A Compostagem e Seus Diversos Tipos

Compostagem é um processo biológico de decomposição que é feito a partir do uso da matéria orgânica encontrada principalmente em restos de origem vegetal ou animal. Ele acontece pela ação de diversos micro-organismos que habitam o próprio lixo, sendo os responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, que se torna mais complexa em produtos finais com estrutura mais simples.

Os Tipos de Compostagem

Existem dois únicos tipos de compostagem, ou seja, aqueles em que ocorre a presença do oxigênio do ar, chamada de via aeróbia e outro sem a presença do oxigênio, chamado de via anaeróbia. Este processo visa um resultado final com um composto orgânico que possa ser utilizado como um produto recondicionante do solo, uma fonte maior de produção, usado como adubo na agricultura e também na jardinagem, sem proporcionar riscos ao homem e ao meio ambiente. Por isso, quanto maior for a variedade de matérias existentes em uma determinada compostagem, maior será a variedade de micro-organismos do bem, atuantes no solo. 

Modo de Fazer a Compostagem

Para os iniciantes nesse processo, a regra básica da fabricação da compostagem é feita em apenas por duas partes, uma parte matéria orgânica de origem animal e outra parte contendo os resíduos vegetais.

Os materiais mais usados na fabricação das compostagem são:

  • Cinzas
  • Penas
  • Lixo doméstico
  • Aparas de grama,
  • Rocha moída e conchas
  • Palha ou feno

  • Podas de cerca viva e arbustos
  • Resíduos de cervejaria
  • Resíduos de couro
  • Folhas
  • Turfa
  • Acículas de pinheiro
  • Erva daninha
  • Serragem

Como Usar Cada Material na Compostagem

Cinzas: As cinzas feitas a partir da queima da madeira proveniente de fogão a lenha, lareiras são uma excelente fonte de potássio que pode ser usada pelos horticultores orgânicos, já que a usam na prevenção de pragas. Além disso, as cinzas das cascas de limão, banana, pepino e ainda o cacau possuem um alto grau de fósforo e potássio em sua composição.
As cinzas de madeira podem ser juntadas às pilhas de compostagem, porém, perdem bastante de seu valor se ficarem expostas a grande quantidade de chuva, visto que pois o potássio lixívia com facilidade.

Penas: As penas de aves domésticas com da galinha, do peru e de outras aves são bastante ricas em nitrogênio, e podem ser aproveitadas e adicionadas às compostagens.

Lixo doméstico: Tudo o que você chama de lixo na cozinha, o lixo orgânico, é um excelente material para usado para decomposição. Em uma composteira, há sempre uma regra a seguida, não se deve despejar gordura animal, já que ela é uma substância de difícil degradação. Outro alimento que deve ser evitado são os restos de carnes, pois costumam atrair muitos animais, além de vermes e moscas, e causando um grande mau cheiro.

Aparas de grama: As aparas de grama, comuns em muitos quintais e jardins constituem uma matéria orgânica muito rica em nutrientes. Assim como os demais elementos, também pode ser usadas nas pilhas de compostagem, pois são isolantes térmicos e ajudam a afugentas as moscas e mosquitos.

Rochas e conchas moídas: Além de outras propriedades possuem uma grande quantidade de minerais, que são necessários ao crescimento das plantas. As ostras moídas, ou conchas de bivalvos e de lagostas possuem o mesmo efeito da rocha moída e podem facilmente substituir o calcário da preparação.

Palha ou Feno: Estes dois ingredientes usados em uma compostagem precisam de uma enorme quantidade de nitrogênio para chegarem até o processo de decomposição. Por isso, recomenda-se que se use pequenas quantidades de feno e palhas, mas desde estejam  frescos.

Cerca Viva e Poda de arbustos: São elementos de grande volume e, em razão disso, muito difíceis de serem decompostos. Acrescentados diretamente na compostagem deixam a pilha mais volumosa e por isso, com mais fácil penetração de ar.

Resíduo de cervejaria: Esta forma de resíduo enriquece demais o composto, mas costuma ser bastante molhado, não precisando de assídua irrigação.

Folhas: As folhas quando estão parcialmente apodrecidas são muito parecidas com o húmus puro. Para que ocorra a decomposição das folhas de uma maneira mais fácil numa pilha de compostagem, recomenda-se que seja diretamente misturada às folhas com o esterco.

Resíduos de couro: essa forma de resíduo é muito boa para a compostagem, especialmente por conter muito nitrogênio e fósforo, além disso, é abundante e barato.

Jornais: Há diversas controvérsias no tocante a se colocar ou não jornais na pilha de composto. Esse material é uma grande fonte de carbono, desde que se utilize apenas pequenas porções.

Turfa: Em termos nutricionais a turfa não melhora em nada a compostagem, no entanto, pode absorver toda a umidade nela contida.

Acículas de pinheiro: São tidas como um excelente melhorador da textura da compostagem.  Mesmo se tornando levemente ácida na pilha, outros elementos usados irão neutralizar seus os efeitos de acidez.

Serragem: Apresenta um processo de decomposição extremamente lento. A melhor maneira de usá-la é alternar entre serragem e esterco.

Algas marinhas: elas são ótimas fontes de potássio, e se decompõem facilmente, podendo ser misturadas com qualquer outro material de volume, como a palha, por exemplo. Também possuem muitos outros nutrientes, especialmente o iodo, o boro, o cálcio, o magnésio, dentre outros. Para o horticultor que pretende usar esse elemento, as algas marinhas, deve estar ciente de que elas mantêm a pilha isolada do calor e do frio durante o inverno.

Ervas daninhas: São ótimas como matéria orgânica para gerar nutrientes no solo, entretanto, deve-se acrescentar esterco e outros materiais ricos em nitrogênio, de forma que as altas temperaturas não permitam que as sementes das ervas germinem, evitando assim trabalhos futuros, bem como o desperdício deste resíduo. 

Principais Vantagens da Compostagem

  • Aproveitamento agrícola de toda a matéria orgânica
  • Processo ambientalmente sustentável e seguro
  • Grande eliminação de elementos patógenos
  • Economia maior de aterro

Outras informações sobre a compostagem e como ela funciona, além de fotografias de como fica depois de pronta podem ser conseguidas através da internet, em sites especializados. O que se pode ter mente é que a compostagem é uma excelente aliada do produtor e, bem como, de todas as pessoas que têm plantas e hortas em sua casa, já que se apresenta como um adubo orgânico que ajuda muito no desenvolvimento das plantas. 

Posts Relacionados

Entenda como é feita a compostagem doméstica e os benefícios que ela traz, e saiba como o lixo orgânico pode ser usado como adubo. É possível amenizar o lixo com ideias simples e, assim, diminuir o material a ser decomposto pelo meio ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Em nossaa mãos está a decisão, Vida ou morte? Depende de nós.

    Elizete de Souza Correa Baldez. 17 de agosto de 2013 13:05
  • Parabéns pela matéria, as informações estão bem distribuídas e completas.
    Acreditamos nesta forma de reaproveitamento dos resíduos orgânicos.
    Temos percebido uma crescente busca de produtos que facilitem a iniciativa da compostagem.

    ecoisas 10 de outubro de 2014 19:10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *