Como Se Despolui Um Rio?

A poluição das águas de nossos rios e mares está cada vez maior e isso prejudica e muito o meio ambiente de uma forma que prejudica não somente a natureza, mas toda uma sociedade que depende de tais águas. No mundo inteiro existem programas direcionado para a limpeza das águas do planeta Terra e eles têm como objetivo deixar as águas consumíveis para que a reserva aumente e possamos viver sem racionamento, o que é previsto de acontecer após 2020.

A despoluição de um rio não é um processo rápido, barato e que pode ser feito de qualquer jeito. É preciso todo um conhecimento do local, do rio e das fontes de suas águas. Vamos explicar como pode ser feita essa despoluição e também de que forma você pode ajudar para que a situação de um rio poluído melhore.

Como Se Despolui Um Rio?

Como Se Despolui Um Rio?

Despoluição – O Que Signfica

A despoluição não é somente o ato de retirar a sujeira do rio, mas um conjunto de processos que envolve a limpeza das águas, a recuperação desta e ações de prevenção para que o rio não volte a ser poluído. Por ser um conjunto de processo que a despoluição se torna algo de se conseguir efetivamente. Algumas das fases podem ser ativas, funcionarem perfeitamente, mas se uma apenas falhar, o problema pode retornar e ainda pior.

Dependendo do local onde esteja o rio, a poluição pode ser feita de formas diferentes. A localização, a população e diversos outros fatores devem ser levados em questão na hora de despoluir um rio, portanto um projeto comumente será diferente de outro.

Esgotos – Os Maiores Inimigos

Como a nossa rede de tratamento de esgoto é extremamente falha, elas se tornaram os maiores poluidores de rio. Aqui no Brasil existem diversos exemplos de rios que estão com suas águas praticamente perdidas devido ser depósito de resíduos que saem de esgotos domésticos e industriais. Um grande exemplo é o rio Tietê, em São Paulo, que está entre os mais poluídos do mundo.

Processos De Despoluição

Para que as águas de um rio seja despoluído, três processos devem ser tomados: a coleta, o afastamento e o tratamento dos esgotos que é a principal causa de poluição de rios no mundo. Fazendo um tratamento correto dos esgotos levando como base esses três processos, com certeza os problemas de poluição dos rios irão reduzir consideravelmente. Apesar de muito simples, existe uma dificuldade imensa da maioria dos países em aplicar tal processo.

Tâmisa – Exemplo Para o Mundo

Quando se fala em despoluição de rios, não tem como se lembrar do exemplo do Tâmisa, um dos principais rios da Inglaterra e do mundo. Ele foi considerado o rio mais sujo de todo o continente europeu no século XIX e devido essa má referência, iniciativas foram tomadas para mudar a história. Na década de 60 foi criado um sistema de estação de tratamento somente para esse rio e o feito resultou na remoção de quase 100% dos esgotos que depositavam resíduos no Tâmisa.

Hoje já existe um ecossistema pelas águas desse rio com peixes e plantas sendo encontrados por toda a sua extensão.

Fases Da Despoluição

Trabalhar a despoluição de um rio por fases é importante. Os custos para despoluir um rio pode alcançar o marco de milhões de reais, então com certeza não é um projeto que se faz sem um planejamento eficiente e rápido. Mesmo o caso do Tâmisa ter sido um sucesso, o governo inglês afirma que o processo de despoluição já existia há cerca de 150 anos, com uma reeducação da população e com a construção de pequenos sistemas de captação de esgotos.

Vejamos Algumas Fases Da Despoluição.

A Origem Do Problema

Saber onde tudo começou e porque começou deve ser o primeiro passo para entender o problema e saber como resolvê-lo. Você nunca encontrará solução para um problema de despoluição se não souber exatamente o que a causou. O ideal é saber de onde partem os maiores poluidores e ver que saída pode ser tomada para sanar esse problema.

No caso do rio Tietê, ele sofre com a poluição industrial, a poluição difusa que é aquela causada pelos lixos das casa e das ruas que acabam no rio levados pelas águas da chuva e também pela poluição causada pelo esgoto doméstico, que é a mais prejudicial das três.

Barreiras De Proteção

Depois que o problema foi identificado e os principais poluidores identificados, chegou a hora de criar uma barreira de proteção para que tais parem de poluir o rio.  Nenhum plano de ação pode simplesmente tirar do caminho um desses poluidores sem redirecioná-lo corretamente, porque você vai apenas transferir o problema para outro lugar e isso pode gerar um outro caso de poluição igual ou pior do que a do rio.

Fiscalização Funcional

Depois de ter as barreiras eficientes instaladas para evitar que o lixo continue chegando ao rio, é a hora de instalar uma fiscalização funcional para que se certifique que a poluição não passará a acontecer de outra forma. Implantação de grupos vigilantes ou câmeras é o mais indicado. Essa segunda atitude é a que existe hoje no Tietê, onde elas indicam qualquer ligação clandestina de esgoto que possa ser feita para o Tietê.

Mais Oxigênio

Quando um rio chega em determinada fase de poluição, não existe mais oxigênio e qualquer forma de vida que precise desse elemento é extinta do local. Com uma estação de flotação instalada no rio, a despoluição acontecerá de forma muito mais eficiente e rápida. Essas estações são na verdade um grupo de tubos que trabalha injetando doses de oxigênio nas águas do rio sob a forma de microbolhas.

O oxigênio exerce um papel importante porque ele faz com que toda a sujeira existente flutue e dessa forma a sua retirada é muito mais fácil e aparente.

Com a execução de cada uma dessas tarefas e a manutenção delas de forma correta e eficiente, um rio deverá ser despoluído em cerca de 10 anos dependendo, claro, do nível de poluição  em que ele se encontra. Claro que a educação sobre a poluição para a sociedade em geral também deve existir através de programas de conscientização.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *