Reciclagem de Lixo Eletrônico

A primeira vista o lixo eletrônico não oferece tantos inconvenientes, pois ele não exala cheiro, não suja o ambiente doméstico e tem boa aparência, mas nem por isso é menos nocivo, portanto a sua adequada destinação é imprescindível para evitar poluição com Impactos Ambientais graves, pois este tipo de lixo possui componente como o mercúrio, o chumbo e o cádmio, altamente prejudiciais a Saúde e a natureza.

Reciclagem de Lixo Eletrônico

Reciclagem de Lixo Eletrônico

A grande preocupação com o lixo eletrônico é o seu crescimento em quantidade e a dificuldade de dar correto destino para ele. A indústria de aparelhos eletrônicos está em franca expansão e conseguir dar destinação correta para esse grande volume de equipamentos é imprescindível para que não haja acúmulo. Para quem ainda tem dúvidas sobre como o descarte e a reciclagem de lixo eletrônico apresentamos algumas informações bem interessantes abaixo. Continue lendo e faça a sua parte.

Toneladas e Toneladas

A evolução tecnológica é muito positiva de diversas formas, no entanto, pode ser perigosa quando observamos o aumento da obsolescência programada, isto é, o prazo curto em que aparelhos celulares, notebooks entre outros se tornam ultrapassados. De acordo com estudos acredita-se que no Brasil a produção desse tipo de lixo é de 1,4 milhão de tonelada por ano. Imagine dar correta destinação para tanto lixo eletrônico.

Reciclagem de Lixo Eletrônico

Reciclagem de Lixo Eletrônico

Contaminação

Se o lixo eletrônico é descartado em local inadequado pode causar doenças nas pessoas que moram no entorno devido à contaminação do solo e do lençol freático com substâncias tóxicas. Os danos para a natureza são muito sérios e se refletem sempre na saúde e bem-estar do ser humano. Sendo assim não descarte teclados, computadores, equipamentos eletrônicos dentre outros itens em locais de lixo comum.

Como Fazer o Descarte Correto do Lixo Eletrônico?

Antes de falarmos sobre a reciclagem desse tipo de lixo é essencial explicar um pouco mais sobre o descarte. Muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito da forma correta de descartar baterias, computadores, pilhas entre outros elementos que tem grande quantidade de substâncias tóxicas e que não podem ser simplesmente enviados para o lixão. A lei 13.576/09 atribuiu a responsabilidade de descarte correto desse tipo de lixo aos fabricantes, mas mesmo assim é um pouco nebuloso para alguns consumidores como agir corretamente para fazer esse descarte.

Reciclagem de Lixo Eletrônico

Reciclagem de Lixo Eletrônico

Quando um produto eletrônico não tem mais uso deve ser levado para as lojas que os vendem que então os repassam para os fabricantes que irão dar o melhor destino possível. A lei obriga que os fabricantes ofereçam o melhor destino possível para esses equipamentos que pode ser os centros de triagem de reciclagem em que os resíduos são devidamente separados para que então possam ser reciclados.

Como é Feita a Reciclagem de Lixo Eletrônico?

A reciclagem do lixo eletrônico é feita numa escala muito pequena no Brasil devido a falta de tecnologias para tal. Boa parte dos metais são exportados para países que tem o trabalho de reciclagem desse tipo de material melhor desenvolvido. Esses países contam com o desenvolvimento de processos para separar as substâncias tóxicas que estão contidas em pilhas, baterias entre outros.

O Processo de Reciclagem do Lixo Eletrônico

O primeiro passo desse processo é a coleta do lixo eletrônica que pode ser feita através de postos de coleta, mercados ou lojas de eletrônicos que recebem os itens e os encaminham para os seus fabricantes. Tendo a coleta realizada chega o momento de fazer a triagem do lixo eletrônico que pode ser feita por pessoas ou por um computador. No caso de triagem humana é interessante destacar que muitas comunidades carentes têm encontrado uma forma de sobreviver com dignidade através dessa atividade.

Na triagem são separados os itens que ainda podem ser aproveitados (e que então são doados) daqueles que não tem mais condição de uso. Os aparelhos que não tem mais vida útil passam então pela desmontagem em que são separados a sua ‘carcaça’ de itens de vidro, placas de circuito e baterias. Os diferentes itens têm destinações diferentes de maneira a obter o melhor de cada parte.

Destinos das Diferentes Partes de Equipamentos Eletrônicos

Carcaça

A carcaça pode ser triturada e então vendida para empresas fabricantes de eletrônicos para que seus polímeros possam ser usados para fazer novos produtos ou então incinerada para gerar energia. A segunda opção ainda gera alguma polêmica uma vez que durante o processo de queima desse material pode ocorrer à liberação de dioxina. Existe ainda uma terceira opção que consiste em derreter esse material para transformá-lo em plástico.

Vidro das Telas

No vidro das telas de celulares e notebooks são encontradas algumas substâncias tóxicas como arsênio e chumbo. Para que sua destinação seja correta são separados em tipos de vidros e são encaminhados para o processo de moagem. Posteriormente passam por tratamento de maneira que podem ser vendidos novamente para empresas que usarão esse produto como matéria-prima.

Materiais Tóxicos

Os elementos tóxicos são devidamente separados e colocados em tanques que são construídos para armazenar esses itens em segurança. O destino final é ser enviado para empresas especializadas.

Baterias

Também passam pelo processo de separação e então são encaminhadas para empresas que podem dar o destino correto para elas.

Placas de Circuito

Esse é um item para o qual o Brasil ainda não tem método de reciclagem de maneira que é feita a exportação para países que possuem meios para reciclar com facilidade.

Conheça os Tipos de Reciclagem de Placas de Circuito

As placas de circuito estão na lista de itens de lixo eletrônico que mais dão trabalho para ser reciclados. Existem três formas de fazer a reciclagem desse tipo de item que são: química, mecânica ou térmica.

Reciclagem Química de Placas de Circuito

O processo químico usado para fazer a reciclagem desse item é de hidrometalurgia que consiste em extrair do material os metais por meio de lixiviação através do uso de água-régia que é uma mistura de 25% de ácido nítrico e 75% de ácido clorídrico. Também é possível usar ácido sulfúrico para realizar esse processo. O resultado é a separação em frações leves de cerâmicos e plásticos e frações pesadas que são metais.

Reciclagem Mecânica de Placas de Circuito

Nesse processo de reciclagem o material tem seu tamanho reduzido através de um processo que recebe o nome de cominuição. Na sequência ocorre ainda a fragmentação do produto que passa pelo processo de britagem e moagem. Os resíduos gerados pelos procedimentos anteriores são então peneirados de maneira a serem então classificados através de granulometria.

O processo seguinte de separação é o magnético em que características magnéticas dão conta da catalogação dos itens. Aqueles que não possuem características magnéticas passam então por processo de separação eletrostática para que os condutores de energia elétrica sejam separados dos não condutores.

Reciclagem Térmica de Placas de Circuito

Para esse tipo de reciclagem o processo utilizado é o de pirometalurgia em que elevadas temperaturas ajudam a separar os metais de acordo com os seus níveis de pureza. É necessário contar com muita energia para que as placas sejam incineradas. O metal concentrado que é obtido nesse primeiro processo é então encaminhado para a segunda etapa que consiste em fazer a separação eletrostática.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Solicito informação nomes de firmas que compram lixos eletronicos na região sudeste, e se possivel, tabela de preço de cada produto!?
    agradeço desde já.

    Joao B. Tertuliano 16 de abril de 2010 17:51
  • Em Salvador-BA procure a RECICLE LOGISTICA REVERSA DE ELETRÔNICOS. A empresa realiza coletas gratuitas de todo tipo de equipamentos eletrônicos. Atendem pessoas físicas e jurídicas, possuem licença ambiental e emitem certificado de descarte ecológico. Serviço nota 10!

    ROBSON FERNANDO 4 de outubro de 2018 16:19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *