LBA – Biosfera e Programa

O LBA é um programa de pesquisa realizado na Amazônia que conta com a parceria de órgãos internacionais e do governo Brasileiro, através do Programa LBA vem sendo desenvolvidos ao longo dos anos inúmeros estudos e pesquisas importantes a respeito de diversos assuntos que afetam a Floresta Amazônica, o clima e o meio ambiente local e sua influencia do ecossistema do planeta, direta e indiretamente, através de diferentes abordagens.

lba

LBA

O programa LBA inicialmente era apenas um experimento, porém devido a repercussão e a importância dos resultados obtidos, no ano de 2007 tornou-se um programa governamental.

O Que Significa LBA?

LBA é a sigla do Programa de Larga Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia, trata-se de uma iniciativa de pesquisa de cunho internacional que é coordenada pelo Brasil, através do Ministério da Ciência e da Tecnologia, que gerencia o programa LBA, enquanto as pesquisas são implementadas e desenvolvidas sob a responsabilidade do INPA, através dos estudantes que estão fazendo pós-graduação em área afim, além de outros cientistas e pesquisadores.

lba-2

O Que Significa LBA?

Inicialmente as pesquisas realizadas no âmbito do LBA eram custeadas pelas agencias de fomento do Brasil, tais como FAPESP, FINEP, CNPq, MCT, entre outras, assim como pela Comunidade Européia e também pela NASA, uma vez que os resultados das pesquisas são de interesse internacional. Atualmente, no entanto, o Programa LBA é custeado somente pelas instituições nacionais.

Histórico das Pesquisas

O Programa LBA vem trazendo uma contribuição muito importante na formação dos recursos humanos nas áreas afins, pois já foram mais de 500 mestres e doutores formados.

Foram registradas cerca de 150 pesquisas classificadas como pesquisas de ponta, realizadas em parceira com instituições nacionais e estrangeiras, que foram realizadas por um contingente de 1.400 pesquisadores do Brasil e outros 900 de outros países amazônicos, além de pesquisadores de 8 nações européias e de outras organizações americanas.

Os resultados de tantas pesquisas fazem parte do acervo do LBA, são mais de 1.000 artigos publicados em periódicos, diversos livros, capítulos de livros além de mais de cerca de 200 artigos publicados em edições especiais. Todo esse material cientifico contam a história de sucesso do programa LBA.

Objeto e Objetivo das Pesquisas

O objeto de todas as pesquisas é a Floresta Amazônica em suas múltiplas abordagens e o objetivo é procurar entender e prever as mudanças climáticas que vem acontecendo no planeta a partir da Amazônia, buscando favorecer também o processo de desenvolvimento sustentável na Floresta.

Objeto e Objetivo das Pesquisas

Os resultados das pesquisas vêm contribuindo para que o mundo científico possa compreender melhor a interação da Floresta Amazônica com alguns fenômenos oriundos da interação da floresta com a atmosfera. Os estudos também têm uma forte contribuição no desenvolvimento de novos modelos de previsões climáticas e muitas outras contribuições científicas, difíceis de serem explicados por nós, leigos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *