Geografia Física do Brasil

No que se refere ao termo em si consiste no campo de estudo que trabalha com a missão de conhecer como funcionam os aspectos naturais da região nacional, desde geologia até o quadro completo de vegetação.  Especialistas das áreas possuem a linha de raciocínio que traz o foco sobre diferentes tipos de temas geográficos. A relação da humanidade e outros seres-vivo com a natureza também entram em consideração no ramo geográfico.

Geografia Física do Brasil: Floresta Amazônica

Essa consiste na maior floresta tropical do mundo. Em termos práticos consiste no pulmão do mundo, ou seja, representa ponto indispensável para melhorar o equilíbrio ambiental que existe no globo terrestre. Também traz a maior bacia hidrográfica e representa potencial sob a ótica de água potável. Parte dos vegetais e animais ainda não foi categorizada de forma oficial. Abriga a maior porção do país.

De forma prática a bacia amazônica tem importância fundamental não apenas às florestas tropicais da Amazônia como também no que tange às regiões que estão estabelecidas na parte norte do país. Interessante notar que soba a ótica amazônica o Rio Amazonas tem o grande destaque, visto que está presente também em outros territórios. Não se pode ignorar ainda a presença do rio subterrâneo presente no território amazônico que de forma prática nasce nos Andes do Peru antes de desaguar no Atlântico. Interessante ainda destacar a bacia de Tocantins-Araguaia que apenas se estabelece no território nacional.

Geografia Física do Brasil: Cerrado

Brasil tem o cerrado com características únicas em termos de diversidade de vegetal e animal. Por esse motivo requer maior atenção por parte das autoridades ao levar em conta as principais causas que se relacionam com o aumento de queimadas da região.

De forma prática o fogo pode acontecer por causa de ações humanas ou naturais. Donos de terra fazem grande queimada para transformar a região em um grande pasto e por consequência trabalhar com a pecuária.

Outro tipo de característica que chama a atenção por parte dos especialistas no que tange ao cerrado está na ampla diversidade que existe em termos de aves de múltiplas famílias. Existem inclusive instituições de pesquisas nacionais e internacionais que trabalham não apenas para administrar o comportamento como também os níveis de desmatamento ao levar em conta que no local existe grande tendência para acontece o tráfico de animais silvestres.

Especialistas indicam que apesar da riqueza de diversidade que existe no bioma, o cerrado consiste em um dos locais que sofre com a maior tendência em termos de desmatamento. A degradação toma conta da região. De acordo com palavras de ativistas existem sérias chances de partes do Goiás não conseguirem sobreviver ao excesso de desmatamento, visto que nos dias atuais consiste na segunda grande força sob a ótica de cobertura vegetal em terras nacionais, perdendo apenas para a floresta amazônica.

Geografia Física do Brasil: Animais do Pantanal

O Pantanal consiste em outro tipo de bioma consagrado em terras nacionais. O destaque fica por conta não apenas dos tipos de vegetais como do conjunto de animais que formam habitats nos locais há gerações. De acordo com especialistas se encontra na maior planície agradável que existe no globo terrestre.

Aquífero do Guarani: Geografia Física no Brasil

Não por um acaso o Brasil representa um dos locais com maior nível de água doce no globo terrestre, algo de grande valia ao levar em conta que o mundo sofre por conta da escassez do recurso natural. Representa reservatório amplo sob a ótica de reservatórios de água doce no globo terrestre. Demanda de maior cuidado por parte das autoridades no sentido de aumentar a preservação.

Geografia Física no Brasil: País Continente

Interessante notar que em terras nacionais existe talvez a sexta maior população do mundo. Isso acontece também por causa do tamanho dimensional do país que ficou estabelecido depois da era imperial. Ao levar em conta que o país se encontra com as portas abertas aos estrangeiros, esse pode ser considerado como um país que tem características continentais. A onipresença física da nação em território sul-americano faz com que a economia e presença política nacional sejam a mais forte inclusive sob a ótica da influência de geopolítica.

Mapa

Mapa

Geografia Física no Brasil: Caatinga

A caatinga representa bioma único do mundo. Apenas presente no Brasil. Sofre por conta da presença de seca que faz a agricultura não se desenvolver com qualidade. O povo em si também tem carência em educação e por consequência os empregos de qualidade no setor. As plantas estão acostumadas com a seca e durante o período se acostumam a ficar com a aparência de morte. Porém, quando o clima se estabiliza são capazes de retornar à vida.

Geografia Física no Brasil: Campos

Os campos também fazem parte da geografia desse país com caráter de continente. Não se pode ignorar o fato de que se apresenta em formas distintas de acordo com cada região. Vale destacar a parte sulista que está repleta de gramíneas e outros tipos de espécies rasteiras. Também existe o destaque por conta do cultivo do vinho. De forma prática os campos são distintos e variam de acordo com o local nacional em que se localizam.

Geografia Física do Brasil: Sudeste

Não se pode ignorar o fato de que a região sudeste do Brasil é conhecida por ser o principal palco industrial e por esse motivo tem a maior presença em termos de habitantes. Também representa local no qual famílias de outros Estados se estabelecem no sentido de encontrar empregos ou fazer universidade no sentido de mudar as formas de vida. Vale ressaltar que também representa no local que possui maiores níveis em termos de poluição ambiental.

Geografia Física do Brasil

Geografia Física do Brasil

Geografia Física do Brasil: Mata Atlântica

Se levar em conta os valores vegetais e de animais que existem no território atlântico se pode dizer que ao comparar com o cenário que existia antes da colonização europeia com os dias atuais existe apenas seis por cento do bioma presente e que se concentra de forma principal no litoral da parte sudeste do país.

            Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *