Tirinhas Sobre o Meio Ambiente

Tirinhas sobre o meio ambiente podem servir como uma ótima atividade para educar as futuras gerações. Alguns professores utilizam as tiras para deixar a aula mais animada entre o público infantil. Personagens famosos dos gibis, como a Turma da Mônica, estão em historinhas curtas em defesa da mãe natureza.Alice Sustentabilidade: O blog da Aline traz um artigo interessante sobre as tiras de meio ambiente. Em uma delas, o Cebolinha mostra para a sua mãe a placa que diz “Abaixo a poluição”.

Tirinhas Sobre o Meio Ambiente

Tirinhas Sobre o Meio Ambiente

Cebolinha Dona Cebola acha muito interessante que Cebolinha lute contra os estragos que a poluição pode causar e, de forma bem animada, diz para o seu pequeno filho começar a luta contra a poluição com a limpeza do seu próprio quarto. De forma inteligente, Maurício de Sousa consegue educar em duplo sentido, colocando na historinha a importância das higienes básicas e ambientais.Chico Bento e Zé Colmeia Em outra tira do mesmo blog, Zé Colmeia conversa com Chico Bento, que está plantando uma nova árvore.

Tirinhas Sobre o Meio Ambiente

Tirinhas Sobre o Meio Ambiente

Zé pergunta “do que é feito o novo pé?”. Chico responde: “De esperança”. Os dois personagens conversam em um campo aberto no qual somente existe um enorme pasto. O autor quis fazer uma crítica para a situação da atualidade relacionada com os grandes cortes ilegais de árvores.Tem outra imagem do Chico Bento que também merece ser destacada, retratada em apenas uma tira gigante que traz um caçador assustado não porque Chico está com a cara de bravo, apontando para a placa de proibição, mas sim porque as árvores se juntaram no canto, amedrontadas pelas futuras ações do desmatador.

Tirinhas Sobre o Meio Ambiente

Tirinhas Sobre o Meio Ambiente

 

Papa-Capim A turma do Papa-Capim também está presente em diversas tirinhas sobre o meio ambiente. Pode-se dizer que as críticas mais sérias contra o problema de degradação ambiental estão nas historinhas do pequeno índio. Na história que está presente no site da Alice Sustentabilidade, Papa-Capim ensina para um amigo menor como algumas coisas das florestas são chamadas na linguagem dos índios caraíbas.Em dado momento da conversa, o pequeno nativo pergunta ao Papa-Capim como se chamava em caraíba os corte ilegais de árvores. Eis que o índio olha com olhar triste para o horizonte e diz: “Progresso”.Uma mensagem bem clara de como os avanços da humanidade na atualidade não se preocupa como deveriam com o habitat dos índios. Grande exemplo do descaso dos governantes está na implantação da usina Belo Monte, em pleno Rio Xingu, considerado sagrado pelos povos que habitam o parque florestal.A internet tem grande variedade de tirinhas sobre o meio ambiente. Embora os contos da Turma da Mônica sejam considerados mais famosos e presentes nos sites brasileiros, também há outras opções de personagens famosos ou feitos por autores desconhecidos.Por Renato Duarte Plantier

5 comentários

  1. gostei mais do primeiro foi ilariooo eu tenho so 11anos e adoro ajudor o planeta

  2. eu gostei mas do segundo pq fala sobre sobre outro planeta q foi destruido eu tenho 16 anos

  3. kkkkkkkkkkkkkkkhutu

  4. Eu sou professor então todos são convenientes a minha realça área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>