O sistema solar é formado por nove planetas, luas, satélites, meteoros, e milhares de corpos celestes que orbitam em torno do sol devido a sua força gravitacional. Segundo a ordem de proximidade do sol, Marte é o quarto, os três primeiros são Mercúrio, Vênus e a Terra e depois Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Nos próximos artigos nós vamos saber um pouco mais sobre esses planetas e suas características.
Histórico
O planeta de Marte é conhecido desde a antiguidade e sua aparência, semelhante a uma estrela vermelha fez com que os antigos povos lhe denominassem “Marte”, que é traduzido para alguns idiomas como estrela de fogo ou Deus da guerra. Marte foi muito estudado na antiguidade e em 1610 Galileu escreveria que não sabia se marte não era redondo ou se só podia ver fases do planeta.
Clima e Satélites de Marte
Os planetas Terra e Marte tem muitas semelhanças, especialmente quanto ao clima, que em marte oscila entre 20 graus positivos e 14 graus negativos. Em Marte também existem estações climáticas que se assemelham as nossas, apesar de haver uma variação térmica muito maior. Como o ano de marte é o dobro do ano terrestre, em função do tempo que leva para completar sua órbita, as estações também são bem maiores do que na terra. Marte possui dois satélites, são eles Fobos, o que está mais próximo e Deimos, mais afastado, portanto com período de rotação maior. Ambos tem formato irregular que se assemelha a uma batata.
Superfície, Calotas Polares e Atmosfera
Óxidos de ferro são os elementos principais encontrados na superfície do planeta Marte, conferindo-lhe uma cor ocre-alaranjada. Marte é o quarto planeta considerado terrestre pela sua formação rochosa e possui um diâmetro equivalente a metade da terra. Nos pólos existem calotas polares formadas de gás carbônico congelado que forma gelo seco. Segundo os dados colhidos pelas sondas enviadas ao planeta a temperatura nessas regiões pode chegar a – 132 ºC. Contudo muitos cientistas acreditam que possa existir água sob o solo de Marte especialmente próximo as calotas polares. A atmosfera de Marte é composta de 50% de vapor d’agua, anidrido carbônico e de oxigênio, ocasionando uma situação de pouca pressão e baixa densidade atmosférica. Há registros de vendavais com ventos que chegam a 240Km/h.
Exploração e Hipótese de Vida em Marte
As explorações em marte tiveram início no ano de 1960, e depois de muitos fracassos em 1965 chegam a terra as primeiras imagens do planeta vizinho. Na década de 70 foram enviadas duas sondas para procurar formas de vida em marte, em forma de microorganismos. Oficialmente nunca se soube que essas e muitas outras explorações realizadas tivessem encontrado alguma forma de vida no planeta de Marte. No entanto, muitas pessoas e até cientistas acreditem que é possível existir vida em marte, existindo muitas histórias e até relatos de pessoas que avistaram ÓVNIS, tiveram encontros com marcianos ou foram abduzidas. O tema já se tornou tema de muitos filmes e livros, existindo vasta literatura sobre o assunto e faz de Marte o objeto de muitos projetos de expedições.