Como Filtrar Água Suja?

Cada vez mais as fontes de água limpa e potável estão se tornando mais escassas no mundo e se torna mais imprescindível reutilizar a água suja. Devido a necessidade que se mostra inerente algumas técnicas para filtrar água suja estão surgindo. Ao longo desse artigo vamos falar um pouco mais sobre essas técnicas que podem ajudar muitas pessoas que desejam filtrar a água suja para poder consumir e utilizar no dia a dia.

Como Construir um Filtro de Garrafa PET

O filtro feito de garrafa PET é uma das técnicas mais antigas e conhecidas para filtrar água suja transformando-a em água potável novamente. Muitas escolas incluem a construção desse filtro como uma atividade das aulas de ciência. Trata-se de uma técnica bem simples e que com materiais simples pode gerar um impacto bastante positivo.

Para construir o seu filtro feito de garrafa PET será necessário contar com garrafas desse material de 2 litros, areia limpa, carvão em pó, algodão, tesoura e pedras pequenas. Com os materiais a sua disposição é só começar a fazer o seu filtro, mãos a obra.

Como Fazer

Passo 1

Com a tesoura você deverá dividir a garrafa PET em dois pedaços. O pedaço do gargalo da garrafa deverá ter uns 20 cm, será nessa área que se colocará um chumaço de algodão com uma camada de carvão por cima, uma camada de areia e por fim uma última camada de pedras.

Passo 2

Depois de montar as camadas como indicado acima basta juntar a outra parte da garrafa como se fosse um suporte e um receptor para a água que vai ser filtrada.

Dica – Esse filtro é um excelente trabalho para que crianças e adolescentes compreendam a importância de ter água potável. Lembramos que não se trata de um filtro que possa ser usado para um grande volume de água, mas é válido como estudo.

Técnica da Pirâmide Mágica

Uma forma interessante de filtrar a água é através de uma experiência chamada de pirâmide mágica que consiste em transformar a água que está suja em água potável através da ação do sol. Para usar essa técnica é necessário colocar a água que se deseja filtrar num galão.

O galão então deverá ser deixado no sol para que os seus raios incidam sobre uma cúpula de vidro de forma a aquecer a água que acaba evaporando. Esse vapor sobe e se condensa no vidro escorrendo por canaletas que devem ficar nas laterais. A água que sai pela pirâmide acaba se tornando pura ficando livre de vírus ou bactérias. Trata-se de uma maneira bastante eficiente e barata de deixar a água pura novamente.

Garrafa Que Filtra Água Com Luz Ultravioleta

A Tecnologia também está a serviço da humanidade buscando formas de conseguir transformar água suja e imprópria em água potável. Uma inovação que merece destaque nesse segmento é a garrafa Pure Water Bottle criada pelo designer industrial Timothy Whitehead. A garrafa utiliza luz ultravioleta para filtrar a água tornando-a própria para o consumo.

O mais interessante é saber que o designer teve a ideia de criar essa garrafa enquanto fazia uma viagem pela Zâmbia. A população do país africano é muito pobre e sofria muito com a longa espera pelo processo de purificação da água. Para resolver isso Whitehead criou uma garrafa que em apenas dois minutos consegue transformar água suja em água potável.

Como Funciona a Pure Water Bottle

Técnica

Técnica

A garrafa utiliza um processo de purificação que conta com quatro filtros e um sistema de luz ultravioleta. Isso faz com que 99,9% das impurezas presentes na água suja sejam retiradas de 99,9% da água. O processo não precisa utilizar pastilhas de cloro ou iodo para a esterilização, processos que podem levar até 30 minutos e ainda deixar um gosto ruim na água.

A garrafa é composta por um compartimento interno e outro externo. Para que a filtração seja feita é necessário colocar a água suja na divisão interna da garrafa. O usuário deve então girar uma manivela para começar o processo de limpeza utilizando o sistema ultravioleta. A eficiência da garrafa já foi comprovada cientificamente.

Solução Para Muitos

O designer Whitehead recebeu o prêmio “James Dyson Award”, no Reino Unido pela sua criação. O projeto está em fase de protótipo para que possa eventualmente vir a ser comercializado e represente uma solução para muitas pessoas que sofrem com os custos elevados e a demora dos processos de tratamento da água. O designer busca uma empresa que tenha o interesse de produzir a garrafa em larga escala.

Nava – A Garrafa Que Filtra Água Com Casca de Coco

Filtra Água

Filtra Água

Outra garrafa que pode ser uma boa solução para transformar água suja em água potável é a nava. Trata-se de uma garrafa que além de um design bastante interessante conta com um sistema de filtração que utiliza casca de coco. A casca de coco é um produto biodegradável e limpo e que permite que a garrafa filtre até 151 litros de água por troca de filtro. A garrafa elimina micro-organismos e impurezas.

321 Water – Carvão Como Filtro

Bastante semelhante em aparência com a nava, a 321 Water, é uma garrafa que utiliza como método de filtração da água pastilhas de carvão ativado. Essas pastilhas ficam dentro do filtro. Como a garrafa tem uma capacidade de filtragem relativamente pequena o seu uso é mais indicado em residências. Você pode usar essa garrafa para filtrar a água que sai da sua torneira, por exemplo.

Solarball – Filtração de 3 Litros de Água Por Dia

Com a forma de bola o Solarball é capaz de transformar água suja em água potável por meio da evaporação. Utilizar essa ferramenta é bastante simples e o primeiro passo é colocar a água que se deseja filtrar dentro da mesma. Deixe ao sol e ele fará o restante do processo promovendo a evaporação da água e condensando a água potável num reservatório deixando assim a mesma pronta para ser consumida.

Dessalinizador de Água do Mar

O dessalinizador é um produto que funciona para retirar o sal da água do mar tornando-a potável para consumo. Para dessalinizar basta bombear a água colocada dentro da garrafa e a mesma faz todo o trabalho de retirar o sal por meio de processo de osmose.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • nossa que lgl

    fabiola 19 de outubro de 2014 22:58

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *