História das Missões Espaciais

Embora a observação de objetos no espaço, conhecida como astronomia, antecede a confiável história registrada, foi o desenvolvimento de foguetes no início do século 20 que permitiu a exploração do espaço físico para se tornar realidade. Justificativas comuns para explorar o espaço incluem o avanço da investigação científica, unindo diferentes nações, garantindo a sobrevivência futura da humanidade e do desenvolvimento de vantagens militares e estratégicas. Várias críticas da exploração espacial às vezes são feitas.

Missões Espaciais e Guerra Fria

Exploração do espaço tem sido utilizada com frequência como competição para rivalidades geopolíticas, como a Guerra Fria. O início da era de exploração foi impulsionado pela “corrida espacial” entre a União Soviética e os Estados Unidos. O lançamento do primeiro objeto feito pelo homem a orbitar a Terra, a URSS Sputnik1, aconteceu em 04 de outubro de 1957, e o primeiro pouco na Lua foi feito no americano Apollo11, no dia 20 julho de 1969.

Satélites Artificiais

Após os primeiros vinte anos de exploração o foco mudou de voos para hardware renováveis, tais como o programa Space Shuttle. Aumentou também a competição à cooperação, com a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). Com a conclusão substancial do ISS, seguindo do STS-133 em março de 2011, os planos para a exploração do espaço nos EUA permanecem em fluxo.

Programa Constellation EUA

Programa de administração de Bush ao retorno à Lua até 2020 – julgado inadequado no campo financeiro e irrealista por painel de especialistas e revisões de relatórios em 2009. O governo Obama propôs revisão do Constellation em 2010 para focar no desenvolvimento da capacidade para missões tripuladas além da órbita baixa da Terra (LEO), visando estender o funcionamento da ISS além de 2020 e transferir o desenvolvimento de veículos de lançamento para as tripulações de humanos da NASA humanos ao setor privado. Também deseja desenvolver tecnologias para permitir missões para além da Terra.

Na década de 2000, a República Popular da China iniciou programa de tripulação ao voo espacial, enquanto a União Europeia, Japão e Índia também planejam futuras missões espaciais tripuladas. China, Rússia, Japão e Índia defendem missões tripuladas à Lua durante o século XXI, enquanto a União Europeia tem defendido missões tripuladas à Lua e Marte, durante o século 21. A partir da década de 1990, aumentaram os interesses privados de turismo espacial e exploração espacial privada da Lua, como o Google Lunar X Prize, por exemplo.

Missões Espaciais: Século XX

Em julho de 1950 o foguete Bumper é lançado do Cabo Canaveral, na Flórida. Foguete de dois estágios que consistem em pós-guerra V-2 encimado por WAC Corporal. Poderia chegar a altitudes então recorde de quase 400 km. Lançado pelo Grupo General Electric Company, utilizado de maneira principal para testar sistemas de foguetes e pesquisar a atmosfera superior. Eles carregavam pequenas cargas que lhes permitiram medir atributos, incluindo a temperatura do ar e os impactos de raios cósmicos.

Os primeiros passos ao colocar o objeto feito ao homem no espaço foram feitas por cientistas alemães durante a Segunda Guerra Mundial, durante o teste da V-2 do foguete, que se tornou o primeiro objeto feito pelo homem a adentrar ao espaço, em 03 de Outubro de 1942, com o lançamento do – A4. Depois da guerra, os Estados Unidos utilizaram os cientistas alemães e os foguetes capturados em programas de investigação, tanto militares como civis. A primeira exploração científica do espaço foi na experiência de radiação cósmica lançada por norte-americanos no foguete V-2, lançado no dia 10 de maio de 1946.

As primeiras imagens da Terra tiradas do espaço seguiram no mesmo ano, enquanto o experimento do primeiro animal observou moscas se levantarem ao espaço em 1947, A partir do mesmo ano os soviéticos, também contaram com ajuda de equipes alemãs para lançaram foguetes V-2 suborbitários e a próprias variantes, o R-1, incluindo experiências com radiação e experiências em alguns voos. As experiências suborbitárias apenas permitem tempo muito curto em espaço limitado à utilidade.

Primeiros Voos

O lançamento bem-sucedido do primeiro orbital não tripulado foi o russo Sputnik1 (“Satélite1”), missão em 04 de outubro de 1957. O satélite pesava cerca de 80 kg (184 libras) e se acredita que a Terra foi orbitada a altura de cerca de 250 km (160 mi). Ele tinha dois transmissores de rádio (20 e 40 MHz), que emitia “bipes” a serem ouvidos por rádios em todo o mundo.

A análise dos sinais de rádio foi utilizada para recolher informações sobre a densidade de electrões da ionosfera, enquanto os dados de temperatura e pressão são codificados na duração dos sinais sonoros de rádio. Os resultados indicaram que o satélite não foi perfurado por meteoroides. Sputnik1 foi lançado pelo foguete R-7 que queimou na reentrada, em 03 de janeiro de 1958.

Este sucesso levou a escalada do programa espacial norte-americano, que tentou sem sucesso lançar o satélite em órbita dois meses. Em 31 de janeiro de 1958, os EUA com sucesso orbitaram o Explorer1 em foguete Juno. Enquanto isso, cão Laika URSS tornou-se primeiro animal em órbita no dia 03 de novembro de 1957.

Primeiros Voos Humanos

O sucesso do primeiro voo espacial humano foi no Vostok1, que transportou 27 russos cosmonautas em 12 de abril de 1961. A nave completou a órbita ao redor do globo, com duração de cerca de 1hora e 48minutos. O voo de Gagarin ressoou em todo o mundo, foi demonstração do avançado programa espacial soviético e abriu uma era inteiramente nova na exploração do espaço: o voo espacial humano.

Os EUA lançaram pela primeira vez uma pessoa para o espaço dentro de um mês na Vostok1. Voo orbital foi alcançado pelos Estados Unidos quando John Glenn ‘s do Mercury-Atlas6 orbitou a Terra em 20 de Fevereiro de 1962. Valentina Tereshkova, primeira mulher no espaço, orbitou o globo terrestre 48 vezes a bordo da Vostok6, em 16 de junho de 1963.

China lançado pela primeira vez de uma pessoa para o espaço 42 anos após o lançamento da Vostok1, em 15 de outubro de 2003, com a fuga de Yang Liwei, a bordo do Shenzhou5. O primeiro pouso tripulado em outro corpo celeste foi realizado pela Apollo 11, em aterrissagem lunar no dia 20 de julho de 1969.

A primeira missão interplanetária que contornou a superfície limitada de outro planeta foi o desembarque de 1970 foi pelo Venera7 em Vênus, que retornou dados para a Terra em menos de 23 minutos. Em 1971, a missão Mars3 alcançou o primeiro pouso suave em Marte retornar dados de quase 20 segundos.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *