Direitos dos Animais

Muito se questiona a respeito do direito dos animais, e enquanto muitas pessoas defendem os direitos dos animais muitas outras afirmam que animais são animais e, portanto não têm direitos. O assunto gera discussões acaloradas, e existem diversos aspectos a serem considerados nessa polemica.

Qual a Base Para os Direitos dos Animais

Os animais possuem necessidades básicas semelhantes as dos homens se considerarmos as condições físicas, pois os animais precisam de alimentam, sentem dor e frio, além do instinto de preservação da sua própria vida, da integridade física e também da sua liberdade.

direito dos animais-1

Qual a Base Para os Direitos dos Animais

Desta forma, assim como consideramos imoral causarmos dor, fome, frustração e medo a um ser humano deveriam considerar o mesmo com relação a um animal, pois guardadas as devidas diferenças, essas diferenças não devem ser levadas em conta quando se trata de direitos básicos.

Direito dos Animais Como Movimento Social

O direito dos animais é considerado um movimento social radical, lutando contra o uso de animais para fins humanos, de forma que se tornem propriedade dos homens.

direito dos animais-2

Direito dos Animais Como Movimento Social

O objetivo desses movimentos não é só o de garantir os direitos de um tratamento adequado, ou evitando qualquer forma de maus tratos, mas é acima de tudo, assegurar a esses animais direitos morais.

Segundo esses grupos os animais devem ter relação de igualdade com os direitos humanos, não prevalecendo o direito humano sobre o animal.

Buscam ainda que os animais sejam detentores de direitos e de liberdade, não deveriam ser considerados recursos naturais nem mesmo propriedade de qualquer pessoa.

Os grupos mais radicais não se alimentam com nada que provenha de fonte animal e lutam contra qualquer forma de exploração animal, seja direta ou não.

A Declaração Universal dos Direitos Animais

Em janeiro de 1978 em uma assembléia da UNESCO em Bruxelas, foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que garantem varios direitos aos animais, especialmente aqueles que buscam a preservação das espécies e também condenam qualquer forma de maus trato aos animais.

Contudo os movimentos de defesa dos animais contestam a declaração, especialmente o disposto no seu artigo sétimo, que trata do abate de animais.

direito dos animais-3

A Declaração Universal dos Direitos Animais

Segundo disposto no artigo o abate dos animais desyinados ao fim alimentício devem ser feitos de forma que estes não sintam dor nem a ansiedade. Segundo os grupos de defesa dos animais essa declaração viola o direito a vida dos animais, deixando claro que estes podem ser criados com fins de abate, para satisfazer as necessidades humanas.

O debate sobre o direito dos animais se assemelha a outros debates que se tornam polemicos, como as questões sobre o aborto, pois existe uma grande dificuldade em se estabelecer uma distinção entre o julgamento politico e a base moral, e os padrões de julgamento humano é altamente racional e baseado nas tradições e na cultura vigente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *