História da Ecologia

A ciência cujo objetivo está no estudo das relações entre organismos e ambientes por ondem eles vivem. Na prática, estuda as formas de distribuição entre os seres vivos e a relação existente nas suas interações com a natureza. Aos poucos, os estudos se desenvolveram pelo mundo e hoje em dia temos uma gama de projetos direcionados com os mais diferentes ramos da ecologia. O ambiente delimita todos os números de espécies que serem encontradas. Indivíduos também modificam o ambiente pelos mais diversos motivos. Conheça um pouco sobre a história da ecologia.

Um pouco de história

Desde a época antiga, os estudiosos já notavam a vital importância que existe no tema ecológico. Por sinal a sociedade respeitava esta forma de interação, principalmente por que não havia muita lucratividade ou demanda pelas matérias primas da floresta.

Artefatos de Hipócrates e Aristóteles deixam claros nos registros das primeiras observações ecológicos na história, que o homem não tinha nenhuma noção relacionada com adaptabilidade ambiental. Por outro lado, gnósticos egípcios afirmam que no Egito a natureza era vista como própria presença divina e por isso ganhava poder supremo entre muitos mortais.

Ernst Haeckel, Carl Linnaeus ou Eugenius Warming. Quem inventou o termo “ecologia”?

Os três pensadores dividem a patente. Haeckel chegou ao começo do século 13 e começou a descrever e a influenciar diversos pensadores que começaram a entender a importância da natureza para o próprio equilíbrio ambiental.

História da Ecologia

História da Ecologia

Carl Linnaeus entre os século 15 e século 16 pesquisou e retratou trabalhos relacionados com a econômica da natureza nos estudos ecológicos. Dados históricos comprovam que os trabalhos de Linnaeus influenciaram de forma direta nos ideais de Charles Darwin na sua célebre obra intituladas de “A Origem das Espécies”.

Darwin utilizou diversas citações indiretas de Linneaus. Isto ocorre porque Linneaus foi o primeiro pensador que adotou teorias consideradas testáveis para comprovar a necessidade do equilíbrio ecológico.

No entanto, em 1895, Eugenius Warming escreveu a obra “Ecologia de Plantas”: Uma Introdução ao Estudo das comunidades de plantas” (Ecology of Plants; Introduction to the Study of Plant Communities).

Ecologia moderna

O estudo da ecologia moderna ainda é jovem nos centros acadêmicos. Ainda estão sendo desenvolvidos estudos acadêmicos para definir melhor os verdadeiros gêneros da ecologia. De fato as evidências históricas demonstram que houve menos preocupação com a temática durante o desenvolvimento do homem do que o demandado pela natureza.

Durante a década de 1960, as populações começaram a compreender perfeitamente o seu papel como agente indispensável para manter a ecologia no seu ordenamento natural. Em 1965, junto com o golpe militar, veio o Código Floresta que dizia respeito ao conjunto de regras constitucionais que demonstravam claramente a preocupação do Estado com relação ao tema. Hoje em dia, pagamos pelos erros de nossos antepassados, vivendo em um cenário de escassez das matérias-primas provindas das florestas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *