Saneamento é a higiene meio de promoção da saúde por meio da prevenção do contato humano com os riscos de resíduos físicos, microbiológicas, agentes biológicos ou químicos que podem gerar doenças. Resíduos que podem causar problemas de saúde incluem fezes humanas e de animais, resíduos sólidos, águas residuais domésticas, esgotos, resíduos industriais e agrícolas. Imagine que sem presença deste profissional de nível técnico o mundo estaria vivendo calamidades de origem bacteriana.
Setores Para Técnicos De Saneamento Básico
Os profissionais de saneamento podem ser usados em soluções de engenharia (por exemplo, esgotos e tratamento de águas residuais), tecnologias simples (latrinas, fossas sépticas, entre outros), ou mesmo por práticas de higiene pessoal, como a simples lavagem das mãos com sabão.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o “saneamento geralmente se refere ao fornecimento de equipamentos e serviços para a eliminação segurança de urina humana e fezes. Saneamento inadequado é a principal causa de doença em todo o mundo”.
Saneamento é conhecido por ter impacto benéfico significativo sobre a saúde, tanto em famílias como nas comunidades. A palavra também se refere à manutenção das condições de higiene, através de serviços como coleta de lixo e eliminação de águas residuais. Por este motivo, todas as civilizações desenvolvidas ou em desenvolvimento necessitam de profissionais de saneamento capacitado, visto que o mínimo erro pode causar degradações ambientais sentidas pelos indivíduos no nível da poluição.
Os profissionais de saneamento implantam gestões de fezes humanas a nível familiar. Esta terminologia é o indicador utilizado para descrever o alvo do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio em saneamento, de acordo com a OMS / UNICEF.
http://www.youtube.com/watch?v=cx6P3iNL9psPrincipais Especialidades Do Profissional De Saneamento
- Saneamento Alimentos: Refere-se às medidas de higiene para garantir a segurança alimentar.
- Saneamento Ambiental: Controle de fatores ambientais que formam ligações na doença de transmissão. Subconjuntos desta categoria são: Gestão de resíduos sólidos, água, tratamento de resíduos industriais, controle de ruído e poluição.
- Saneamento Ecológico: Abordagem que tenta imitar a natureza através da reciclagem de nutrientes e água de dejetos humanos e animais de forma higiênica segura.
Profissional De Saneamento Na Antiguidade
Desde a antiguidade os profissionais de saneamentos são importantes para as sociedades. Eles evoluíram os conceitos de acordo com o desenvolvimento dos grandes centros. A história aponta que as cidades e vilas romanas tinham elemento de sistemas de saneamento.
O fornecimento qualitativo de água nas ruas de cidades como Pompéia e a construção de pedra e madeira drenam para coletar e remover das águas residuais das áreas povoadas, como acontecia nos arredores romanos do rio Timbre.
No entanto, existem poucos registros de saneamento na maior parte da Europa até a Alta Idade Média. Condições insalubres e superlotação foram generalizadas no continente europeu e asiático durante a Idade Média, resultando periodicamente em pandemias, como a Peste de Justiniano (541-42) e Peste Negra (1347-1351), que matou dezenas de milhões de pessoas e alterou a sociedade em níveis consideráveis. A Europa não demonstrava deficiências apenas de saneamento, como no fornecimento insuficiente de alimentos para populações que se expandiram em ritmo maior do que a agricultura.
Aumento Da População X Saneamento Básico
Pelo constante crescimento em detrimento do saneamento básico, o mundo do século XXI encontra grandes dificuldades em democratizar o serviço. Há muitos países que estão lutando contra doenças geradas devido às condições de vida insalubres e consumo de água não filtrada.
Os profissionais de saneamento básico precisam implantar sistemas que garantem a eliminação dos excrementos humanos. Isto implica a eliminação de higiene e tratamento de dejetos humanos para não afetar a saúde das pessoas. Saneamento é parte essencial dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Os países que mais sofrem com falta de recursos ou profissionais especializados são aqueles considerados em desenvolvimento, que possui maior parte periférica do que de elite em grande parte dos limites geográficos.
Aumento da população no mundo em desenvolvimento tem colocado desafios na melhoria do saneamento. A falta de disposições de saneamento básico está estimada em ter contribuído para a morte de cerca de 3,5 milhões de pessoas de doenças transmitidas pela água por ano nos anos noventa do século XX, segundo afirma a OMS.
Tecnologia e Saneamento Básico
A tecnologia de saneamento padrão em áreas urbanas é a recolha de águas residuais nos esgotos. Tratamento em plantas para o reuso ou descarte nos rios, lagos e mares, representa ponto elementar dentro a profissão de saneamento básico.
Esgotos combinados são encontrados geralmente nas partes das áreas urbanas. Pesadas chuvas e manutenção inadequada podem levar aos excessos de esgoto combinados com transbordamentos sanitários.
Indústrias muitas vezes descarga as águas residuais em esgotos municipais, o que pode complicar tratamento. Neste sentido a presença do profissional de saneamento básico se tornar essencial para procurar novas formas de eliminar os resíduos.
O alto custo de investimento dos sistemas de recolha de águas residuais convencionais é difícil de ser suportado para algumas nações em desenvolvimento. Alguns países, portanto, promovem sistemas de águas residuais alternativos de coleta de esgoto condominial, tais como, os que utilizam tubos de menor diâmetro em baixa profundidade com layouts diferentes da rede de esgotos convencional.
Especialistas dizem que os países desenvolvidos possuem tratamento de águas residuais municipais generalizados, mas ainda em termos universais. Não se pode ignorar o fato de que mesmo os países em desenvolvimento as águas residuais são descarregadas de forma não tratada ao meio ambiente. Por exemplo, na América Latina, somente cerca de 20% do esgoto coletado é tratado.
Para qualquer desenvolvimento econômico e social, saneamento adequado em conjunto com boa higiene e água potável são essenciais para a boa saúde. Falta de saneamento adequado causa doenças que podem trazer inclusive o óbito. Saneamento é muito importante ao fim de manter a boa saúde da população!
Uma das doenças mais importantes que surgem pela falta de saneamento é a diarreia. Mortes resultantes da doença são estimadas em entre 1,6 e 2,5 milhões em todos os anos. A maioria dos afetados é de crianças abaixo dos cinco anos de idade. Outras doenças que são causadas por falta de saneamento incluem esquistossomose, tracoma e helmintíases.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier