Dessalinização Da Água Do Mar‏

Os processos de dessalinização da água do mar têm estado em evidência já há algum tempo, desde que se aumentou a preocupação com a escassez de água doce, já que a população mundial tem mantido taxas de crescimento altas. Ao mesmo tempo, a preocupação com a inclusão de populações que vivem em áreas sem acesso a água potável faz desse recurso uma alternativa viável. Cerca de um quarto da população mundial mora hoje em áreas litorâneas e pessoas que vivem em regiões mais isoladas, como ilhas e cidades próximas a desertos, já enfrentam o problema da escassez.
Apesar de pouco utilizada até então, a dessalinização da água do mar conta com processos baratos para sua realização.

Dessalinização Da Água Do Mar

Dessalinização Da Água Do Mar

A destilação natural é um processo de baixo custo, que utiliza a evaporação natural por incidência de luz solar para separar a água dos sais. Em um tanque é colocada a água salgada que, ao evaporar, separa-se dos sais, que ficam depositados. Depois, o vapor é transferido, passando por resfriamento, para um segundo tanque.

Problemas Envolvendo a Dessalinização Da Água

Os únicos problemas desse processo são as grandes áreas necessárias para a construção destes tanques e a necessidade de grande incidência solar, o que desabilita muitos locais a utilizarem esta técnica. Ainda, há o processo de destilação artificial, que utiliza os mesmos conceitos da destilação natural, tendo a diferença de que o aquecimento da água do mar é induzido. Neste tipo, estão incluídas as usinas de destilação multi estágios, nas quais a água salobra passa por vários estágios de evaporação e condensação para que atinja um nível maior de pureza.

Dessalinização Da Água Do Mar

Dessalinização Da Água Do Mar

Além deste modelo, a dessalinização da água do mar pode ser feita por processos mais caros, que não dependam das condições climáticas ou de grandes áreas para instalação de suas usinas. Um dos mais utilizados é chamado de Osmose Reversa, que consiste em passar a água do meio de maior concentração salina para o de menor. É usada, para isso, uma membrana artificial de permeabilidade seletiva pela qual a água irá passar, deixando presos os sais e outros elementos, como micro-organismos. Para que a água passe pela membrana é necessária pressão de alto nível, o que traz um ponto negativo a esta técnica que é o elevado consumo de energia.

Dessalinização Da Água Do Mar

Dessalinização Da Água Do Mar

No mundo todo, cerca de 45 bilhões de litros de água por dia são dessalinizados e grande parte da população que vive no Oriente Médio faz uso deste tipo de água. Com o constante desenvolvimento tecnológico nesta área, reduzindo custos e aumentando sua eficiência, e com a crescente escassez de água doce, em pouco tempo a dessalinização da água do mar se tornará, certamente, por sua disponibilidade, uma das maneiras mais utilizadas de se obter água potável para todos nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>