tipos ou avaliações destinadas a identificar lacunas do meio ambiente e gestão de implantação do sistema, junto com as respectivas ações corretivas.

Dessa forma, eles desempenham uma função (similar) análoga às auditorias financeiras. Há dois tipos: Conformidade e gerenciamento de sistemas de auditorias.

Auditorias de Conformidade Ambiental

Como o nome indica são destinadas a rever o estado de conformidade legal em um contexto operacional. As auditorias de cumprimento começam com a determinação dos requisitos de conformidade aplicáveis contra as quais operações serão avaliadas.

Isso tende a incluir os regulamentos federais, estaduais, alvarás e ordenanças locais / códigos. Em alguns casos, pode também incluir requisitos legais dentro assentamentos. As auditorias de conformidade podem ser multimídias ou programáticas.

Auditoria Ambiental

Auditoria Ambiental

Auditorias multimídia envolvem a identificação dos meios ambientais (ar, água e resíduos) que se aplicam para a operação / empresa. As programáticas (que também pode ser chamadas de temáticas ou mídias específicas) são limitadas ao âmbito pré-identificado das áreas de regulação, como o ar, por exemplo.

ISO 14001: Objetivos da Auditoria Ambiental

ISO 14001 é uma norma voluntária internacional para sistemas de gestão ambiental (“EMS”). Fornece os requisitos para SGA e ISO 14004. Os principais Objetivos são:

  • A: Identificar e controlar o impacto ambiental das atividades, produtos e serviços;
  • B: Melhorar o desempenho ambiental;
  • C: Implantar abordagem sistemática para a definição de objetivos e metas ambientais e demonstrar que elas foram alcançadas.

As organizações que implantaram o ISO 14001 procuram obter a certificação por organismos de certificação independentes. Em 2002, a organização publicou também ISO 19011, o padrão de qualidade e sistemas de gestão ambiental utilizado para auditorias internas e certificação de SGA.

Um equívoco comum é que a certificação ISO 14001 implica, automaticamente, a conformidade legal. Ela não reflete com a conformidade e os requisitos legais, embora a norma exija avaliar a conformidade com os requisitos legais.

Se não houver um acordo com alguma exigência legal, ISO 14001 exige que a organização estabeleça metas específicas relacionadas com as conformidades, estabelece, implanta e mantém programas para atingir a conformidade.

Por isso é possível que no momento da auditoria a organização cumpra os requisitos da norma ISO 14001, ainda que não haja conformidades com requisitos específicos, eles são identificados e a organização trabalha para corrigir.

Ferramentas de Auditoria e Tecnologia para o Auditor Fiscal

O termo “protocolo” significa lista de verificação utilizada por auditores ambientais como guia para realizar as atividades de auditoria. Não existe protocolo padrão, seja em forma ou conteúdo.

Normalmente, as empresas desenvolvem seus próprios protocolos para atender as suas necessidades específicas de conformidade e sistemas de gestão. Empresas de auditoria desenvolvem regras gerais que podem ser aplicadas a uma vasta gama de empresas / operações.

A tecnologia atual suporta muitas versões de computador baseadas em protocolos com tentativa de simplificar o processo de auditoria, convertendo requisitos regulamentares de modo qualificado.

Empresas e auditores encontram vários sistemas de protocolo disponíveis de modo comercial. Outros profissionais (normalmente aqueles com muitos anos de experiência em auditoria ambiental) usam os regulamentos.

Há um debate de longa data entre os profissionais de auditoria ambiental no valor de grandes protocolos detalhados e prescritivos.

O uso de protocolos estruturados e prescritivos em auditorias ISO 14001 facilita a revisão por outros partidos, seja interno ao Organismo de Certificação (por exemplo, revisores técnicos e gestores de certificação) ou externos (organismos de acreditação).

Nos EUA, permite que as emissões atmosféricas, descargas de águas residuais e outros aspectos operacionais estabelecem os principais padrões de conformidade legal para as empresas.

Nos últimos anos os avanços na tecnologia tiveram grandes impactos na auditoria. Os computadores portáteis, impressoras portáteis, CD / DVDs, internet, e-mail e acesso à Internet sem fio têm sido usados para melhorar as auditorias, aumentar / melhorar o acesso à informação, regulamentar e criar relatórios de auditoria no local.

Em experiência realizada na década de noventa do século XX uma grande empresa investiu recursos significativos no teste de “vídeo”, onde o auditor (localizado na sede corporativa) utilizado em tempo real a tecnologia de videoconferência para o pessoal ao local para levar câmeras de vídeo de modo específico. Embora inicialmente promissora, o conceito não se mostrou aceitável.

Tipos de Avaliações

Fase de avaliações no local ambiental é feita em relação às fusões, aquisições ou atividades de financiamento. A intenção da AES é identificar fontes potenciais de contaminação de existência, propriedade para fins de custos de limpeza e responsabilidade sob a lei.

Artigo Escrito por Remato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *