Poluição dos Rios da América Latina

A poluição dos rios é um problema mundial e parece que na América Latina a situação é mais grave do que nos demais continentes, e especialmente, o nosso país contribui bastante para agravar a situação. Antes de falarmos desse papel por nada bonito do Brasil no que se diz respeito a poluição dos rios, veja uma lista recente, dos 10 rios mais poluídos do mundo. Vamos partir daquele “menos” poluído e chegar ao que se encontra na pior situação.

E começamos, em décimo lugar com um “representante” brasileiro. Veja como estamos mal! Temos rios incluídos entre os 10 mais poluídos do mundo e não estamos falando somente de América Latina.  O rio que fica na posição 10 é o Rio Iguaçu, que na verdade, se falarmos de Brasil, é o segundo mais poluído do nosso país. Da sua extensão, 70 km estão poluídos e o pior, boa parte dessa poluição é fruto da má educação da população. 90% do que suja este rio são resíduos domésticos e os outros 10% são jogados pelas indústrias locais. Essa segunda parte, tem um efeito devastador ainda muito maior e representa risco à saúde de quem vive na região.

O nono lugar também fica com o Brasil e agora estamos falando do rio mais poluído do Brasil, que fica na cidade do Rio de Janeiro e se chama Rio Guandu. Suas águas são contaminadas por algas venenosas e mais poluição orgânica, que são levadas pelas águas de dois outros rios, o dos Poços e o Paraíba do Sul. Ele também sofre com lixo jogada pelas indústrias de Queimados.

Saindo do Brasil, em oitavo lugar, na lista de rios mais poluídos do mundo está o Marilao, que fica nas Filipinas. Nele se encontra de tudo, de carcaças de animais (muitos cães) a resíduos domésticos. É a população local diretamente que polui o rio e o governo vem fracassando na tentativa de limpá-lo sem a colaboração dessas pessoas.

O rio que fica na lista dos mais poluídos do mundo em sétimo lugar é o Rio Amarelo da China. Boa parte do seu curso está poluída, a ponto de fazer com que a sua cor se torne avermelhada. O principal motivo para que o rio tenha chegado a esse estado é o lixo jogado pelas indústrias.

Em sexto lugar na lista dos rios mais poluídos do mundo está o Rio Gange, que fica na Índia. Certamente você já ouviu falar do rio que é considerado sagrado para o povo indiano. As suas águas possuem mais de 3 mil vezes contaminação por bactérias do que é considerado permitido. Nele, são jogadas as cinzas de pessoas cremadas. E como é considerado sagrado, pessoas bebem suas águas e mergulham no Gange.

E outra vez o Brasil na lista, o Tietê de São Paulo, ocupa o quinto lugar da lista dos rios mais poluídos do mundo. A sujeira começou a se acumular nas suas águas em 1960, e não demorou muito a ficar conhecido no mundo todo, porque o rio passou a causar doenças graves como hepatite, cólera, além de verminoses, micoses, entre outras. Sem falar que além dos lixo doméstico, o Tietê recebe resíduos tóxicos de fábricas de São Paulo, que podem causar doenças como o câncer.

No quarto lugar ocupa a lista a bacia do Riachuelo e este já provou o quanto a poluição pode fazer mal à saúde de quem mora perto do rio poluído. Crianças locais entre 7 e 11 anos ficaram doentes e foi encontrado na urina delas, cromo. É um rio que a maior parte da poluição é composta de produtos altamente perigosos, como cromo, mercúrio e chumbo. Todos que podem provocar doenças sérias, como tétano, hepatite e outras.

No terceiro lugar está um “representante” da Rússia, o lago Karachay, que por muito tempo recebeu lixo atômico nas suas água. Por isso, além de poluído, ele é radioativo.

O segundo lugar da lista dos rios mais poluídos do mundo fica na Índia, nas proximidades de Taj Mahal e se chama Rio Yamuna. A sua contaminação é bem “variada”, lixo doméstico se mistura com lixo hospitalar, lixo agrícola e industrial. Segundo dados do país, pelo menos 500 mil pessoas já morreram vítimas de doenças provocadas pela poluição desse rio.

E no topo da lista, como rio mais poluído do mundo, está o Citarum da Indonésia. As suas águas recebem lixo de pelo menos 500 fábricas, o que fez com que o rio fosse condenado. Peixes no rio já não existem mais. E além da poluição das fábricas, ele também é poluído pelo lixo doméstico da população local, que não percebe o mal que está fazendo a si mesma.

O que Revelou o Estudo da ONU em Relação a Poluição dos Rios da América Latina

Anualmente, as Organizações das Nações Unidas, ONU, prepara um relatório sobre a situação das cidades na América Latina.  Entre tantas observações e análises, como a desigualdade social no Brasil que ainda é muito acentuada ou a região mais urbanizada da América Latina, o estudo apresenta todo um capítulo sobre as questões ambientais.

No relatório apresentado em 2013, foram feitas comparações entre regiões do continente e grandes países e o que ficou concluído é que da América Latina, o Brasil é o segundo maior poluidor dos rios. Nessa classificação, o nosso país só perdeu para o México. Segundo a ONU, o México e as cidades brasileiras juntas emitem a metade da poluição que existe na América Latina e não só dos rios. E claro, em consequência, temos um ar de péssima qualidade.

No documento, a única cidade grande brasileira que apresentou menor concentração de poluição no ar, por exemplo, foi Belo Horizonte, observando os parâmetros dados pela ONU. Já Fortaleza encabeça a lista como uma das maiores poluidoras do nosso país.

Se nos rios, o lixo industrial e o lixo domésticos são os principais vilões para a grande poluição dos rios brasileiros, fazendo o Brasil ficar entre os maiores poluidores da América Latina, no caso do ar, o transporte é o grande responsável. O relatório diz que 38% da poluição do ar da América Latina é consequência dos caminhões, carros e ônibus. O que segundo a ONU pode ser “positivo” simplesmente trocando os meios de transporte público muito poluentes por aqueles menos agressivo e incentivando o seu uso. No caso dos rios é preciso educar a população a não sujá-lo e fiscalizar com mais energia as indústrias que cometem esse crime ambiental.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *