Recursos Naturais

O conceito de recursos naturais diz respeito aos recursos que são oferecidos pela natureza e que tem utilidade para o homem. Esses recursos podem ser categorizados em recursos renováveis e recursos não renováveis. Os chamados recursos naturais são úteis para o homem e para o desenvolvimento da sociedade como um todo. A nomenclatura surgiu na década de 1970.

Horta

Horta

Entendendo Melhor os Recursos Naturais

Recebe o nome de recursos naturais os componentes que de alguma maneira estão integrados a natureza e que não tenha passado por transformações relevantes pelas mãos humanas. Sendo assim fica claro que esses recursos possuem forte ligação entre o homem e a natureza. Os chamados recursos naturais são os insumos necessários para a sobrevivência de ecossistemas e sociedades.

Tipos de Recursos Naturais

Recursos Naturais Renováveis

Estão nessa categoria os recursos naturais que se forem usados de maneira inteligente serão renovados pela própria natureza. Na lista desse tipo de recursos naturais estão vegetação, água entre outros. Para estar nessa categoria é necessário que esse recurso use um tempo curto para se renovar.

Recursos Naturais Não-Renováveis

Esses recursos como o próprio nome indica não são passíveis de serem renovados. Estão inclusos nessa categoria petróleo, ouro entre outros. Existe grande discussão a respeito desse tipo de recurso e como o ser humano se tornou dependente dessas fontes. Para se enquadrar nessa categoria se observa quanto tempo demora para um recurso ser renovado. Quando o tempo necessário é muito longo se mostra então recurso não-renovável.

Recursos Naturais Inesgotáveis

Basicamente recursos naturais que não terão fim como o sol e o vento.

Recursos Naturais Energéticos e Não Energéticos

Os recursos naturais podem ainda ser agrupados nas categorias de energéticos e de não energéticos observando a sua capacidade de produzir ou não energia. Por exemplo, o carvão é considerado como um recurso energético assim como a água também pode entrar nessa categoria dependendo da forma como é utilizada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *