O sistema solar é formado por nove planetas, luas, satélites, meteoros, e milhares de corpos celestes que orbitam em torno do sol devido a sua força gravitacional. Segundo a ordem de proximidade do sol Vênus é o segundo planeta, primeiro é Mercúrio, e depois seguem a Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Nos próximos artigos nós vamos saber um pouco mais sobre esses planetas e suas características.
Histórico
Na antiguidade Vênus também era considerada, assim como Mercúrio, como dois corpos celestes diferentes, pois pode ser vista no amanhecer e também no crepúsculo, e assim recebia os nomes de Vésper e Lúcifer. Quando os cientistas descobriram que se tratava de um único planeta lhe deram o nome de Vênus, considerada a jóia do céu, a estrela mais brilhante, em homenagem a deusa romana da beleza e do amor – Vênus.
Características do Planeta
Os brasileiros conhecem o planeta Vênus como a estrela Dalva, a estrela mais brilhante que observamos a olho nu, justamente por ser o planeta mais próximo da terra, e o segundo com relação ao sol. O planeta Vênus é envolto constantemente numa camada de nuvens que associada a composição de sua atmosfera, aumenta sua capacidade de refletir a luz solar, o que o torna um planeta brilhante e que pode ser visto a olho nu a qualquer hora do dia, desde que se saiba a sua localização e o céu esteja limpo. Mas essa camada que aumenta a capacidade de refletir, diminui a possibilidade de se observar a sua superfície.
Composição e Formação
Vênus é entre todos o planeta com a composição mais semelhante a da terra, no entanto, devido a composição da sua atmosfera é pouco provável que algum dia os astronautas possam chegar até o planeta, pois possui uma temperatura elevadíssima, além de uma atmosfera venenosa e muito densa para a estrutura do homem, que morreria imediatamente intoxicado e esmagado. Até mesmo as sondas enviadas a Vênus obtiveram pouco sucesso, apesar de em 1990 terem conseguido mapear a superfície do planeta.
Atmosfera e Efeito Estufa
A atmosfera é composta de cerca de 96% de dióxido de carbono e o restante é uma combinação de nitrogênio, monóxido de carbono, oxigênio, dióxido de enxofre, argônio e vapor d’água, a maioria componentes pesados e tóxicos, que faz que essa atmosfera seja cerca de 90 a 95 vezes mais pesada que a existente na terra. Essa composição atmosférica permite que a luz solar entre, mas não permite que o raios infravermelhos saiam, ocasionando o efeito estufa que faz com que a temperatura média do planeta seja de cerca de 475ºC. Assim a luminosidade no planeta é como a de um dia nublado, ao mesmo tempo que origina fenômenos de refração múltiplos.
Por muito tempo considerou-se Vênus e a Terra como planetas irmãos, pelas suas semelhanças em densidade, massa, volume e dimensão, além de terem sido formados no mesmo período, no entanto hoje sabe-se que são as semelhanças terminam por ai, a temperatura e a atmosfera não permitem outras possibilidades.