Atividades de Maricultura: Características Gerais

Maricultura é ramo especializado da aquicultura. Envolve o cultivo de organismos marinhos para alimentação e outros produtos a céu aberto do oceano, ou em tanques e lagos, preenchidos com a água do mar. Um exemplo está no cultivo de peixes marinhos, incluindo espécies ósseas e crustáceas em tanques de água salgada. Os produtos não alimentícios produzidos por maricultura são: Farinha de peixe, joias (por exemplo, pérolas cultivadas) e cosméticos.

Algas e Marinhos: Maricultura

Algas podem ser cultivadas em torno de uma corda que fica ancorada ao fundo do mar, de modo que elas não se afastem. Semelhante ao cultivo, os mariscos podem ser criados de várias formas: em cordas, sacos, gaiolas ou dentro de substrato. Maricultura de marisco não necessita de alimentação, entradas de fertilizante, inseticidas ou antibióticos. Especialistas fazem os moluscos ter sistema de suporte automático.

Moluscos também são gerados por técnicas de múltiplas espécies de cultivo em que podem utilizar resíduos de mariscos gerados pelo aumento do nível trófico dos organismos.

Aumento dos organismos marinhos sobre condições controladas em ambientes expostos, de alta energia do oceano, além da influenciar a costeira de forma significativa, representa abordagem nova para maricultura em termos relativos.

Gaiolas, redes ou longa linha de matrizes estão atracadas, rebocadas ou flutuadas de forma livre. Pesquisa de mar aberto à aquicultura comercial está em fase de desenvolvimento na Austrália, Brasil, Chile, China, França, Irlanda, Itália, Japão, México e Noruega.

.

Técnica Japonesa de Maricultura

Os japoneses aplicam um princípio baseado em condicionamento operante e natureza migratória de determinadas espécies. Os pescadores levantam filhotes na rede de malha em certo porto. Quando os peixes estão com idade suficiente são liberados a partir da rede em mar aberto. Durante a época de desova, cerca de oitenta por cento das espécies retornam à terra natal.

Maricultura em Lagos com Água Salgada

Na lagoa com água do mar a maricultura é criada em tanques que recebem H2O marítimo. Existe a vantagem de que a nutrição pode ser usada no tipo. Isto é vantajoso sobre as explorações piscícolas tradicionais (por exemplo, parques de água doce), para o qual os agricultores compram alimentos. Outras vantagens são que as plantas de purificação de água podem ser plantadas nos tanques para eliminar a acumulação de azoto a partir de contaminação fecal. Além disso, as lagoas proporcionam ausência de proteção dos predadores naturais, proporcionando outro tipo de filtragem.

Efeitos Ambientais

Maricultura se expandiu de maneira rápida ao longo das últimas duas décadas devido às novas tecnologias, melhorias na alimentação, maior compreensão biológica de espécies cultivadas, aumento da qualidade em sistemas agrícolas fechados, maior demanda por produtos do mar, expansão local e juros do governo. Como consequência, a maricultura tem sido objeto de alguma controvérsia em relação aos impactos sociais e ambientais, tais como:

  • Resíduos de culturas;
  • Espécies agrícolas invasoras;
  • Poluição genética;
  • Doença e transferência do parasita;
  • Modificação do habitat.

Tal como acontece com a maioria das práticas agrícolas, o grau de impacto ambiental depende do tamanho da fazenda, das espécies cultivadas, da densidade de estoque, tipo de alimentação, hidrografia do local e criação de métodos.

Resíduos de Culturas em Gaiola

Maricultura de peixes ósseos pode exigir quantidade significativa de farinha de peixe ou de outras fontes alimentares de alta proteína. Na cultura gaiola, vários métodos diferentes são usados para a alimentação de peixes de viveiro, de níveis simples aos sistemas sofisticados e controlados por computador com dispensadores automáticos de alimentos junto com sensores de captação que detectam as taxas de consumo.

Em fazendas de peixes costeiras a superalimentação leva à disposição do aumento de detritos no fundo do mar (potencialmente invertebrados que vivem sufocando e alterando o ambiente físico), enquanto em incubadoras e terrestres fazendas, o excesso vai para o lixo e pode afetar de maneira potencial a captação envolvente no ambiente costeiro local. Este impacto é local e depende da velocidade de sedimentação de alimentação de resíduos e da velocidade da corrente e profundidade.

Diferentes estratégias de mitigação / prevenção estão empregadas nos dias atuais a partir do desenvolvimento de triploides inférteis nas fazendas terrestres que estão isoladas de qualquer ambiente marinho.

Algumas vezes podem afetar de forma negativa os ecossistemas locais através de hibridação e perda de diversidade genética dos estoques nativos. Aumenta as interações negativas dentro do ecossistema (como predação e competição), transmissão de doenças e mudanças no habitat.

A introdução acidental de espécies invasoras é também motivo de preocupação. Um exemplo é o esturjão siberiano que acidentalmente escapou da fazenda de peixes no estuário do Gironde (Sudoeste da França), após grave tempestade em dezembro de 1999, quando milhares de peixes escaparam para estuário que nunca tinha sediado a espécie antes. Além disso, moluscos cultivados podem se tornar dominar concorrentes predadores e espalhar parasitas.

Poluição Genética: Doenças e Transferência de Parasita

Uma das principais preocupações com a aquicultura está no potencial para a transferência da doença e parasita. Ações de criação são muitas vezes criadas para aumentar a resistência a doenças e parasitas, bem como melhorar as taxas de crescimento e qualidade de produtos.

Como consequência a diversidade genética dentro dos estoques criados diminui a cada geração, o que significa quê pode reduzir a diversidade genética dentro de populações selvagens se escaparem da zona de cultivo. Tal poluição genética da aquicultura escapa das ações de precauções e pode reduzir a capacidade da população selvagem em se ajustar às mudanças do ambiente natural.

Espécies de maricultura podem abrigar doenças e parasitas (por exemplo, piolhos), que podem ser introduzidas para as populações selvagens ao escapar. Um exemplo disso é a piolhos do mar parasitas sobre criação e selvagem de salmão do Atlântico, no Canadá.

Com exceção dos habitats bentônicos abaixo fazendas marinhas, a maioria maricultura causa destruição mínima. No entanto, a queda de manguezais florestas é preocupação no mundo do cultivo de camarão. Globalmente a atividade contribui para a destruição de manguezais florestais.

Vale frisar que se as algas forem tóxicas os peixes são mortos e mariscos contaminados.

Desenvolvimento da maricultura é mantido por pesquisa básica e aplicado para desenvolver áreas importantes, tais como nutrição, genética, gestão do sistema, manipulação do produto e socioeconômica.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *