Quais São As Características De Uma Montanha?

Relevo: Quais São as Características De Uma Montanha?

As montanhas fazem parte do nosso relevo terrestre, que é formado de muitas formas diferentes, que é formado de muitas maneiras diferentes, de muitos materiais diferentes e que vai se modificando lentamente ao longo do tempo, ainda que não possamos ver essas mudanças, pelo menos não na grande maioria das vezes, elas estão o tempo todo acontecendo. Quando digo que não podemos ver essas mudanças é porque o que acontece é que elas demoram milhares ou até milhões de anos para serem significativas aos nossos olhos, salvo exceções de casos estremos, como em casos de deslizamentos, ou de erupção de vulcões, etc.

A própria paisagem que temos hoje, ela não foi feita rapidamente, ela demorou milhões de anos para ser da maneira que conhecemos, foi um processo muito longo para chegar onde estamos nos dias de hoje, com o planeta que hoje vemos aqui. Um dado interessante é que cerca de 20% a 24% do planeta Terra atualmente é coberto por montanhas, alguns lugares há mais, em outros há menos montanhas.

As montanhas têm a capacidade de alterar não somente os efeitos paisagísticos de um lugar, mas também os padrões meteorológicos deste lugar, pois aqui no nosso planeta, quanto maior a elevação, maior também será a queda de temperatura, uma estimativa é de que a cada 150 metros de subida em uma montanha a temperatura caia aproximadamente 1 grau Celsius, mas por outro lado aumentam também os níveis de radiação uv (ultravioleta), que é uma das radiações ultravioletas do sol.

Uma das características mais notáveis das montanhas são as suas encostas serem muito íngremes e de alta declividade, além disso, normalmente em volta ou por perto delas estão situadas as regiões de vale, que são regiões mais planas e rebaixadas nos entornos das montanhas. É importante esclarecer sobre as diferenças entre cordilheiras e serras, as quais ambos os termos se tratam de um conjunto de montanhas, por esse motivo a denominação pode causar muita confusão, por isso é válido explicar que as Cordilheiras se tratam de montanhas que são muito altas, muito extensas e que estão agrupadas em uma região, já as serras se tratam de montanhas que estão em uma forma alinhada.

Exemplo de Relevo

Exemplo de Relevo

O conceito de montanha se aplica para relevos que tenham no mínimo 300 metros de desnível topográfico com o entorno, esse valor está em divergências ainda entre alguns pesquisadores e cientistas das áreas, mas é um dos mais aceitáveis para a definição de montanhas. No entanto, montanhas baixas normalmente são assim classificadas quando as suas alturas ficam entre 300 metros de altura a até 1000 metros de altura, montanhas médias vão de 1000 metros de altura a até 3000 mil metros de altura, enquanto que as montanhas altas são as que estão em alturas ou altitudes maiores que o valor de 3000 mil metros.

A parte mais baixa de uma montanha recebe a denominação de sopé de montanha, enquanto que a parte mais alta, recebe a denominação de cume. A título de curiosidade a maior montanha do nosso planeta em termos de altitude, ou seja, altura do nível do mar até o seu cume é o Everest, na Ásia que tem quase 9 mil metros de altitude, em segundo lugar vem Godwin Austen, também localizada na Ásia e com mais ou menos 8600 mil metros de altitude.

Classificação de Montanhas

As montanhas podem ser divididas em algumas categorias diferentes, entre essas categorias estão as montanhas de falhas, estão as montanhas de dobramentos, as montanhas vulcânicas e as montanhas de erosão.

Montanhas de erosão: Essas montanhas são muito influenciadas por processos naturais de desgaste local, normalmente elas surgem a partir da lapidação de uma rocha original pelos fatores e agentes do tempo, tal como os ventos, as chuvas, etc, esse desgaste da rocha original demora milhares ou até milhões de anos para vir a acontecer, uma vez que é um processo extremamente lento de alteração da rocha. Normalmente as montanhas de erosão são mais baixas do que outros tipos de classificação de montanhas e normalmente são formadas a partir do desgaste de rochas sedimentares.

Montanhas

Montanhas

Montanhas vulcânicas: As montanhas vulcânicas surgem a partir da erupção dos vulcões, ou de derramamento de lava, estejam eles em período de atividades ou não. Essas montanhas são formadas de material de rocha magmática e sua altura pode variar, em geral elas têm um tamanho mediano, mas podem ser mais pequenas ou mais altas, depende do local, da intensidade da erupção e também da frequência de derramamento de magma. Por exemplo: Acredita-se que a Ilha de Fernando de Noronha, uma das mais famosas do Brasil tenha sido formada inteirinha a partir de derramamento de lava, ao longo de muitos milhares de anos, em decorrência das erupções de um vulcão submerso no fundo do oceano, hoje já dormente.

Montanhas de dobramentos: Essas montanhas normalmente são geradas pela ação de agentes internos do nosso planeta Terra e não agentes externos do planeta, como outros tipos de montanha, tal qual a montanha de erosão. Isso porque são formadas pelos movimentos das placas tectônicas internas da Terra. O desenvolvimento de uma montanha de dobramentos se dá normalmente por eventos de atrito das placas tectônicas, tanto o choque dessas placas, quanto os atritos podem ser responsáveis pelo levantamento ou dobramento de áreas, que passam a tomar um formato que conhecemos como montanhas.

Essas montanhas podem atingir elevadas alturas e altitudes. É válido salientar também que elas são consideradas algumas das formações mais recentes do nosso relevo, apesar de que recentes remete a milhões de anos para nós. Um exemplo desse tipo de montanha é a gigantesca e imponente Cordilheira dos Andes, que corta grande parte da América do Sul e que detém o posto de segunda cadeia de montanhas de mais altitude da Terra, perdendo apenas para o Everest que está localizado na Ásia.

As montanhas de falhas podem ser formadas por causa do atrito que é causado em decorrência da colisão entre rochas ou aproximação entre elas, quando isso ocorre uma pode ficar acima da altura da outra, o que é também conhecido pelo nome de soerguimento, que pode ser surgir após a ruptura causada pelo forte impacto, com isso se formam visualmente o que chamamos e conhecemos por montanhas

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *