Como Acontece a Poluição dos Rios?
A humanidade em seu habitat natural consome alimentos, roupas, eletroeletrônicos e demais utensílios para sua comodidade e auto sustento. Que com o passar do tempo e uso levam à produção de lixo através do descarte.
Como a trajetória que este lixo nem sempre é condicionado a locais apropriados acabam sendo jogados em rios mais próximos das cidades.
Os rios são poluídos de várias formas na qual se pode destacar o despejo de água, ou até mesmo a água com temperatura maior, esgoto, compostos químicos industriais, metais que são considerados contaminantes. Pois ao serem manuseados ou existir em uma porcentagem maior do que a exigida por lei acaba por matar os rios, peixes e formas de vida que dependem do rio.
Com o descarte indevido, os rios que recebem estas substancias acabam por ter sua quantidade de oxigênio dissolvido menor do que a essencial para manter vida neste sistema. E acaba por estar contaminado.
Os Rios Mais Poluídos do Mundo
Com o uso indevido dos rios quase toda a terra já está com suas fontes de água doce suja e imprópria para consumo.
Dentre os rios mais poluídos do mundo estão:
a) Rio Citarum: localiza-se na Indonésia. Este rio já não parece mais um rio e sim um local de despejo de restos industriais. Encontra-se totalmente tomado por objetos em sua superfície aquática. Os peixes que se encontram lá são somente os mais fortes diante de tanta poluição.
b) Rio Yamuna: que se encontra na Índia. Este rio foi desvia do em sua maior parte para sustentar as lavouras na produção de alimentos. Devido a esta característica suas águas diminuíram a quantidade e acumularam o esgoto que é despejado nele. Tornando-se um dos rios mais poluídos do mundo.
c) Rio Amarelo: na China. Com o alto nível de abastecimento à população chinesa, tanto em indústria, agricultura, e cidades, o rio está a secar. E a água que está nele não é potável, causando doenças na população que depende diretamente dele, por ser pouca está muito poluída com o descarte de dejetos industriais e sociais.
d) Rio Ganges: está na índia. E a população está ligada diretamente culturalmente e religiosamente a este rio. Que acreditam na cura e purificação ao tomar o banho em suas águas. Está poluído devido às mesmas causas do rio amarelo.
e) Rio Songhua: localiza-se na China. Este rio já sofreu com derramamento de produtos químicos tóxicos que proibiram a população de consumir seus peixes por tempo determinado até diminuir a polução ambiental. O desmatamento na encosta, e da mata que protege a sua nascente, também causaram o aumento da poluição. Estes poluentes causam a diminuição da água potável para consumo da população.
Os Rios Mais Poluídos do Brasil
O Brasil possui a maior parte da água doce do mundo em seu território, não congelada, e está em suas Bacias que abrigam os principais rios deste país. Uma pesquisa foi publicada tendo em vista os níveis de poluição da água e de sua qualidade pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010. A ANEAM – Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais destacou os rios mais poluídos do Brasil, e se encontram neste ranque com base nestes dados:
Tietê. Tem sua extensão no Estado de São Paulo. E já serviu para a fundação de muitas cidades às suas margens que desencadeou o crescimento urbano não planejado e que joga todo o lixo no rio. Sua maior fonte de poluição está ligada ao despejo industrial e urbano. Atualmente existem projetos voltados à limpeza e recuperação das suas águas.
- Rio Iguaçu. Este é o maior curso de água doce o Estado do Paraná, e está muito poluído devido a falta de projetos eficientes de despejo de água e esgoto sujos.
- Rio Ipojuca. É considerado um rio do nordeste brasileiro que corta cidades que não tem tratamento de esgoto adequado, e acaba recebendo todo esse despejo inadequado. Tornando-se um rio muito poluído que as pessoas dependem dele para sua sobrevivência e com isso acabam adquirindo doenças causadas por falta de água limpa.
- Rio dos Sinos. Corta as cidades do Estado do Rio Grande do Sul e o excesso da retirada de suas águas e despejo indevido de saneamento básico sem tratamento e lixo industrial causou a poluição excessiva deste rio.
- Rio Gravataí. Está localizado no Estado do Rio Grande do Sul também. As causas da poluição deste rio não são diferentes das outras já demonstradas anteriormente, como por exemplo, esgoto sem tratamento que é despejado, reciclagem e contaminantes descartados indevidamente, agropecuária e utilização da água sem controle ou estudo do rio e planejamento adequado que levam a secar o manancial.
- Rio das Velhas. Esta no Estado de Minas Gerais. Neste além do despejo de esgoto, ainda conta com poluição de metais que contaminam suas águas como chumbo, cianeto. Já conta com projetos e metas para descontaminação no momento.
- Rio Capivaribe. Em Pernambuco no nordeste do Brasil. A alta concentração de esgoto e lixo jogado neste local tornou-o uma área com vista de “lixão”.
- Rio Caí. No Rio Grande do Sul. O consumo excessivo e despejo de poluentes e lixo tornou-no um curso d’água contaminado e impróprio para a população que suja o rio sem consciência.
- Rio Paraíba do Sul. Cortam os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Minas Gerais e o Vale do Parnaíba. A destruição deste rio está associada a retirada de areia e matas ciliares, despejo de esgoto e poluentes, tanto industriais quanto urbanos.
- Rio Doce. Banha o Estado de Minas Gerais e Espírito Santo. A maior causa de contaminação deste rio está associada ao uso da água para agricultura, despejo de agrotóxicos e produtos químicos de lavoura, além do uso indevido com descarte de lixo, esgoto sem tratamento.
Algumas Dicas para Diminuir a Poluição dos Rios
- Separar devidamente o lixo (orgânico, metal, plástico, vidro);
- Descartar corretamente o lixo em locais apropriados para que as companhias de recolhimento levem para local adequado;
- Não utilizar produtos químicos sem a devida prática e manuseio adequado;
- Evitar queimar objetos, os gases liberados aumentam à chance de se ocorrer a chuva ácida e com isso levar a erosão e enxurradas ou dissolução de contaminantes que acabam sendo carreados para os rios;
- Produzir menos lixo;
- Ser consciente ao possuir uma indústria e procurar ter projetos de descarte e aproveitamento correto para o lixo;
- Evitar despejo de compostos orgânicos;
- Adotar projetos de filtros e tratamento de esgoto para serem colocados na saída de despejos dos rios;
- Utilizar menos detergente, pois os sabões causam a formação de micelas que diminuem a concentração de oxigênio dissolvido nos rios.
Posts Relacionados
Saiba mais sobre a poluição dos rios na América Latina e que medidas estão sendo tomadas para salvá-los. Entenda como estão as condições dos rios brasileiros e se há algum correndo graves riscos. Veja como se despolui um rio e saiba qual das possibilidades é mais viável para o caso de cada rio.
queeeeeeeeeeeee oroooooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrr
Obricado…
eu odeio esse sai-te
orivel!!!!!!!
eu odeio esse sai-te
que e isso que meu deus do ceu
muito obrigada!!!!!!
ajudou muitooooooooooooooooooo
meu deus
Olha vc que se emporta com o meioambiente cuide dele quando vcs tiverem filhos vcs estaram deixando pra eles . UMPACTO PELA NATUREZA…entao faça o que é serto pra vc!!!