Como Preservar a Mata Atlântica?

Cientistas atestam que somente sete por cento da Mata Atlântica está de pé se comparada com o cenário que os portugueses encontraram quando desembarcaram no país e realizaram a colonização nacional. Diversas instituições, particulares e públicas, estão com as forças reunidas para contar o aumento da degradação na região. Porém, será que estão no caminho correto? Como preservar a Mata Atlântica?

• Significado da Mata Atlântica?

Antes de entender como preservar é necessário entender o verdadeiro significado da Mata Atlântica. De acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica pode ser definida como bioma natural de ecossistemas que possui desde presença de florestas tropicais até mangues. Considerado como um dos maiores conjuntos vegetativos quando o assunto é diversidade geográfica, vegetativa e até mesmo animal.

Neste sentido não é considerada somente como floresta do tipo atlântico, situado próxima do litoral brasileiro como também representa cadeias de processos ecológicos interligados entre si. Formações florestas contínuas estendidas até o serrado, os campos e a caatinga. Outro ponto que não pode ser ignorado esta no fato de que na região existem grandes árvores e dossel contínuo, com copas que se tocam. O bioma da Mata Atlântica possui total de 22 mil espécies, das quais nove mil são endêmicas e superam as encontradas na biodiversidade do Amazonas.

Porém, quase quatrocentas espécies de plantas e animais estão consideradas em extinção. A extensão territorial da Mata Atlântica compreende desde o Piauí até parte do Rio Grande do Sul, cobrindo assim dezessete estados. Seu formato original absorvia quinze por cento antes dos indígenas descerem ao norte do Brasil para colonizar a região. Grande parte da concentração está situada em São Paulo, no Valo do Ribeira.

• Preservação na Mata Atlântica

No Brasil há quase novecentas unidades de conservação designadas para protegerem a Mata Atlântica. São sítios e parques estaduais que protegem as áreas contra a degradação ambiental, sendo que em grande parte da linha de defesa existe disponibilidade para que aconteça visitação turística. Esta representa forma interessante de implantar a cultura da educação ambiental entre as jovens relações no que tange a preservação do meio-ambiente.

No entanto, existem ambientalistas que condenam as práticas de ecoturismo porque o solo pode ficar degradado em consequência do constante fluxo de veículo ou das pessoas que realizam as trilhas no sentido de conhecer os habitats naturais. Os animais podem estranhar as movimentações turísticas e migrarem de nichos ecológicos em que viviam há longas gerações.

Os sítios e parques estaduais possuem o objetivo de promover ações de restaurações e replantio de múltiplas espécies compostas na flora original da Mata Atlântica. Existe também a incumbência de transformar áreas particulares em zonas de conservação. Ecólogos apontam que se cada cidadão fizer o próprio papel, as árvores podem permanecer de pé. Diminuir a poluição, energia elétrica e economia de água são pontos essenciais na luta pela preservação da floresta.

Com a diminuição do consumo da energia elétrica são necessárias menos usinas hidrelétricas, visto que estas construções são conhecidas por desmatarem e inundarem partes da Mata Atlântica.

Interessante notar que a preservação da Mata Atlântica ajuda na diminuição do aquecimento global. As florestas tropicais são conhecidas por absorverem carbono, fato que auxilia em diminuir os gases quentes presentes na atmosfera, diminuindo assim as ações do efeito estufa que eleva a temperatura no globo terrestre em níveis exorbitantes.

Esta área vegetativa brasileira já foi conhecida por ser zona de queimadas originadas por donos de terra no sentido de evoluir a agropecuária. Cientistas apontam que a respectiva ação possui relação direta com as emissões de carbono dentro de terras nacionais.

Em contrapartida, o próprio aumento da temperatura no globo terrestre prejudica em níveis consideráveis a Mata Atlântica, visto que as características no ecossistema mudam em consequência do excesso de efeito estufa, matando diversas espécies de forma direta e indireta.

• Dicas para Preservar a Mata Atlântica

01: Consumo dos Produtos Artesanais

Comprar produtos artesanais que foram feitos por comunidades quilombolas, caiçaras ou indígenas. Ponto indispensável para valorizar a autêntica cultura brasileira e ao mesmo tempo colaborar com o desenvolvimento econômico das populações que vivem ao redor da mata. Desta forma, as populações não precisam degradar a forma de maneira incorreta para conseguir sobreviver.

Produtos Indigenas

Produtos Indigenas

02: Cuidado ao entrar na Floresta

Realizar excursões para a Mata Atlântica representa atividade que pode ser feita por toda a família. Os jovens aproveitam os ecoturismos radicais para colocar a adrenalina no alto. Os mais velhos preferem acampara em algumas das zonas da floresta atlântica para ficar ao lado do sossego que somente a natureza pode oferecer. Porém, existem cuidados que devem ser levados à risca para que não prejudicar o sistema de preservação da Mata Atlântica. Jamais jogue lixo na natureza, consumidores conscientes cuidam do destino correto dos resíduos.

Excursao Mata Atlantica

Excursao Mata Atlantica

03: Consumo Responsável

Olho atento nas plantas nativas da Mata Atlântica que foram extraídas de maneira ilegal. O manejo sustentável representa ponto chave para o desenvolvimento da extensão vegetativa. Entre as espécies retiradas de forma ilegal os destaques ficam por conta das bromélias e orquídeas, tipos de flores consideradas caras no mercado tradicional. Para comprar este tipo de vegetal se faz necessário comprar diretamente dos produtores que produzem em estufas. Ponto interessante inclusive para quem quer economizar e ao mesmo tempo comprar verdadeiras espécies exóticas.

A atenção dos consumidores também precisa ficar atenta com os alimentos. Na atualidade existe alto índice de manejo ilegal do palmito. Por este motivo se faz necessário observar os selos de qualidade presentes na embalagem antes de comprar o produto.

Extracao de Madeira Ilegal

Extracao de Madeira Ilegal

Não se pode ignorar o fato da grande problemática que existe na atualidade para com as áreas protegidas. O manejo ilegal da madeira representa ponto que deve ser combatido sobre todas as formas possíveis. Somente compre móveis que possuem selo do Ministério do Meio Ambiente ou Ministério do Desenvolvimento Agrário. Em termos gerais os consumidores precisam valorizar as empresas que de forma comprovada respeitam o meio ambiente.

Não adquira animais silvestres. Pelo contrário, seja o primeiro a fazer este tipo de denúncia. Tenha em mente de que vida deles pode depender da sua ação como cidadão!

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • As arvores ou melhor a natureza na mata Atlantica e historia lembrança.Sua beleza nao acaba,e sem limites se estar destruindo ela, destrua voce poluidor estou falando como amigo e tambem ambientalista. Me escute por favor!

    Heitor 3 de janeiro de 2014 21:15
  • nenhuma arvore e retirada da mata atlantica

    zubu ma fuu 20 de março de 2014 22:49

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *