Lixo Orgânico

O mundo todo “produz” uma quantidade de lixo muito grande. No Brasil, onde a reciclagem ainda é um tema muito novo, assim como a coleta seletiva, o destino desse lixo é para grandes áreas e lá eles levam até anos para se decomporem. Todos nós sabemos que isso influencia diretamente no meio ambiente de forma negativa e em consequência na vida das pessoas.

O que pouca gente sabe é que o lixo pode ser um material valioso. A reciclagem pode servir para aproveitar muita coisa, como por exemplo, os restos de alimentos.

O Reaproveitamento dos Restos de Alimentos

A cozinha é bem provável que seja uma das maiores “fabricantes” de lixo, isto é, nós jogamos muita coisa fora quando cozinhamos e o pior, desperdiçamos muito alimentos. O primeiro passo antes de pensar em como reciclar os restos de alimentos é saber usá-los de forma a desperdiçar a menor quantidade possível.

O que sobrar mesmo, for resto, não deve ir para o lixo e sim ser usado como fertilizante para as platnas dos nosso vasos ou jardim. Muita coisa pode ser usada para esse fim como as cascas ou restos de frutas, como o mamão, abacaxi, laranja, cebola, banana, e muito mais. Porém, não são somente as frutas que podem se transformar em um poderoso fertilizante, casca de ovos, hortaliças e até mesmo a borra de café, também podem desempenhar essa função, entre outros.

Imagina a borra de café que é um grande problema, não se deve jamais jogá-la no ralo da pia, pois isso faz com que ele termine entupido, enquanto seria mais fácil usá-la para fertilizar as plantas.

Um dos métodos que era muito comum era aquele de fazer compostagem no minhocário, porém, o cheiro é forte e ter que ficar controlando as moscas e até mesmo larvas que surgem, não é tão simples. Se for em um apartamento, fica mesmo difícil manter esse tipo de compostagem. Porém, existe outras formas de reciclar os restos de alimentos sem causar danos para a sua casa.

Como Fazer a Compostagem Evitando Mau Cheiro

Se você coloca os restos de alimentos em uma caixa com minhocas, sim, terá aqueles problemas que foram citados como exemplo, para evitá-los, porém, e reciclar, basta em primeiro lugar secar todo o material. É bem simples, coloque os restos de alimentos sob o sol e espere secar antes de usá-los. É um modo de desidratar os restos de alimentos, que estarão prontos quando ficarem quebradiços. Feito isso, o passo seguinte é colocar tudo dentro do liquidificador e o resultado será uma espécie de farinha.

A farinha feita com os restos de alimentos, que é uma reciclagem desses materiais, mesmo depois de ressecados conservam os seus nutrientes intactos. Eles estarão no material de origem que foram os restos de alimentos, mesmo tendo virado farinha. Vira uma espécie de mistura especial para as plantas, sem perder, por exemplo, o cálcio que existe nas cascas dos ovos, o potássio que está nas cascas das bananas, e os demais nutrientes dos alimentos.

Depois de fazer a sua farinha, isto é, de ter reciclado os restos de alimentos é hora de armazená-la, o melhor é que dura por muito tempo sem perder o valor nutritivo, que é o que as plantas precisam. Porém, é importante que a farinha seja colocada em um saco plástico e deve ficar longe do calor, da umidade e da luz.

Como Fazer a Reciclagem dos Alimentos

Não tem nada de complexo para transformar restos de alimentos em material para fertilizar as plantas. Com exceção da carne e de restos que contenham sal, corte tudo em pedaços bem pequenos.

Depois de ter os pedaços, coloque-os em um lugar que peguem sol direto, se você tiver uma grelha ou algo como uma telha para colocá-los em cima, é bem melhor.

Caso você tenha cortado em pedaços bem pequenos, bastam 3 dias de sol forte para que os alimentos possam passar pelo liquidificador.

Na época do inverno, algumas pessoas fazem o processo dentro do forno convencional, que é um modo de desidratar os alimentos.

Como Usar a Farinha Derivada da Reciclagem

Depois de pronta a farinha feita da reciclagem de restos dos alimentos é hora de aproveitá-la. Lembrando que você tem na mão um material muito rico em nutrientes.

  • Retire de cada um dos vasos que receberão a farinha, mais ou menos 1 cm de substrato.
  • Depois de retirar coloque entre 2 ou no máximo 3 colheres (de sopa) da farinha.
  • Use um borrifador para umedecer a terra.
  • Pegue a camada que foi retirada e a cubra novamente.
  • Em seguida, as plantas podem voltar a ser regadas normalmente. Observando as exigências de cada uma das espécies. Sempre com muito cuidado para não alagar as plantas.
  • A cada 40 dias faça mais uma vez o adubo com a farinha resultado da reciclagem dos alimentos.
  • Porém, muita atenção, a farinha não pode ser usado em grande quantidade. Ao invés, de dar mais nutrientes para sua planta, ela pode acabar fazendo a fermentação, será um desastre e ela pode acabar morrendo.
  • A farinha feita com restos de alimentos pode ser usada em gramados, canteiros de flores, pomares e hortas.

Quem usa a farinha feita ao reciclar os restos de alimentos garante que as plantas ficam mais bonita. O fertilizante natural consegue deixa o verde das folhas mais brilhante e intenso. Além disso, as flores aparecem em maior quantidade e também mais bonitas.

Outra vantagem que a reciclagem dos restos de alimentos garante é em relação a proteção da saúde das plantas, elas se tornam mais resistentes as doenças e pragas. Você conseguir afastar esses problemas da planta usando um fertilizante natural é uma grande vantagem, pois significa que ao mesmo tempo, ele está ficando livre ou pelo menos recebendo menos, agrotóxicos.

Caso você não tenha interesse em fazer a farinha para usar nas suas plantas, poderá doar os restos para lugares que fazem a compostagem. Hoje no Brasil, muitas empresas recolhem esse lixo doméstico e levam para lugares que trabalham com esse tipo de reciclagem. Veja se o serviço está disponível na sua cidade.

A todo o lixo que se origina a partir de um ser vivo, seja ele vegetal ou animal, recebe a denominação de lixo orgânico. Este é um tipo de lixo que, de maneira geral, se produz nas Casas, empresas, Escolas, pela própria natureza; e como exemplos de lixo orgânico podem ser citados os restos de carnes, frutos, vegetais, cascas de ovos, sementes, ossos, ou seja, todas as sobras de alimentos orgânicos e mais papel, madeira, ossos, etc. Com todos os cuidados que hoje sabemos devem ser dispensados para evitar o Meio Ambiente Poluído, é preciso que se tenha muita atenção quanto a destinação a ser dada a esse lixo orgânico, uma vez que se deixado na natureza pode trazer conseqüências prejudiciais aos seres humanos, como é o caso de mau cheiro, surgimento de insetos e ratos, desenvolvimento de fungos e bactérias. Como resultado de tudo isso, várias são as Doenças que podem aparecer tendo como causa a contaminação da água e do solo.

Lixo Orgânico

O que Fazer com o Lixo Orgânico

De acordo com as normas de saneamento e tratamento do lixo, este deve ser depositado nos aterros sanitários. Na verdade o ideal seria que todas as pessoas contribuíssem para que esse lixo tivesse o tratamento adequado, porém se isto não acontece, de um modo geral, existem muitos que estão seriamente comprometidos com o Espaço Natureza e que fazem absoluta questão de dar a sua contribuição no sentido de que se faça um adequado tratamento do lixo, pois assim contribuímos para a Proteção Do Meio Ambiente. Interessante salientar que cada vez mais aumenta o numero de pessoas que se preocupam com os problemas do Lixo Nas Grandes Cidades e procuram dar a sua contribuição no sentido de minimizar os efeitos danosos que o não tratamento trás a Natureza e Sua Beleza.

Transformar Lixo

Coleta Seletiva

Uma das melhores maneiras de contribuir para o tratamento do lixo orgânico é a coleta seletiva onde devemos separar o lixo a ser reciclado do lixo orgânico para que este seja destinado diretamente aos aterros sanitários. Não Esqueça, entretanto que o lixo orgânico também tem grande utilidade na produção de energia, ou seja, o biogás, pois de sua decomposição se produz o gás metano. Outra maneira de fazer o aproveitamento do lixo orgânico é transformando-o em adubo o que se faz através de um processo que se chama compostagem. Fique Alerta, pois como podemos ver a poluição depende muito do ser humano que produz o que ele mesmo denominou de lixo e não dá a destinação certa a estes resíduos, pois quando o processo é feito de maneira correta ele pode contabilizar dividendos, com a reciclagem do que é possível ou com o aproveitamento correto do lixo orgânico em seu processo de decomposição

Coleta Seletiva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lixo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Como posso dar alguma utilidade ao lixo orgânico?
    A alguma possibilidade de reciclar, existem curiosidades sobre
    esse tipo de lixo?
    Obrigado pela atnção.

    Junior Bronllias 4 de outubro de 2010 22:20
  • quanto tempo dura o lixo organico nem diz nessa porra

    maya 18 de fevereiro de 2011 11:07
  • vcs dam qualquer resposta menos a que nos interessa obrigado por nada

    felipe 1 de março de 2011 21:09
  • a
    M

    aD 29 de outubro de 2012 13:30
  • FIU FIU FIU FIU FIU FIU FIU FIUF

    aD 29 de outubro de 2012 13:30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *