Benefícios da Energia Eólica para a Humanidade

Especialistas apontam que a energia eólica representa forma de energia solar, visto que o vento apenas pode existir por calor do sol. A radiação aquece em cada parte existente na região da superfície da Terra. Distintas superfícies de areia, água, pedras e diversos tipos de solo absorvem; retém; refletem e liberam calor em taxas diferentes.

Por consequência acontece ação ao ar acima da superfície da Terra que também aquece e arrefece dentro de níveis distintos. Ar quente sobe e ajuda a reduzir pressão atmosférica, fato pode atrair ar mais frio para substituir – movimento conhecido como “vento”. Quando se move o ar causa ventos compostos de energia cinética criada no momento em que a massa se encontra em movimento.

Ao utilizar a tecnologia certa surge energia cinética do vento que pode ser capturada ou convertida em novas formas de energia, como a elétrica ou mecânica. Os primeiros moinhos de vento registrados dentro da memória da história humana vieram da Pérsia, Europa China, nações que conseguiram usar poder do vento no sentido de bombear água ou fazer moagem dos grãos.

Energia eólica está entre as mais limpas e renováveis, por este motivo precisa estar na consideração de componente importante de qualquer estratégia energética ao longo prazo porque tem a incumbência de utilizar a geração como fonte natural e inesgotável. O vento tem a capacidade de criar eletricidade, representando contraste gritante com as usinas tradicionais dependentes dos combustíveis fósseis.

Este tipo de energia é limpo, não causa poluição do ar, da água ou terra. A evolução do crescimento futuro possui dependência direta da tecnologia em virtude da necessidade de utilização das energias limpas e renováveis no globo terrestre que busca alternativas ao abastecimento finito de petróleo, carvão e gás natural, todos considerados combustíveis fósseis.

Quais as Vantagens da Energia Eólica?

O vento refresca os dias de verão, move os veleiros, voa as pipas e ajuda a crescer os jardins. Também pode aumentar a segurança do mundo, ajudando em proteger a beleza e melhorando a qualidade do ar usado para alimentar casas, indústrias e empresas.

A eletricidade gerada por turbinas eólicas não vai sujar o ar respirado, nem emite poluentes, como a energia de outras fontes, o que significa menos poluição de chuva, ácido e emissões de gases de efeito estufa.

Usinas são maior fonte de poluição do ar parado no mundo, emitindo milhões de toneladas de dióxido de enxofre, óxidos de azoto e carbono a cada ano. Estes poluentes estão acreditados por causarem aquecimento global. Executando turbina de vento de 1MW se pode deslocar 2.000 toneladas de dióxido de carbono em um ano (equivalente ao plantio de uma milha quadrada da floresta).

Energia eólica tem custo competitivo para outras fontes de combustível (como o gás natural). Considerada menos cara do que todas as fontes de energia renováveis. Porque o combustível (vento) é livre, pode fornecer preço de longo prazo estável para a produção energética.

 

Mercado: Benefícios da Energia Eólica

Fazendas eólicas da atualidade podem gerar eletricidade gastando cinco centavos, preço competitivo com o carvão ou novas usinas termoelétricas. O custo pode cair com a tecnologia melhorada.

Mercado para esta fonte desenvolve. Energia eólica está crescendo rapidamente. Foi mais rápido do mundo fonte de energia renovável que cresce em níveis consideráveis, com taxa média de crescimento anual de 20%.

Em 2008, os Estados Unidos tiveram ano de recordes, aumentando a capacidade de geração em 50%. Com mais de 25.170 MW de capacidade instalada nos EUA, a energia eólica pode gerar o suficiente para abastecer mais de setes milhões de residências de classe média.

Segundo a American Wind Energy Association, a energia eólica nos Estados Unidos pode fornecer tanto quanto 10.777 milhões de kWh por ano, mais que o dobro da eletricidade gerada nos Estados Unidos da atualidade.

Energia eólica é renovável. Como um dos presentes da mãe natureza, o vento está disponível, abundante e não esgota os recursos naturais do globo terrestre. Vento beneficia a sociedade porque consiste de fonte de energia limpa que reduz os custos associados com a poluição do ar, saúde e ambiental.

Os baixos custos operacionais e prazos de entrega à construção significa que se pode proporcionar energia limpa é rápida de maneira mais conveniente do que as usinas tradicionais. Possui caráter local. Projetos eólicos mantêm dólares de energia nas comunidades em que os projetos estão localizados e fornece renda constante, com pagamentos de locação aos proprietários de terras.

Projetos de energia eólica também pagam os impostos de propriedade significativa e estaduais a cada ano, além de criar empregos locais. Ao contrário do petróleo, o vento não é afetado por conflitos internacionais ou embargos, tornando imune a fornecer problemas ou choques de preços.

Energia eólica é confiável e eficiente. Ao contrário de outras usinas de energia, sistemas de energia do gênero requerem manutenção mínima e têm despesas operacionais baixos. As turbinas de vento são mais confiáveis e estão disponíveis para gerar energia elétrica 99% do tempo.

Principais Vantagens: Energia Eólica

01-A energia eólica preserva os recursos hídricos;

02-Compatível com outros usos da terra e pode servir como impulso para o desenvolvimento econômico rural;

03-Energia eólica não produz quaisquer emissões nocivas transmitidas pela água ou resíduos sólidos tóxicos;

04-A energia eólica é renovável, fiável e eficiente;

05-Fontes econômicas à geração de eletricidade em grande escala;

06-A energia eólica diminuir os preços pagos na conta de luz;

07-A energia eólica é boa para o emprego e à criação de empregos. Estima-se que a indústria eólica canadense empregou 3.785 pessoas em 2006;

08-Apoia o crescimento econômico  No ano de 2006, a indústria eólica contribuiu com US$ 1,6 bilhão aos PIB canadense;

09-Energia eólica gera turismo para locais comunidades;

10-Cria receitas alternativas para os agricultores que arrendam as terras;

11-Deslocamentos de energia eólica às emissões de outras fontes de energia, reduzindo a contribuição à mudança climática global.

12-Usar vento para produzir energia suficiente para mais de 200 casas (2.000.000 kWh) ao invés de queima de carvão reduzirá as emissões de gases com efeito de estufa em 2.000 toneladas.

Cientistas apostam na energia eólica como maneira futura de abastecer a energia de regiões que se encontram em alta latitude.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *