Lagos e Lagoas: Informações Sobre Esses Fluxos Geográficos

Rios e lagos são complementares e uma definição sempre anda em conjunto com a outra. Disso já sabemos e temos a errada mania de chamar de lago todo tipo de percurso, mesmo sabendo que existem lagos e as lagoas. Apesar de bem semelhantes e bem unidas as definições tem as suas diferenças e importantes diferenças que são justamente o motivo de conseguirmos identificar um lago e uma lagoa quando os observamos.

.

Então vamos entender melhor um pouquinho sobre esse assunto? Se você já sabe o que é cada um desses dois percursos, vai poder aprender um pouco melhor sobre esses e conhecer algumas curiosidades. Já se você faz parte daquele grupo que não entende muito bem a diferença entre lagos e lagoas, te convidamos a aprender agora, de uma forma simples e bem explicada. O que acha? Com certeza você vai gostar dessa nossa conversa.

Lagoas

Vamos começar pelas lagoas por essas serem menores e que dão origem aos lagos. Descritivamente, lagoa é um fluxo pequeno de água podendo ser natural ou feita artificialmente. Uma lagoa geralmente não tem água estagnada e quando são de formação natural, a sua correnteza na maioria dos casos são conduzidas pelo vento. Por essa característica, as lagoas em sua maioria são consideradas acidentes geográficos que apresentam características de terrenos aquáticos.

Erroneamente, alguns estudiosos limitam-se em diferenciar as lagoas de um lago levando em consideração apenas o tamanho. Isso existe claro e como citamos mais acima, as lagoas são bem menores que os lagos, porém não é o tamanho apenas que faz essa diferença, mesmo porque geograficamente não existe nenhum tamanho oficial que seja o máximo que uma lagoa pode atingir.

Lagoas

Lagoas

As lagoas se formam a partir de acúmulos de água em espaços rasos. Quando são naturais esses acúmulos acontecem geralmente em locais sofridos por depressões formadas de acidentes geográficos como tectonismo ou glaciares ou geleiras. Quando artificiais, podem ser montados em jardins, praças, tanques solares usados para o armazenamento de energia termal ou qualquer outro local e forma.

Você encontrará algumas lagoas bem importantes para a geografia do nosso planeta e conhecidas no mundo inteiro. As lagoas brasileiras recebem um maior destaque devido suas características. As principais são:

Lagoa Rodrigo de Freitas, localizada no Rio de Janeiro – essa lagoa corresponde a duas ilhas, a ilha Piraquê e a ilha Caiçara.

Lagoa dos Patos, localizada no estado do Rio Grande do Sul – essa é a maior lagoa do Brasil e a segunda maior lagoa da América Latina.

Lagoa de Órbidos, localizada nas cidades de Caldas da Rainha e Órbidos em Portugal – é uma lagoa muito importante estando entre as principais lagoas que se unem com o mar, e portanto tem grande significado para a ecologia.

Lagos

Lagos

Lagoa do Abaeté, localizada em Salvador – a principal lagoa do estado da Bahia e a principal área de conservação e preservação ambiental do estado.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre essas lagoas e conhecer outras tão importantes quanto essas, com uma pequena pesquisa poderá encontrar todas as lagoas coletadas em registros. Elas estão dividias por continentes, países e subsequentemente por estados. No final do nosso papo vamos disponibilizar um link para você.

Lagos

Os lagos são originados a partir de cursos de água variável formados a partir de uma depressão natural na superfície do nosso planeta. Diferente das lagoas, os lagos não se formam artificialmente a não ser que algum curso de água seja propositalmente desviado para evitar enchentes ou outros acidentes geográficos.

As águas dos lagos são geralmente provenientes de chuvas, de um curso de água já existente, como um rio por exemplo ou a partir de uma nascente natural. Hoje existem alguns tipos de lagos que vamos conhecer detalhadamente um a um mais abaixo.

Lagos Tectônicos – são lagos formados a partir de águas acumuladas em deformações geográficas como dobramentos e falhas de relevo. Esses lagos tem uma profundidade grande e a sua maioria não escoa para os oceanos.

Lagos Vulcânicos – o próprio nome desses lagos já nos dá uma imensa noção da sua formação. A formação desse tipo de lago pode acontecer de duas formas: as águas enchem naturalmente as crateras vulcânicas e a outra forma é a partir do magma derramado que em contato com a água forma caldeiras e essas acumulam água. Os lagos de origem vulcânica são considerados os mais lindos do mundo.

Lagos Residuais – são lagos formados a partir de antigos mares. É um lago de água salgada.

Lagos de Depressão – são os mais comuns, formados a partir de depressões do relevo.

Lagos Glaciais – esses lagos são formados a partir do degelo do ultimo período glacial do planeta. Geralmente estão localizados nos extremos dos nossos planetas.

Lagos Mistos – como o nome já diz, são lagos formados por uma “mistura” de vários fatores. Esses fatores são os outros formadores de lagos que já citamos.

Conhecendo esses tipos de lagos, vocês conseguirão com certeza identificar melhor um quando observá-lo e entender de imediato um pouco sobre o terreno onde está localizada essa formação geográfica.

Principais Lagos e Lagoas

Conhecer os principais lagos e lagoas é importante principalmente se você gosta de fazer turismo ecológico. Como pesquisar uma a um é bem complicado e uma pesquisa até mesmo cansativa, disponibilizamos dois links bem interessantes. Os dois são do site Wikipedia que contém hoje o maior banco de dados de lagos e lagoas do mundo.

O site dividiu esses cursos por continentes, países e em alguns desses países você ainda encontra a subdivisão por estados. Isso com certeza vai ajudar bastante na sua pesquisa. Você tanto poderá conhecer um pouco mais sobre aquele lago que lhe interessa como conhecer outros ao redor do mundo.

Visite aqui e conheça a lista dos lagos do mundo inteiro.

Visite aqui e conheça a lista das lagoas do mundo inteiro.

Obs: lembramos que essa lista contém apenas os lagos e lagoas que possuem dados coletados e registrados na internet. Cursos que geograficamente existem mas que não apresenta nenhum tipo de estudo online, não será encontrado no site e nesse caso você terá que fazer uma pesquisa mais aprofundada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *